quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Insuficiência Renal – cães e gatos

A Insuficiência Renal (IR) é uma doença muito grave que acomete, com muita freqüência, os cães e gatos com idade mais avançada, na maioria dos casos. Junto com o Câncer, estatisticamente está como uma das maiores causas de morte entre esses animais e o próprio ser humano, mas não quero que fiquem assustados, vou escrever um pouco sobre o assunto, e assim vocês poderão entender melhor.

IR é a perda da função da maior parte das células que compõe um rim, e que são chamadas de néfrons. Ela pode ser primária, quando essas células vão se degenerando com o passar do tempo, ou secundária a algum agente agressor como bactérias específicas, imuno-complexos (ligação antígeno-anticorpo) formados em determinadas infecções no organismo etc.; doenças congênitas podem ocorrer raramente, onde o animal já nasce com perda parcial ou total da função renal. E, além disso, ela pode ser aguda (de forma repentina) ou crônica, que vai se manifestando aos poucos, e é o que acontece com os animais idosos – todas as células do corpo vão degenerando com o tempo, e muitas vezes o órgão perde a sua função.

As doenças mais comuns que causam IR aguda são a Piometra (infecção uterina), Leptospirose (transmitida pela urina dos ratos) e Cálculos Renais, dentre outras. Algumas medicações em longo prazo podem também lesar os rins.

Os sintomas mais comuns são sinais de intoxicação como vômito, diarréia, mau hálito e andar cambaleante, pois os rins eliminam do nosso organismo todas as substâncias tóxicas que devem ser excretadas. Na IR aguda, o animal pára de urinar, e já na IR crônica, o mesmo ingere muita água e urina bastante, consequentemente, pois o próprio organismo tenta compensar a função dos rins fazendo com que o animal beba grande quantidade de água.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue como Função Renal e Hemograma associados com Ultrassonografia abdominal ou Tomografia, que é bem incomum na Medicina Veterinária por causa do custo.

Com o tratamento instituído, não existe cura, mas sim controle. Normalmente se baseia na Fluidoterapia associada com algumas medicações necessárias em cada caso; a Hemodiálise, que é utilizada para controle de pacientes humanos crônicos, é pouco usada em animais também por causa do custo das seções, mas já existem no Brasil clínicas veterinárias especializadas nesse tratamento. O resultado positivo consiste em fazer com que os rins voltem a ‘trabalhar’ normalmente, para que possamos controlar sua função com alimentação específica.

Muitos animais conseguem manter a doença controlada por anos, mesmo apresentando algumas crises no decorrer – gatos convivem melhor que os cães com a IR. Mas infelizmente muitos organismos desses animais não conseguem reverter o quadro, levando os mesmos a óbito.

562 comentários:

1 – 200 de 562   Recentes›   Mais recentes»
Cláudia M. disse...

Olá doutor, tenho um poodle que está com cálculo nos rins, o veterinário disse não ter cura ou tratamento, isso é verdade? por favor me responda. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho um poodle com cálculo renal, qual o tratamento adequado?
email: claudia.email@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Cláudia, os cálculos renais podem causar dor e perda da função renal; muitas vezes, quando são pequenos, podem não manifestar nenhum sinal ou sintoma, o que é bom, fazendo com que o animal conviva bem com eles. É importante saber sobre a função renal do seu poodle. Quando necessário, o tratamento é cirúrgico, mas é um procedimento muito delicado, que pode causar danos ao rim.
Abraço, Daniel Lima

Unknown disse...

olá dr!Tenho um yorkshire de 14 anos e ha 3 diad ele está com diarreia e vomito.Descobrimos hj q é insuficiencia renal e desde ontem ele esta tomando soro com antibiotico.Gostaria de saber se este tratamento é o mais adequado e se ele tem alguma chance de sobreviver mais alguns anos.

Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Karina, o tratamento que normalmente realizamos é esse mesmo, apenas cabe ao médico que está acompanhando avaliar a necessidade de alguma outra medicação dependendo do quadro. Quanto à sobrevida, depende da resposta do animal - se ele responder bem ao tratamento e seus rins voltarem à atividade normal, poderá viver sim mais anos, desde que vocês sejam rigorosos na alimentação e que ele não entre em novas crises, pois cabe lembrar que ele será um insuficiente renal crônico.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde Doutor,

O meu cão tem leishmaniose e como estava com 1.9 de creatinina o vet recomendo fluidoterapia.
No segundo dia de tratamento criou um edema, febre e ficou bastante apático.
No 4º dia a creatinina baixou para 1.2 e teve alta.
Desde que chegou a casa que não comia, tinha diarreia e vomitava. No dia seguir voltou ao vet para fazer analises e piorou muito os valores (não se conseguiu medir a creatinina e a ureia aumentou de 120 para 350). Diagnosticaram vasculite sistémica.
Voltou a soro e derem-lhe uma dose baixa de cortisona e no dia seguinte as analises melhoram bastante.
Passado mais um dia só a soro voltaram a piorar.
Os vet não sabem o que se possa ser!!!
P.f. ajudem-me

Obg
pat

Daniel Lima disse...

Oi Patricia, infelizmente a insuficiência renal é a consequência mais comum de cães portadores de Leishmaniose, e é caracterizada por níveis altos de uréia e creatinina, que são tóxicos para o organismo e podem levar o animal a óbito, mas calma, pois tb pode haver controle e deixá-lo bem, desde que o organismo dele responda ao tratamento e os rins voltem a trabalhar normalmente. O tratamento correto é à base de Fluidoterapia e antibioticoterapia, ambos instituídos por um Veterinário; eu recomendo e faço em meus pacientes um tratamento de iniciais 5 dias, para depois verificar os exames novamente, mas td isso depende de como estiver o cão. Vômito e diarréia são sintomas do quadro tóxico.
Espero ter esclarecido, e não perca tempo. Ok?
Daniel Lima

Unknown disse...

Obrigado Doutor pela resposta,

Mas não é muito estranho os valores oscilarem tanto em tão pouco tempo a fazer soro?

Os valores de creatinina à uma semana era:
terça --- 1,9
quarta --- 1,7
sexta ---- 1,2
Sem soro sabado e domingo
domingo - ilegivel a medição (+3)
voltou a soro na segunda feira
terça ---- 1,6
hoje - ilegivel a medição (+3)

O que pode estar acontecer?
Com o soro não devia de baixar?

Será que não está a a fazer reacção ao soro? "Doença do Soro"??
Muito obrigado
Pat

Daniel Lima disse...

Não é estranho Patricia, e tb não existe nenhuma reação ao soro; se dosar as enzimas todos os dias ficamos sem parâmetro, por isso que faço o tratamento por alguns dias e só depois coleto sangue para os exames - dia a dia é importante observar o quadro clínico do animal (desidratação, vômitos, micção, apatia etc.).
Na teoria, com a fluidoterapia deveríamos obter melhora desses resultados, mas cada animal responde de uma forma, e alguns podem não responder, infelizmente, e só no decorrer do tratamento que podemos avaliar isso.
Abraços,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor,tenho uma York de 7 anos,há 2 anos exatamente atrás,ela teve uma gestação de 8 filhotes.Foi a unica cruza dela,nasceram 7 de parto normal,e o ultimo depois da veterinária tentar induzir o parto,foi feita uma cezária junto com a castração.Ela ficou mt debilitada,com incontinência urinária,e foi diagnosticado uma insuficiência renal.Fizemos soroterapia na época,mudamos sua alimentaçâo para raçâo renal,deixamos de dar proteina e sempre controlamos a uréia e creatinina.Na época a creatinina era 2,8.Sempre acompanhando através de exames,mas como temos tb uma filha dela,muitas vezes pecamos dando besteiras(proteinas, frango ...).Agora a taxa dela está em 3,8.Estamos apavorados com a possibilidade de perdê-la.Agora fizemos mais uma seçâo de soroterapia,e junto com a veterinária vamos ouvir a opiniâo de uma nefrologista.Sim ela toma diariamente 1/4 de lotencin e 1,5ml de milanta.Agora com a taxa alta ela voltou a tomar 1 vez na semana destilbenol e vamos espaçar até tirar pois ela teve uma leve incontinência .Gostaria da sua opiniâo?Será que na hora da cezária teve alguma complicaçâo?Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Vera, a cirurgia cesariana não influencia na insuficiência renal - se não foi achado outra causa como uma infecção no rim ou cálculos no rim, por ex., a causa é a própria degeneração do órgão, e o tratamento que vc está fazendo está correto, porém deve ser feito diariamente por um período maior, mas infelizmente dependemos da resposta do animal. Por enquanto, não sou muito a favor da hemodiálise, pois ainda desconhecemos um pouco do assunto na veterinária e o animal fica dependente para o resto da sua vida quando o resultado é positivo.

Unknown disse...

Dr., bom dia! Tenho duas cocker spaniel inglês de 10 anos e as duas estão com insuficiência renal. O vet. delas faz fluidoterapia ou seria soroterapia? todos os dias e quando a uréia e creatinina baixam, passa a dia sim, dia não, mas tem dias que parece que pioram. Tomam Ketosteril, Eprex 2000, Cobavital, Combirom. Alimentação: legumes fervidos e ração renal. Será que elas irão melhorar e levar uma vida normal? Seria aconselhável a hemodiálise?

Unknown disse...

Olá doutor, tenho um beagle de 2 anos que tá com insuficiência renal aguda, isso ocorreu logo depois da doença do carrapato.Ela ficou intenada oito dias tomando soro e sendo medicada com KETOSTERIL. A creatinina dela logo quando chegou estava 6,50 só que depois de 72 horas repetiu e estava 3,10. Agora ela está em casa sendo medicada e indo para o veterinario dia sim e dia não para ficar no soro.Só que ela não tá se alimentando, não gostou da ração renal em grãos e nem a pastosa.Queria saber se você indcaria outro alimento para ela, pois ela está muito fraca. É normal vomitos, diarreia, mal halito? O que posso ajuda - lá para a melhora dela? Tem cura? É normal a melhora e a recaida dela em tão pouco tempo? Por favor me responda, estou desesperada com essa doença dela muito sofrimento...Muito obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Rejane, o tratamento está correto; se elas estabilizarem, conseguimos controlar a doença apenas com a essa alimentação correta + Ketosteril, porém é inevitável futuras crises. Ok? Eu não sou muito a favor da Hemodiálise, pois ainda é bem recente na Veterinária, e normalmente, o animal se torna dependente para o resto da vida, o que é bem complicado; mas na dúvida, como uma última opção, sempre é válido novas tentativas - acredito não ser o caso das suas cadelas.
Espero ter ajudado!
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Cristiane, a IR aguda causada por outra doença normalmente é mais fácil de reverter; esses sintomas que você disse são da IR, mas se ainda persistem é pq ela ainda está mal, portanto o correto seria interná-la e fazer medicação suporte + soro todos os dias até baixar mais os níveis e ela estiver melhor. Foi feito algum Ultrasson abdominal?
Qto à alimentação, você pode tentar uma alimentação caseira para paciente renal - eu recomendo arroz integral + peixe cozido (salmão ou filé de pescada branca) + Chuchu, todos sem tempero nenhum, inclusive sal. OK?
Recaídas infelizmente acontecem.
Qualquer dúvida, me fala.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá doutor,escrevi no dia 27 de julho sobre a minha york de 7 anos.Então,a veterinaria dela ,que diga-se de passagem gosto mt e tenho mt confiança,acompanhou-me para uma consulta de um especialista em nefrologia em uma clinica especializada em renal.Como a cachorrinha estava mt bem porém, com uréia(254) e creatinina(3,8)mas clinicamente estava bem então, de comum acordo(eu,meu marido e a vet da nossa cachorrinha)achamos que seria o momento para fazer a hemodiálise para baixarmos bem as taxas e continuarmos controlando através da alimentação específica e das medicações.No dia 10 e 11 de agosto fizemos as 2 sessões de hemodiálise, saimos da clinica com todas as recomendações,fluidoterapia todos os dias até a revisão de uma semana .Na ultima sessão do dia11/09 as taxas eram;uréia(93),creatinina(2,4)nem preciso dizer o quanto comemoramos!!!!!!!!!Porém para nossa surpresa na revisão de uma semana após(revisão esta que me foi cobrada)suas taxas subiramem:uréia(175)creatinina(3,5).A indicação era para continuar a fluidoterapia e retornar dia 01/09.Detalhe depois das sessões a vet responsável sai do circuito e quem nos atendeu foi a vet de plantão.Não levei mais na clinica e para nossa surpresa agora dia 31/08 a vet dela colheu o sangue e estavamos preocupados pq nesse periodo ela perdeu 3 quilos só que,ela está mt mais disposta e parecia estar jovem.Pois bem hj a vet me chamou para dar os resultados e para nossa indignação(da nossa vet inclusive)pq ela já cuida da cachorrinha à 5 anos e sabe o quanto somos cuidadosos,suas taxas subiram absurdamente:uréia(275)creatinina(4,5).Nossa vet entrou em contato com a vet da clinica de renal querendo uma explicação para o ocorrido e lógicamente a culpa é do dono que não cumpriu com as restrições.A vet da nossa cachorra nos conhece bem ,está perplexa com o ocorrido!!!Vamos fazer soroterapia durante 1 semana para tentarmos abaixar isso.Enfim doutor foi mais um desabafo pq hj li 2 postagens referentes a hemodiálise e me sinto na obrigação de alertá-las.Me coloco à disposição desses donos para trocarmos idéias.Desculpe mais uma vez.Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Vera, agradeço a sua atenção - qualquer comentário que vem para ajudar é sempre bem-vindo!

Unknown disse...

oi doutor ,meu gato esta com muita dor e ele fica com a barriga toda dura como se estivesse querendo fazer coco e com o pipi saindo sangue ou para fora e fica lambendo e fica miando muito e não quer comer so fica escondido debaixo da cama e ele tem uma bola na barriga do tamanho de uma bola de sinunca .o que pode ser ?me ajuda por favor.......denise

Daniel Lima disse...

Oi Denise, o correto é procurar um Veterinário com urgência - provavelmente seja uma obstrução de uretra, o que é bem grave e comum nos gatos.
Daniel Lima

JH disse...

Boa tarde! tenho um rottweiler com quase 10 anos, era um cão enorme, chegou a pesar 84 kgs. No espaço de um mês o seu peso foi reduzido a metade (40 kg) e viemos a descobrir que tem uma grave insuficiencia renal, Creatinina a 16. Fez soro durante 3 dias, mas os valores não baixaram. O médico veterinário informou hoje que irá fazer mais 2 dias de soro, mas será muito difícil..será que existe alguma alternativa?ou terá de se recorrer à eutanásia?
obrigado

Aline Rodrigues disse...

Olá doutor, em janeiro desse ano (2009) castrei minha cachorra SRD de 4 anos e meio, porém com o decorrer do tempo, ela começou a ficar quieta, sendo que ela sempre foi uma cachorra sadia, esperta e muito alegre. Com o decorrer do tempo, percebi que ela já não estava mais comendo muito,como era de costume e começou a emagrecer, então levei-a para uma consulta onde foram feitos exames de sangue,de fezes e urina. O de fezes não constou nada mas o de sangue constou uma anemia moderada e o de urina constou inflamação.Então resolvemos fazer um ultrassom do abdomem e foi constatado que havia resquícios de ovários dos dois lados e sua bexiga estava 10 vezes maior do que o normal.Então a vet prescreveu complexo B e antibiótico para a inflamação na bexiga. Após esse tratamento repetimos os exames e ainda estava com anemia moderada, não havia baixado mas a bexiga estava normal. Fizemos outro exame de urina e a creatinina estava em 300.
Daí que descobrimos que a anemia era por insuficiencia renal.Entramos com tratamento de soro subcutâneo por 1 mês, mas não obtivemos melhora e, infelizmente ela veio a falecer com apenas 4 anoe e meio. Gostaria de saber se o problema de insuficiencia renal foi devido ao erro de castração que resultou em inflamação da bexiga ou até mesmo por erro em dosagem do anestésico, pois ela nunca teve problemas de saúde antes da castração, ela era super saúdável e ativa. Agora só ficamos com a saudade. Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi JH, isso depende muito do estado geral do seu cão - a creatinina realmente está muito alta e dificilmente irá reverter; se ele estiver apático, com vômito, falta de apetite e sinais de intoxicação, eu relamente recomendo a eutanásia, pois o livraremos de um grande sofrimento.
Me dê um retorno,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa noite Aline,
Eu sinto muito pela sua cadela, e digo que você pode se tranquilizar, pois a insuficiência renal não foi decorrente da castração, e sim, provavelmente, de uma degeneração primária dos rins - isso é menos comum, mas já atendi vários cães jovens com degeneração precoce dos rins, e quase sempre eles vem a óbito.
Espero ter esclarecido,
Daniel Lima

OUTSTRIP LINGERIE disse...

Olá doutor, mas alguns meses antes da castração foram realizados exames de rotina, inclusive de uréia e creatinina e tbm de sangue, onde estavam todos normais. Foi após a castração que ela começou a emagrecer, às vezes vomitava e por esse motivo que levamos ela para realizar novos exames, então, foi quando constou a anemia,a ceatinina e uréia altas. Por isso que achei que foi o erro na castração ou até mesmo a anestesia em dosagem errada que levaram minha cadelinha a óbito. Gostaria que o Sr. pudesse me esclarecer a respeito desse episódio. Obrigada pela sua atenção.

Aline Rodrigues disse...

Oi Dr. mas achei muito estranho, pois havia realizado exames de rotina alguns meses atrás, inclusive o de uréia e creatinina, e os resultados estavam todos normais. Foi após a castração, ou melhor, o erro na castração que ela apresentou vômitos e começou a emagrecer, foi então que resolvi levá-la para fazer novos exames e descobri que ela estava com anemia e a uréia e creatinina estavam altas. Será que foi a dosagem no anestésico que levou ela a ter insuficiência renal? Ou até mesmo os resquicios de ovários que foram deixados dentro dela?
Por favor me dê um parecer...
Obrigada

JH disse...

Olá Doutor! O cão não apresentou sinais de melhoras em 5 dias, continuava a não comer, vomitava, com muitas náuseas. Segundo os seus colegas do Hosp Vet do Porto (Portugal) não havia hipótese de melhoria e acabamos por ter de praticar a eutanásia ontem depois de um longo passeio de despedida, julgo ter sido o mais certo, pois foi um animal que viveu sempre em liberdade durante 10 anos e que nem por um dia esteve longe de casa, de nós, sua família. Sem melhorias e "preso" num sítio minusculo como nunca tinha estado optamos por dar dignidade àquele que foi o meu melhor amigo na última década. Assim fosse possível com o ser humano...muito obrigado e um feliz desempenho na realização dessa nobre profissão. João Henrique

Daniel Lima disse...

Boa tarde João Henrique, tenho certeza de que o senhor tomou a decisão certa, pois realmente um cão que sempre viveu com toda essa qualidade de vida não merecia tal sofrimento. Foi uma forma digna de agradecimento; e agora fica a lembrança boa de todos os bons momentos que vocês passaram juntos.
Meus sentimentos.
Um abraço,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Aline,
Resquícios ovarianos não levam a uma IR, e erros em doses anestésicas causariam óbito durante a cirurgia ou logo depois.
Sintomas que podem ocorrer pós-castração em fêmeas são incontinência urinária e/ou cistite; erros grandes poderiam levar o animal a não urinar nenhuma vez após a cirurgia, e isso sim aumentar os níveis de uréia e creatinina, mas é muito difícil de ocorrer.
IR aguda após a cirurgia de castração somente pode ocorrer quando o animal foi castrado por causa de uma infecção uterina (Piometra), e isso é decorrente da doença e não de erro médico.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
Abraços,
Daniel Lima

Aline disse...

Obrigada pelo seu esclarecimento Dr.

Ana disse...

Ei Dr. Daniel!! Tenho um cocker spaniel de 12 anos e meio e ele está com doença renal já há alguns anos. Nas últimas duas semanas ele perdeu mto peso, está com mta dificuldade para andar (andar cambaleante), prostração, fraqueza muscular (treme mto), pressão alta, e falta de apetite (não quer comer nada). Ele apresenta tb cegueira devido a uma catarata no olho esquerdo...efim, um quadro de mta debilidade. O nível de uréia no sangue é 85 e nao possui anemia. A urina apresenta cilindros granuloso (+). Foi diagnosticado como IRC. Ele está sendo tratado há alguns dias com Lotensin 5mg, ranitidina, suplemento vitamínico e soro (dado em casa). Porém, não tenho observado melhora. Estou em duvida sobre esta medicação. Ela é a adequada neste caso? Desde já agradeço a atenção!!

Daniel Lima disse...

Oi Ana, o diagnóstico e o tratamento me parecem bem corretos. Eu recomendo dosar também a creatinina e fazer um Ultrassom abdominal; e se necessário, deixá-lo internado para Soroterapia intra-venosa.
O que vc está oferecendo para ele comer?

Ana disse...

Ei Dr!!Obrigado pela atenção!! O nível de Creatinina dele é 1,8 mg/dL. Quanto á alimentação tenho dado carne de frango, ovo, arroz, batata, inhame, beterraba, cenoura, vagem (tudo cozido e sem sal),angu (que ele adora)e pão. A única fruta que tenho dado é maça (já que ele nao gosta de banana e mamão). Dei leite outro dia (tem problema?). Hoje de manhã ele vomitou, mas durante o dia não ocorreu mais. Estou mto preocupada com ele. Não tenho observado melhora progressiva, o quadro parece estacionado. Nas outras crises ele melhorava mto rapido. A alimentação está correta? Tem mais alguma coisa que eu poderia dar?

Daniel Lima disse...

Oi Ana, infelizmente não tem mais nada de muito diferente a fazer; a creatinaina está boa, é estranho ele estar tão ruim assim, enfim, medicina é assim mesmo, portanto vamos em frente, ofereça pescada branca cozida e arroz integral, ambos sem tempero, pois é muito bom para os rins e normalmente eles gostam bastante; de resto, continue com o tratamento. Ok?
Abraço,
Daniel Lima

Ana disse...

Ok, doutor, mto obrigado! Hj o colocamos na soroterapia IV. Vamos ver se agora ele melhora de uma vez.
Boa semana!

Daniel Lima disse...

Que bom Ana, boa sorte!
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa noite doutor.
Dia 06 de outubro minha cachorra (uma boxer) foi diagnosticada com IR.A taxa de Ureia era 176,3 e de creatinina 3,98.Até então não sabemos se mudou os valores.
Ela está no soro, estou fazendo sopinha pra ela sem tempero algum e dando ração Urinary, mais de ontem pra hj ela vomitou a madrugada toda e perdeu mais peso.
Gostaria de saber se com essas taxas ela tem alguma chance de sobreviver.

Daniel Lima disse...

Oi Vanessa, desculpa a demora pois estava em um lugar sem internet, mas vamos lá, realmente estão bem altas as enzimas renais, mas sendo IRA as chances aumentam um pouco, pois também podem baixar rápido como subiram, portanto somente os dias de tratamento poderão nos dizer isso; os vômitos param quando os rins estiverem funcionando melhor. Como ela está agora?
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá!
Meu cachorro Fumaça da raça Rusck Siberiano fez tratamento com KETOSTERIL para diminuir a uréia que estava a 300,más infelizmente ele não resistiu. Sinti muito,pois ele sofria com as crises renais.
Meu animal utilizou apenas 16 comprimidos e agora estou querendo vender o restante do medicamento para pagar a dívida. Comprei o remédio na farmácia Vida pelo valor de R$360,00 e estou vendendo pelo valor de R$250,00 ou à combinar.
Meu telefone é 26971828 ou 98346730 ou e-mail; anacrystyn@hotmail.com
Desde já agradeço e aguardo contato.

Unknown disse...

olá doutor...tenho uma shitzu de 3 anos e...infelizmente ela está com insuficiência renal.Entre todos os sintomas, ela não apresenta vômitos.A uréia dela está 115 e a creatinina 2.5. O VET descobriu na ultrassom que o rim está bem comprometido..posso ter esperanças?

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, ela tem muitas chances sim, principalmente por não estar vomitando, mas tem que seguir o tratamento correto; é um dia após o outro. A doença dificilmente é curada, porém faz-se o controle apenas com alimentação se ela sair de crise.
Daniel Lima

Unknown disse...

boa noite doutor...muito obrigada pela sua resposta...realmente ela está reagindo bem ao tratamento.Além da ração específica, o que posso ofecer a ela de frutas e legumes?

Bianca disse...

olá dr. Daniel, tenho uma fox terrier brasileira 9fox paulistinha) de 11 anos os seus exames de sangue deram discreta anisocitose - ureia 112,00 mg/dl e creatinina 2,14 mg/dl - ela tem os seguintes sintomas:
- vomitos com sangue e as vezes somente uma espuma branca e uma gosma amarela.
- diarreia com sangue
- mau halito.
ela não vomita ou tem diarreia sempre, a última vez foi na segunda passada dia 26/11/2009. Tenho um outro problema, pois a Flor, este é o nome dela, não gosta de ração, então eu preparo arroz com cenoura e carne, não sei se é o correto ou se é isso que esta ajudando a crise.
abraços e aguardo uma ajuda

Bianca

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, pode oferecer arroz integral, salmão cozido, filé de pescada cozido e chuchu, mas td sem sal - evitar frutas!
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Bianca, qto à alimentação, vc deve substituir essa dieta por arroz integral + filé de pescada branca + chuchu (td cozido e sem nenhum tempero, inclusive sal). E claro que deve continuar o tratamento médico até ela sair de crise.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Unknown disse...

Oi Dr. Daniel, tenho uma york com cinco anos que está com creatinina e uréia altas começamos esta semana a fazer soroterapia com 200 ml por dia.
Além deste quadro ela apresenta um nódulo grande abaixo da mandíbula que apareceu há pouco mais de um mês e cresceu bastante.
A cadela bebe muita água, urina bastante e está há pelo menos 5 dias sem apetite nenhuma.
O quadro renatal pode ter a ver com o nódulo no pescoço?

Daniel Lima disse...

Oi Viviane, dificilmente, e não me parece ter relação alguma. Seria interessante fazer uma citologia desse nódulo e continuar com o tratamento para a insuficiência renal.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Eliana disse...

Dr. Daniel, muito bons seus conselhos! Li sobre o Ketosteril e gostaria de saber mais sobre a eficácia no tratamento da IRC. Gostaria também de informar aos proprietários desses adoráveis bichinhos, que tenho uma Shih-tzu com IRC congênita, descoberta aos 6 meses de idade e, graças a muito amor e DISCIPLINA ALIMENTAR está hoje com 6 anos, mesmo tendo apenas 1 dos rins e de tamanho bem reduzido. Ou seja, vale a pena amar e acreditar...

Tatiane disse...

Olá Doutor, gostaria de sua opinião. Tenho um Boxer(Vitório)de 9 anos ele pesa +-30k. A 2 semanas fiz exame de sangue nele e acusou:Linfócitos 954-, Eosinófilos 3.021+, ALT(U/L) 52,00+, Uréia(mg/dl)68,00. O veterinário receitou: Silimarina 200mg 3x ao dia, por 15 dias; Royal Canin Renal misturada com arroz e legumes cozidos só em água(por que se ele comer só ração ele fica com as fezes mole), Drontal 35Kg e Infervac 2ml(vacina)-(1ªdose”hoje”; 2ªdose em 48horas; 3ªdose daí 7dias). Por favor, diga sua opinião, pois tenho medo do tratamento ser inadequado e acabar piorando o quadro. O Vitório está “aos meus olhos” bem, só já está enjoando da comida, teria outra alternativa, pois ele gosta tanto de frango? Realmente está INICIANDO uma insuficiência renal e hepática? Desde já, agradeço a atenção.

Daniel Lima disse...

Oi Eliana, fico contente pela sua cadelinha!
Quanto ao Ketosteril, ainda não temos grandes trabalhos no seu uso em medicina veterinária. Na minha rotina clínica vejo bons resultados no controle dos níveis de uréia para manter o animal bem, longe dos sintomas de IRC. Mas digo uma coisa, se a sua cadelinha está bem controlada, prefiro 'não mexer em time que está ganhando'. Ok? Alguns animais iniciam quadro de vômito após o início do Ketosteril.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Tatiane, eu não examinei o seu cão, mas me parece estar tudo bem com ele; os exames estão bem e não tem sinais de início de IR ou IH. Animais idosos mantém as enzimas um pouco aumentadas. Porém é difícil e não ético eu comentar de medicações prescritas por colegas. A medicação para o fígado é saudável e só tem a ajudar; sobre o vermífugo oral a mesma coisa; eu evitaria os injetáveis. Qto à alimentação, recomendo arroz integral+peito de frango desfiado+legumes (td cozido e sem tempero, inclusive sal), mas seria importante ele comer ração senior pelo menos 1x/dia.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Unknown disse...

Bom dia dr,escrvi para o sr em julho de 2009,meu nome é Vera,tenho a york de 7 anos que fez hemodiálise pois tem IRC.Foi um grande fracasso esse procedimento,hj estou tratando com o Ketosteril e,apesar das taxas estarem bem alta venho conseguindo que ela fique bem,sem vômitos,se alimentando bem,faço soro subcutâneo em casa qd necessário.Se for possível gostaria de deixar meu contato para trocar ideias e conforto com quem sofre do mesmo problema que a minha Mell,é assim que ela se chama.Grata,Vera.
email:veracleite@uol.com.br

Daniel Lima disse...

Oi Vera, agradeço a sua atenção e depoimento; fico contente por ela estar bem.
Está postado o seu contato; tenho certeza que vai ser muito útil a todos!
Abs,
Daniel Lima

Tatiane disse...

Dr. Daniel, muito obrigada pela resposta, pois eu fiquei mais aliviada. Em relação a comida, vou seguir seu conselho. Qual a melhor ração senior, em sua opinião?

Unknown disse...

Tenho um gatinho de 3 anos q ha duas semanas mudou seu comportamento.Ficou mais insonado, parado e sem animo, porem continuava comendo. Levei ao vet e foram feitos exames, deu uma gde alteração na função hepatica 248 de TGP e na renal (1,6 de ureia e 40 de creatinina), o vet disse q era uma intoxicação e ficou internado por 3 dias para esse tratamento. Voltou para casa mto melhor. Mas desde quinta seu comp piorou, parou de fazer xixi e de comer. Levei novamente ao vet e ele disse q poderia ser calculo renal e talvez tivesse q se submeter a sondagem, e ficou internado. Hj no vet, ele me disse q os valores da ureia e da creatinina aumentaram para 2 e 68. Dando inicio a um processo de IR. A funcao hepatica ainda continua alta, porem fez xixi sozinho. Esta tomando soro veneso e antibiotico, o que o senhor poderia me falar sobre esse historico?

Daniel Lima disse...

Oi Tatiane, eu recomendo a Hill's senior ou a Proplan senior.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Maira, acho que vc confundiu os valores da uréia e da creatinina, mas não tem problema; os valores não me parecem muito alterados, porém podem ser o suficiente para causar sintomas de IR. O tratamento está correto e as chances de reverter essa crise são grandes.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Unknown disse...

Obrgada pela ajuda. Hj liguei para o vet e ele disse q ja ta comendo um pouco e urinando normalmente.

Essa IR, pode ser devida ao aumento da A.L.T? E esse aumento é devido a uma intoxicação? Qto tempo demora para atingir o nivel normal? Ele ja esta sendo medicado ha uma semana e o valor d 253 caiu so para 250!!!!!!

Unknown disse...

Ahhhh no ultra deu q seus rins estão um tanto dilatados, isso é normal, dentro do quadro apresentado?

Tatiane disse...

Obrigada doutor, vou procurar estas que me indicou. Abraços.

Daniel Lima disse...

Oi Maira, o aumento da ALT (TGP) não leva a um quadro de insuficiência renal (IR), sim a um quadro de crise hepática, com vômitos e falta de apetite, por ex. Pode sim ser causada por alguma intoxicação. Os rins alterados podem explicar uma IR. Mas como está a uréia e creatinina?

Alexandre disse...

Ola doutor, minha noiva tem um gato Siames e a mais ou menos a duas semanas descobrimos que ele era insuficiente renal cronico. No primeiro exame feito a cratinina estava em 10,9 e assim ele foi internado por tres dias, no termino do terceiro dia o exame foi refeito e a creatinina havia baixado para 8. O veterinario mandou que ele retornar para casa mas continuar o tratamento todos os dias com o soro. Levamos ele mais um dia mas no segundo dia ele nao apareceu em casa(suponho eu que para nao ir ao veterinario) e assim nao conseguimos lhe dar soro neste dia, passado este na manha do poximo dia o levamos e refizemos o exame e a creatinina tinha subido para 9. Gostaria de saber doutor primeiramente se o tratamento a que ele esta sendo submetido esta correto e se ha algo mais a fazer e também se ele tem chances de sobreviver bem por mais tempo(sem sofrimento)?
Obrigado pela atenção doutor.

Daniel Lima disse...

Boa noite Alexandre, o tratamento está correto, porém deve continuar por pelo menos 15 dias para darmos essa chance a ele; se ele reagir bem e estiver se alimentando sem vomitar, as chances são grandes, mas eventualmente no decorrer da vida ele pode entrar em outras crises. Peça orientação ao Veterinário quanto a alimentação.
Abs,
Daniel Lima

Ana disse...

Olá doutor, tenho um cachorrinho maltês de 11 meses. Há 6 dias percebemos que ele estava com dor e muito apático, levamos no veterinário, e este diagnosticou insuficiência renal, pois sua uréia estava 147 e a creatinina estava 4,7. No dia seguinte ele repetiu o exame a uréia aumentou um pouquinho, mas ele disse que é normal e a creatinina abaixou para 3,7. Ele está internado tomando soro, segundo o médico ele se alimenta bem, mas ontem vomitou um líquido marron. Amanhã ela vai repetir os examos. Falei para ele sobre o remédio Ketosteril, mas ele disse que não é para o caso dele.
A minha pergunta é o meu cahorrinho querido tem cura? O procedimento do veterinário está correto? O fato de ter acontecido o vomito depois de 5 dias de tratamento é sinal que ele está piorando?

Daniel Lima disse...

Oi Ana, o procedimento do médico me parece estar bem correto. Ele ter vomitado não é um bom sinal após todos esses dias, mas independente disso, o tratamento tem que continuar até ele ficar bom. Não é comum cães novos entrarem em um quadro de IR, normalmente há alguma causa - recomendo investigar mais um pouco, como por ex, com um ultrassom abdominal e um hemograma. As chances infelizmente dependem da resposta do cãozinho.
Abs,
Daniel Lima

Ana disse...

Olá doutor, obrigada por responder, mas acho que o meu cachorrinho está piorando, hoje liguei para o veterinário e ele disse que foi preciso entrar com antibiótico pois ele teve febre.
Doutor quais são as chanches do meu cachorro sobreviver?
Abraços

Daniel Lima disse...

Oi Ana, infelizmente não tenho como te dizer isso, ainda mais de longe, somente um dia após o outro vai nos mostrar a resposta dele ao tratamento. Não desista e aguarde.
Daniel Lima

Tatiane disse...

Olá doutor, no dia 07/11 pedi sua orientação para meu Boxer Vitório, mas esqueci de comentar sobre o que me levou a fazer o exame dele. No mês de agosto teve diarréia e o final parecia ter um pouco de sangue, de madrugada acordei com ele tossindo(parecia estar engasgado), o vet. receitou Duotril 150mg por 7 dias, e logo no 1° dia ele melhorou. No dia 26/10, novamente acordei com ele parecendo estar engasgado, tossia e escarrava uma gosma branca, a vet. deu um antibiótico subcutâneo e neste mesmo dia fiz o exame de sangue dele. O resultado foi o que já relatei no dia 07/11. Mas, nesta madrugada, novamente acordei com ele parecendo está engasgado e tossindo, mas desta vez não saiu aquela gosma. O que pode ser isso?
Ele está vermifugado e ainda toma a Silimarina desta vez de 625mg. Por favor, me ajude... Pode ser alguma doença grave?

Daniel Lima disse...

Oi Tatiane, fica difícil sem examiná-lo, porém recomendo conversar com o Veterinário dele sobre realizar outro exames, como raio-x de tórax e ecocardiograma, para descartar doenças mais delicadas.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Tatiane, infelizmente as doenças vão aparecendo nos animais mais velhos; um Boxer de 9 anos já é idoso, portanto temos que investigar bastante com exames específicos para receitarmos os medicamentos corretos para deixá-lo bem e dar qualidade de vida.
Ok?
Abraços,
Daniel Lima

Tatiane disse...

Obrigada doutor, vou seguir sua orientação, mas essa "gosma" pode ser um sintoma de alguma doença? Pois, ainda agora ele teve isso de novo. Será que pode ser emocional? Já observei que das vezes que ele ficou assim, foram dias que eu e meu marido nos ausentamos e ele passou o dia inteiro sem nós. Minha família que mora na casa abaixo da minha, diz que ele fica muito triste e não come. Coincidência ou não? Ontem foi um dia de ausência, e hoje ele está assim...

Unknown disse...

Olá Doutor.
Temos uma dashung de 5 anos, a 1 mês ela perdeu os movimentos do trem traseiro.Levamos em 2 veterinários.
Fizemos uma mieolografia e infelizmente não há como fazer cirurgia. Agora ela começou a urinar com coagulos de sangue, quando é esgotado.
Levamos ao veterinário feito exames e ela esta com calculos renais.
A veterinária aconselhou troca de ração disse que é o tratamento mais adequado.
Estamos em dúvida sobre a eutanásia neste caso.
Acreditamos que o nossa cadelinha já esta sofrendo o que o Sr, diria neste caso?

Profª Maisa disse...

Olá doutor!
Preciso urgente de uma opinião...Tenho um gato de 2 anos que está com cálulos renais desde julho deste ano. Venho tratando...o veterinário passa sonda nela a cada vez que o levo até o consultório. Ao total ele já passou sonda 9 vezes e nada de melhorar....Ele me disse que não aconselha a cirurgia na bexiga por ser bastante delicada. Qual a sua opinião? O que devo fazer...Não aguento mais ver o bichinho sofrer....já investi o que pude...agora estou desesperada.
Ah...estou dando para ele ração especial para cálculos....

Daniel Lima disse...

Oi Tatiane, pode estar relacionado com doenças respiratórias e os sinais ficam mais evidentes quando ele fica mais ansioso.

Daniel Lima disse...

Oi Stephanie, concordo que ela está perdendo a qualidade de vida, é muito difícil esse quadro, portanto temos que pensar com a razão e respeitar ela em primeiro lugar. Tenho alguns clientes que tem cães da raça da sua cadela com paraplegia também e que colocaram 'carrinhos' específicos para cães, não sei se vc já viu, mas o trabalho é muito grande e a higiene muito difícil, sem contar com doenças secundárias que vão aparecendo.
Quem não tem uma pessoa para dar atenção o dia inteiro para ela e fazer seus cuidados e higiene, o que fica bem complicado, eu recomendo a eutanásia para acabar com o sofrimento; é uma situação delicada que só vcs podem decidir, espero ter ajudado e esclarecido.
Recomendo nesses cães acupuntura, talvez seja uma tentativa válida antes de decidir algo. Converse com o seu Veterinário, pois eu tenho bons resultado, mas não sei se é o caso dela.
Abraços,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Maisa, o gato é fêmea ou macho? Onde estão os cálculos, na bexiga, uretra ou rins?
Abs,
Daniel Lima

Profª Maisa disse...

Oi doutor e obrigada por responder minhas dúvidas!
Hoje tive que levá-lo ao veterinário mais uma vez e completaram-se 10 vezes que ele foi sedado e colocado sonda ( ele deverá ficar com a sonda até ele mesmo arrancar, disse o veterinário)Pois sempre obstrui o canal da uretra.Foi feita uma ecografia e mostrou que em sua bexiga aparecem cálculos , mas como uma areia, bem pequenos. Nos rins de acordo com o exame não aparece nada, mas me alertaram que é muito difícil visualizar cálculos nos rins. O que perceberam é que o fígado parece estar com algumas lesões, talvez devido a tantas anestesias.
A conclusão que me deram é que eu terei que passar sonda sempre que trancar, pois não é caso de cirurgia. Então lhe pergunto, a sonda não é um sofrimento para o bichinho e se trancar mais vezes....terei que passar mais sondas...
Até liguei para uma outra clínica, mas me disseram que a única solução para cálculos tipo areia, é a extração do pênis e colocação de um de silicone. particularmente achei horrível a opção.
Ele tinha uns 4 quilos e agora está bem magrinho, mas tem bastante apetite e vou tentar o chá de quebra-pedras, apesar do veterinário achar que é bobagem.
Ah ele só tem 2 anos e é um machinho, não castrado.
Abraços

Daniel Lima disse...

Maisa, isso é comum em gatos machos, é obstrução uretral por 'plugs', que são cálculos não tão sólidos que se desfazem mais facilmente; é um grande problema e, infelizmente, apenas tem chance de cura com essa cirurgia que vc citou, chamada penectomia, pois em gatos machos os cálculos ficam presos na uretra peniana. Por ele ser um animal jovem, pense bem na possibilidade desta cirurgia.
Espero ter ajudado,
Daniel Lima

Profª Maisa disse...

Olá e só mais uma dúvida...esta cirurgia que você citou (a penectomia) não é muito complicada e de difícil cicatrização? O meu veterinário já havia me dito que é difícil a recuperação, pois pode no processo de cicatrização fechar a saída da uretra e ai ter que abrí-la novamente...O que me diz? Qual sua opinião? E a sonda tantas vezes sendo passada não é pior? Lhe pergunto isso porque penso no que seria menos sofrimento para o meu gatinho...Confesso que até já pensei em eutanásia, devido ao sofrimento dele, mas o veterinário é contra.
Abraços,
Maisa

Tatiane disse...

Doutor, agradeço muito sua atenção.
Já fiz os exames que você me orientou, só estou esperando os resultados. Mais uma vez agradeço. Sucesso.

Daniel Lima disse...

Oi Maisa, isso realmente pode acontecer, mas a tentativa é válida. Passar a sonda toda hora é muito estressante p/ ele.
Daniel Lima

Profª Maisa disse...

Doutor obrigada pela atenção!
Abraços
Maisa

Lorenna disse...

Olá, doutor

Tenho um maltês de 4 anos e meio. Em junho, ele teve uma crise grave, vomitando e com diarréia e muita fraqueza. Levamos ao veterinário que detectou insuficiência renal. Na época, ele estava com os seguintes resultados: Creatinina: 6,25, Ureia : 283.
Na ocasião, o médico o colocou no soro com remédio por uns dois dias e prescreveu a ração especial (Royal Canin). Ele melhorou aparentemente, 15 dias depois os níveis estavam em: Creatinina: 3,09,Ureia: 114.
Desde então, os níveis vêm aumentando levemente – em novembro estavam em Creatinina:3,4, Ureia: 139.9. O médico disse que não há cura e que a única coisa que se pode fazer é mantê-lo na alimentação especial (Royal Canin) para sempre. Receitou também um tratamento alternativo com chá de cabelo-de-milho.
Gostaria de saber a sua opinião: não há realmente nenhum tratamento, nenhum remédio que possa controlar ou reverter talvez esse quadro? Qual a sobrevida do cachorrinho? Não há nada mais que possamos fazer?
Só para acrescentar, aparentemente ele está “normal”, praticamente não vomita, come normalmente a ração especial e ate gosta do chazinho.
Muito obrigada,
Lorenna

Unknown disse...

Dr. Daniel, olá! Já lhe escrevi uma vez falando das minhas cachorras que estão com insuficiência renal.Tenho feito todo o tratamento recomendado pelo veterinário mas uma delas teve uma recída e está mal.Não come sozinha, não bebe água e sente fraqueza nas perninhas de trás. A outra esteve assim mas conseguiu sair e já engordou 2 quilos. Será que essa que está mal também vai sair dessa crise? Por favor me responda.

Daniel Lima disse...

Lorenna, o procedimento está correto, a única coisa a mais que eu recomendo é conversar com o veterinário dela sobre a possibilidade de soroterapia subcutânea a cada 3 dias, por ex. Normalmente ajuda bastante a manter os bons níveis de uréia e creatinina.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Rejane, infelizmente não temos como saber, o importante é manter o tratamento recomendado pelo veterinário delas e aguardar. E claro que existem chances, temos que pensar sempre positivo. Ok?
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr. Daniel, olá.Ontem escrevi para vc. mas hoje perdi a Valentina . Ela faleceu pois não conseguiu superar a crise.Agora tenho a Victória que também está com a doença mas a dela está controlada.

paula disse...

oi Dr. Recebi hoje o diagnóstico de IR de minha cachorra. Ela tem 12 anos. O veterinário falou de uma medicação ketosteril, mas alertou do valor do tratamento, assim como falou da Ração da Royal Canin. Há versões mais acessiveis em termos de preço, tanto para amedicação quanto para a ração? obrigada por qualquer orientação. paula.

Daniel Lima disse...

Oi Rejane, eu sinto muito por ela.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa noite Paula, infelizmente não existe nada semelhante e de custo inferior; recomendo conversar com o Veterinário a respeito de dietas caseiras para animais com IR. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Prezado Dr,
Dia 02/12 agora,perdi a Mell,depois de tanto sofrimento e luta com a IRC.Sou a Vera que através do seu blog,converso com algumas pessoas que possuem cão com o mesmo problema.Foi mt triste,é um final com mt sofrimento.A minha Mell,ficou lúcida até o último instante.Tivemos que tomar a pior decisão de nossas vidas,mas afinal,uma criaturinha como ela que durante seus 7 anos de vida ,só nos trouxe alegrias,não seria justo que esse sofrimento perdurasse.Então marcamos com a vet,de levarmos a clinica para acabar com o sofrimento dela.Mas,até no fim com todo o sofrimento que ela estava passando(pois nada mais é que uma morte por envenanamento!!!!!!),ao entrar na clinica,antes da vet chegar em meu colo ela deu seu último espasmo e morreu.Tenho a certeza que foi o melhor presente que ela poderia ter nos dado,pois apezar de saber que era irreversível,que nós havíamos feito de um tudo para uma melhor qualidade de vida dela,essa dúvida jamais me deixaria!!!!!! e ela me poupou!!!!!!!!Ela foi cremada sozinha,hj está brilhando lá em cima!!!!!!!!!.Deixou conosco a sua filhote de 2 anos a Channel,que está mt triste assim como todos aqui em casa.

Daniel Lima disse...

Oi Vera, nem sei o que dizer, sinto muito por ela e tenho certeza que foi melhor assim, como vc disse. Fiquem bem e guardem as lembranças boas!
Abs,
Daniel Lima

Ana disse...

dr. Por favor..
castrei minha gatinha,já faz 6 dias,nos primeiros dias ela ficou bem,mas depois(ontem)ela acordou diferente,com coração disparado o dia todo e nao quer comer mais.
Estou muito aflita pois a medica que operou nao pode atende-la!
o coração continua disparado!:(

obrigada!

Daniel Lima disse...

Oi Ana, pode ser dor, mas a Veterinária precisa vê-la.
Daniel Lima

Luciana disse...

Bom dia Dr, gostaria de ouvir sua opiniao tenho um gato srd 12 anos e 2 meses, com 1 ano e meio fez a retirada do penis por causa de varias obstruçoes ha 6 meses teve lerof, tirou 2 dentes + apos a cirurgia nao voltou a se alimentar direito ha 2 semanas atras reparei que os dentes de baixo estao entando no labio superior por este motivo deixou de comer, ele começou a ficar amarelado levei ao veterinario foi constatado que ele esta com lipidose estou forcando a comida com a seringa ele nao tem vomito e os resultados dos exames foram os seguintes.
Funcao hepatica felina(12hs)
A.L.T(TGP) 52,9
GGT 22,2
Funcao Renal (ate 12hs)
Ureia 53,3
Creatinina 0,98
Hemograma
Eritrograma - eritrocitos 4,04
Hematocrito 16
Hemoglobina 5,1
vcm 39,60
hcm 12,62
chcm 31,88
proteina plasmatica 6,2
Morfologia celular normal
plaquetas 210.000
Leucograma 10.000
Segmentados 93
Linfocitos 4
Monocitos 3
plasma icterico 3(+)
Estou dando A/D, fora isso posso reforcar a alimentacao?

Red T disse...

Olá Doutor.

Eu perdi uma Dálmata de 7 anos ontem.
Ela estava há uns dias um pouco apática, apresentando algumas tosses, e com um apetite um pouco menor que o normal.Porém seu estado geral era bom. No dia 13 de janeiro ela vomitou algumas vezes e decidimos que dia 14 a levaríamos ao Veterinário. No dia 14 pela manhã fomos levá-la ao veterinário e estranhamos que ela
estava andando com dificuldades.
A veterinária que nos atendeu, verificou que a cachorra estava com dores abdominais, por isto da dificuldade em caminhar, e solicitou exames de sangue: hemograma e creatinina.
Ela deu algumas injeções com analgésicos e vitaminas para ver se melhorava e voltamos pra casa.
Em casa o quadro foi piorando cada vez mais. A cachorra se deitou e não levantava mais, não tomava água e por vezes chorava de dor. Durante a tarde ligamos para a Vet, e ela indicou algumas gotas de dipirona e buscopan. Porém a o quadro não melhorou. Fomos a Vet às 18:00 para pegar os exames e falar com a veterinária. O hemograma não apresentou anemia, apenas uma leve trombocitopenia, mas a creatinina apresentou valor 5,6. A Vet explicou que a cachorra deveria ter uma IR Aguda e solicitou um ultrassom para verificar se havia pedras no rim e prescrever um tratamento adequado. Também nos deu uma injeção de dipirona para aplicarmos mais tarde na cachorra pra aliviar a dor.

Por volta das 19:00 a cachorra parece que ficou com as patas esticadas e duras, começou a babar, ficar com a língua roxa, chorar muito e respiração ofegante. Ligamos pra Vet que pediu pra levá-la para uma internação de urgência. Mas quando chegamos lá a cachorra já estava dando os suspiros finais. A Vet tentou reanimá-la mas sem sucesso.
A Dra. ficou surpresa com a morte da cachorra e disse não saber exatamente o que pode ter causado.
Foi tudo muito rápido e quase não acreditávamos no que estava acontecendo.

Gostaria de saber se os sintomas são compatíveis com uma crise renal. E também se pedras no rins poderiam causar isso tudo.
Obrigado.

zanetti disse...

Prezado doutor
Minha cachorrinha uma cocker spinel de 18 anos faleceu de insuficiencia renal aguda ontem 17.01, apesar de todos os esforços não foi possivel salva-la.
Estou escrevendo porque li todas as duvidas e seus comentarios e instruçoes, muito bacana sua atitude com certeza ajuda a salvar muitos animais

Parabens por dividir seu conhecimento e habilidade


Abraço
Zanetti
Curitiba.Pr

Daniel Lima disse...

Boa noite Zanetti, obrigado pelo seu comentário no blog!
Eu sinto muito pela sua Cocker, porém tenho certeza que foram anos muito bem vividos.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luciana, eu recomendo fazer um Ultrassom abdominal para reforçar esses exames, pois me parece um quadro um pouco complicado. Vejo um pouco de anemia com base nos valores de hematócrito e hemoglobina que vc me passou. Ele não pode ficar sem se alimentar, portanto ofereça o que ele quiser, como por ex., peixe fresco cozido sem sal (salmão, pescada branca, atum), fígado cozido sem sal, frango desfiado cozido sem sal; tudo isso com arroz papinha sem sal, chuchu e cenoura. Na dúvida, pergunte antes ao médico que o acompanha.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Red T, boa noite, pode ter sido uma crise renal sim, pois creatinina alta leva a sintomas de intoxicação como dificuldade de andar, incoordenação de locomoção, choros e uivos, apatia, ofegância e falta de apetite.
Infelizmente, em crises com esta, perdemos os animais na grande maioria das vezes.
Eu sinto muito por ela.
Abs,
Daniel Lima

Stéphanie disse...

Olá doutor, tenho uma schnauzer de 10 anos. Há quase 2 anos descobrimos que ela tinha microcálculos na bexiga. De lá pra cá ela já foi operada 3 vezes, pois tem muita tendência a formar cálculos,e tem cistite crônica(ela faz tratamento de pulso com 1/2 comprimido de Rilexine 300mg), mas graças à Deus sempre se recupera muito bem. Visitamos a veterinária frequentemente, inclusive é uma pessoa de minha total confiança, sempre acertou com meus cachorros e me passa muita segurança, se tornou uma amiga. Ela está sempre fazendo exames e na última vez que fez a ultrassom e os demais exames pré-operatórios(a última cirurgia foi dia 02/12) descobrimos que ela tinha um cálculo renal e estava com o plasma bastante lipêmico, que mesmo filtrando inúmeras vezes não tinhamos como ver o TGP e a creatinina. A veterinária disse que desse Legalon e aguardasse para repetirmos o exames depois. Ontem repetimos os exames e ela ainda tava com o plasma lipêmico, porém conseguimos, após uma 5 filtragens ver o TGP e a creatinina. O TGP está normal, mas a creatinina deu 2,0 após essas filtragens, pode ser que tenha alterado em função dessas filtragens, mas ela pode ter reduzido muito???
Essa taxa chega a ser IR??? Ela não tem nenhum quadro clínico
(está hidratada, corada, sem anemia, sem dor abdominal, sem diarréia e nem vômitos).
Gostaria de saber se temos como fazer algo para evitar que ela evolua esse quadro para uma IR???
Vale ressaltar que ela é extremamente bem tratada, come a urinary desde que foram descobertos os cálculos, nós a hidratamos bastante e, como ela não faz as necessidades em casa, descemos na média de 5 vezes ao dia para ela não prender urina.
Obrigada!!!

Daniel Lima disse...

Oi Stéphanie, esse valor discretamente aumentado de creatinina não sugere IR e pode estar ligado com os cálculos. O importante é manter as medicações recomendadas pela veterinária, a ração específica como única alimentação e hidratar ela bastante; recomendo para meus pacientes água de coco 2x por semana.
Abs e boa sorte,
Daniel Lima

T Silva disse...

Olá Doutor!

Eu sou de Portugal (Coimbra) e tenho uma cadelinha com 13 anos que sofre de insuficiência cardíaca.
Ela toma uma série de medicamentos (Vetmedin, Fortekor, Dinitrato de Isossorbido e Digoxina), incluindo doses elevadas de diuréticos (Hidroclorotiazida, Espironolactona e Furosemida) para controlar os edemas pulmonares.

Na semana passada, com a introdução da Hidroclorotiazida, ela deixou de beber água e originou uma insuficiência renal (apresentava anorexia, fraqueza muscular, vómitos, sonolência e o "mau hálito" e, de facto, os valores das análises bioquímicas assim o confirmaram).

Então, as médicas que a acompanham optaram por lhe administrar soro subcutâneo e antibiótico mas não lhe retiraram os diuréticos, visto ela ser propensa a edemas pulmonares. Ela tomou soro durante 4 dias (até à passada 5.ª-feira) e continua a tomar antibiótico.

Porém, hoje apresenta novamente refluxo gástrico (sem ser, necessariamente, vómito), letargia e falta de apetite. Vou contactar a médica mas gostaria de saber a sua opinião.

Se possível gostaria ainda que me aconselhasse uma dieta adequada para ela, já que ela não tem apetite e, quando o tem, apenas quer comer carne.

Muito obrigada pela atenção e faço votos para que continue um bom trabalho.

Cumprimentos,
T Silva.

Daniel Lima disse...

Boa tarde T Silva,
Infelizmente ela não pode ficar sem os diuréticos, pois poderá descompensar e piorar o quadro geral.
Quanto à soroterapia, provavelmente ela necessite de mais dias de tratamento para melhora dos exames e dos sintomas - cada animal responde de uma forma.
Dieta: ofereça arroz integral com filé de pescada branca e chuchu, tudo cozido e sem sal - normalmente eles gostam e faz bem para manutenção dos rins.
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

T Silva disse...

Muito obrigada pelos conselhos e pela atenção dispensada!

Cumprimentos.

Tânia disse...

Olá Doutor,
Tenho uma yorshire de 7 anos, que no inicio de 2009 teve uma grave erliquiose, se recuperando bem após internação e antibioticos. Agora resolvi fazer uns exames so pra ver se estava tudo bem com ela, por causa da idade e deu insuficiencia renal cronica. No entanto ela está completamente assintomatica, muito ativa e saudável. Será que ela ainda pode viver bem por alguns anos? Agora o mais importante é a alimentação mesmo? Existe uma associação da ins renal com a erliquiose passada?
Agardeço pela atenção..

Carolina disse...

Nesta semana descobri que a cadelinha que temos em casa está com IR. A veterinária nos passou uma ração especial e como ela está vomitando, nos passou um medicamento para o fígado e ranitidina para o estomago.
Ela comeu bem ontem a noite e hj pela manhã, mas acabou vomitando bastante. Acho que os medicamentos tb devem ter saido com o vomito. O que devo fazer? (nao sabemos exatamente a idade, pois a achamos na rua, mas deve ter mais de 12)

Daniel Lima disse...

Oi Tânia, tenho quase certeza de que essa IR não tem nada a ver com a Erlichiose. Realmente o segredo está na alimentação, portanto mantenha uma ração específica para pacientes renais e faça exames de rotina.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Bom Carol, o correto é fazer um tratamento com fluidoterapia e medicações suporte, tudo injetável e nada oral. Converse com a médica que acompanha o caso.
Daniel Lima

Sandra (patch & bordados) disse...

Olá Dr. Daniel!
Estava pesquisando acerca de alimentação para cães com doença renal e cheguei aqui.
Bem tenho dois poodles de 15 e 9 anos, que foram diagnosticados com IR. Atualmente, eles estão estaveis após o tratamento com soro e Ketosteril.
O meu problema é a alimentação, já que o veterinário proibiu a ingestão de proteínas. Os meus peludos não comem a Royal Canin Renal de forma alguma e tenho oferecido (com pouco sucesso) arroz e muitos legumes cozidos sem sal e óleo. Tenho feito combinações bem variadas, mas os peludos não comem ou apenas provam um pouquinho. Eu preciso de uma ajuda, pois tenho medo que eles morram por inanição! Por gentileza, me oriente quanto a um cardápio que agrade melhor a eles, pois não sei mais o que fazer. Obrigada!

Daniel Lima disse...

Boa noite Sandra, realmente ficar sem comer eles não podem. O ideal seria a alimentação com apenas a ração Renal, porém muitos cães não comem de forma alguma. Eu recomendo para os meus clientes uma dieta com arroz integral, filé de pescada branca cozida ou salmão cozido e cenoura+chuchu (tudo cozido e sem sal ou qualquer tempero) - eles normalmente adoram e a proteína desses peixes é saudável para os rins.
Espero ter ajudado. E fique à vontade em conversar com o Veterinário deles a respeito dessa dieta.
Qualquer dúvida, vamos nos falando!
Daniel Lima

Anônimo disse...

OLÁ DOUTOR, TENHO UMA BEAGLE DE NOVE MESES QUE RECENTEMETE TIVE QUE VIAJAR E UMA PESSOA FICOU CUIDANDO DELA POR UM MÊS. QUANDO A PEQUEI ELA ESTAVA BEM MAIS MAGRA E BEM CAIDINHA, NÃO FEZ FESTA NENHUMA CONOSCO. NÃO QUER MAIS COMER RAÇÃO(PEDIGREE), ESTÁ APÁTICA,COCO MEIO MOLE E DORMIA BASTANTE. MORAVA NO RJ, MAS ATUALMENTE MORO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS QUASE CHEGANDO NA BAHIA, E AQUI NÃO TEM VETERINÁRIAS, MESMO ASSIM LOCALIZEI UM VETERINÁRIO(CREIO SER MAIS DE CAVALOS E BOIS)NO QUAL LEVEI A MINHA CADELA, ELE FALOU QUE PODIA DER PROBLEMAS NOS RINS, E MANDOU QUE A OBSERVASSE-MOS. PASSOU TRÊS DIAS E ELA À NOITE VOMITOU BASTANTE, TEVE DIARREIA(COCO IGUAL ÁGUA COM CHEIRO HORRIVEL),OLHO ESQUERDO BEM PEQUENO COM BASTANTE REMELAS E SEM APETITE NEHUM,ISSO SÓ ACONTECEU À NOITE, DURANTE O DIA FICOU MEIO CAIDINHA MAS DEPOIS MELHOROU UM POUCO, RETORNEI NO VETERINARIO COM ELA, QUE COM ELA NÃO CHORA COM DOR NENHUMA RECEITOU HERTAXIN. A ESTOU MEDICANDO, PORÉM NÃO SABEMOS O QUE É. NO RJ DEI A TRES DOSES DA VACINA DURAMUNE MAX-5 E A ÚLTIMA VEZ QUE DEI REMÉDIO DE VERME FOI DIA 14/11/2009 ENDOGARD, ELA AGORA TEM SOLTADO PUM MUITO FEDORENTO. POR FAVOR TEM COMO ME AJUDAR ME ORIENTANDO MELHOR? DESDE JÁ AGRADEÇO-LHE. ATENCIOSAMENTE. LAUDICÉA

Daniel Lima disse...

Oi D. Laudicéa, o quadro dela me parece bem complicado e diferente. Não tenho como ajudar sem examiná-la e sem exames. Recomendo levá-la a uma clínica especializada em alguma cidade perto e deixá-la internada para tratamento necessário.
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr. tenho um red hiller com 2 anos e semana passada deswcobri que ele perdeu 70% das funções renais. O veterinario indicou a royal canin renal, mas ele não quer comer. Gostaria de saber se existe alguma coisa que possa faze-lo ficar atraido pela ração. O veterinario indicou clara de ovo cozida ou ricota, mas meu cachorro não se interessou. Ele esta a 3 dias sem comer. Obrigada

Daniel Lima disse...

Boa noite D. Maria, ficar sem comer ele não pode, portanto nessas horas ofereça qualquer alimentação para sabermos se ele está seletivo ou está mal, como por ex., arroz com peito de frango desfiado bem papinha e sem sal. Se ele comer é porque está bem, daí converse com o seu Veterinário sobre a formulação de uma dieta caseira para paciente renal, caso contrário, ele precisará ser medicado.
Ok?
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr. Preciso de ajuda URGENTE!!!!

Minha poodle tem 69 dias é muito pequena tm 16cm e pesa 200g,há 4 dias está com diarréia,as fezes são claras e não tem odor forte,levei ela a uma vet a qual me indicou o uso de ibatrim porém notei que ela ficou pior....não quis mais comer e perdeu peso,dei soro caseiro e ligeui para outro vet ele me instruiu a dar 10ml se soro caseiro de 30 em 30 min e leva-la para consulta o outro dia,levei e ele receitou florax 2x ao dia,soro pedyalite sem quantidade exata e um leite em pó,ela aceitou bem o leite comeu bastante porém mais tarde ela não quis mais comer a diarréia continuou inensa e ela ficou bem fraca,continei dando soro e no dia seguinte voltei ao vet o qual aplicou 2 doses de soro ringer com lactato subcutanêo 15ml e duotril 2,5% 0,3ml,fui buscá-la na cliníca após 4 horas e quando chegou em casa ela não conseguia andar e suas fezes ficaram preta!!!!Fiquei apavorada,ligeui para o vet mas ele não mê respondeu se a fraqueza e a fezes escurecida é devido ao antibiótico,o senhor acha que pode ser?Ele me orientou a fazer soro ringer com lactato 2x a dia subcutâneo 15ml,eu fiz mas a minha filhotinha está cheia de bolinhas de agua no corpo e parece estar engasgada......pesquisei e cahei a quantidade indicada exagerada,tenho medo de ter agua no pulmão!Me ajude!!!E nenhum dos dois veterinários que levei me disseram o que ela pode ter e também não solicitaram nenhum exame.

Daniel Lima disse...

Oi Ariane, de longe fica difícil eu ajudar, apenas acho que, independente do que está causando esses sintomas, a internação para medicações necessárias é fundamental, pois o estado me parece grave.
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr., boa tarde. Estou feliz da vida....meu red hiller esta comendo normalmente a ração royal canin renal. Porem o veterinario mudou o antibiontico. Agora ele esta tomando enropet (enroflaxicina). Mas valeu muito sua ajuda. Obrigada.

Daniel Lima disse...

Que bom D. Maria!

Unknown disse...

Olá Dr.
Tenho uma cadela labrador de 2anos e meio que tem leishimaniose. Ela respondia muito bem ao tratamento até que, após o último cio, começou a ficar sem apetite e amagreceu 5 kg. Levei a veterinária e ela levantou a hipótese de insuficiência renal. O exame ainda não foi feito por causa do feriado, mas ela já adiantou uma dieta a base de ovos, arroz e legumes. Gostaria de saber se essa alimentação é apropriada?

Vitor Assis disse...

Olá Dr. Tenho uma Cocker de 10 anos... no final do ano passado ela apresentou sangramento acentuado na época do cio... levei ao vet e decidiu fazer um ultrassom e mesmo não costatando nada, resolveu fazer o castramento com retirada da cadeia mamaria direita por esta apresentar pequenos nódulos... Bom, como ela não possuia vet fui pedir uma segunda opnião, a 2ª vet pediu um exame de sangue, o que constatou alteração na uréia 49.2mg/dL e creatina 1,3mg/dL. Agora ela está pedindo para comprar-mos uma ração renal. Queria sua opinião pois na ultrassonografia, não foi encontrado nada, nem nos rins, nem no intestino, bexiga, últero e nem ovários... A época no cio passou mas as vezes ela urina e ocorre um peuqeno sangramento é pouco mas percebi que sim... estou um pouco assustado, e os vet são meio vagos e sem firmeza...

Qual seria o seu conselho? valeria comprar a reção e refazer o exame de sangue? seria bom a castração? o deixa-la em paz... ela está ótima comendo hiperbem e sem nenhuma dor ou alteração de comportamento...

Desde de já obrigado!!!

Vitor Assis disse...

Ah... na época do exame de sangue (2 semanas antes) eu havia trocado a ração de Pedigree para Dog Chow para cães com mais de 9 anos... poderia ter alterado o exame???

Obrigado... e desculpa... estou um pouco assustado!!!

Unknown disse...

Oi Dr. Daniel, tenho um poodle macho de 12 anos e foi diagnosticado com Insuficiência Renal, no exame de US o resultado foi alteração no tamanho dos rins e no exame de função renal a creatinina= 12,8 e uréia= 128. Os sintomas que ele apresenta são: mal hálito, aumento do consumo de água, micção frequente (transparente), letargia, perda de peso e intolerância ao exercício ou brincadeiras. Ele iniciou o tratamento com soro intravenoso, somente.
Quero saber: Somente esse tratamento basta? Há necessidade de alguma medicação? Qual o melhor tratamento? Existe alguma doença que possa ser confundida com os mesmos sintomas?
Agradeço desde já!

Unknown disse...

Oi Dr. Daniel Lima. Tenho um dálmata de 6 meses e gostaria de saber se há formas de evitar a IR, pois vi que os dálmatas são mais propensos a problemas cardíacos e renais.
Obrigado.

Daniel Lima disse...

Oi Liliam, estive afastado por causa do feriado; a dieta é boa sim, mas como está a sua cadela?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Vitor Assis, fica tranquilo! A troca da dieta na época dos exames não pode ter alterado nada. Em relação à cirurgia, recomendo fazer a retirada da cadeia mamária + castração por causa dos tumores nas mamas.
A uréia e creatinina me parecem normais com base nos valores que me passou; recomendo refazer os exames antes da cirurgia.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Amanda, me parece insuficiência renal mesmo, pois os sintomas são bem clássicos. O tratamento está correto e o Veterinário saberá a hora de complementar com determinada medicação, caso necessário. Fica tranquila. Infelizmente, dependemos da resposta do organismo dele.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Jonathan, realmente eles são predispostos a doenças urinárias e renais, mas fica tranquilo, pois toda raça é predispostas a alguma patologia. A melhor prevenção é manter uma alimentação de qualidade (gosto muito das rações Hill's e Proplan)como única alimentação e água à vontade e sempre fresca.
Abs,
Daniel Lima

Giselle disse...

Olá, tenho um gato de 2 anos chamado Eto´o, quando ele estava com 11 meses descobrimos que ele tem insuficiencia renal a primeira crise conseguimos diminuir a creatinina dele ( que era de 18.0mg/dl) com soroterapia e ração renal (o minimo que conseguimos foi 4,3 e ele estava muito bem), agora com 2 anos ele apresentou outra crise (creatinina 12,4), a soroterapia não esta resolvendo muito e a ração que ele precisa comer ele se recusa, gostaria de saber o que posso dar para ele comer (sem ser a ração), que não venha a lhe fazer mal ou atrapalhar as sessoes de soro, e se teria algum remedio homeopatico também...
Desde já Eto´o e eu agradecemos!
Obrigada

Luís disse...

Olá Doutor, tenho um caniche de 13 anos com este problema de insuficiencia renal, ele ficou com valores muito altos de ureia(+400!!) no sangue e uma anemia grave. Ele parece que de uma hora pra outra virou autista - não ouve, não vê, não tem faro, anda todo prostrado, tropeça sozinho - isso é normal?

Daniel Lima disse...

Oi Giselle, boa noite.
Existem crises que são mais demoradas mesmo, infelizmente; medicação homeopatica eu desconheço, pois sou alopata, porém ficar sem comer ele não pode - filé de pescada branca cozida e sem sal + arroz integral tb sem sal é uma boa opção de dieta que não lesa os rins (converse com seu veterinário).
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Luís, normal não é, ele pode estar em uma crise renal. O correto é levá-lo ao Veterinário e realizar uma série de exames.
Daniel Lima

Luís disse...

Doutor, ele já esteve internado sim, fazendo soro intravenoso, teve 2 noites no veterinário mas quando o trouxemos ele já não parecia o mesmo, o bicho sempre foi muito mimado por nós, será do trauma em conjunto com as toxinas da ureia possam ter afectado o cérebro dele?
1 abraço & obrigado

PS:Ele continua connosco pois apesar de tudo somos contra a eutanásia.

Unknown disse...

Oi Dr. Obrigada pela resposta.
Luma fez o exame de ureia e o nível foi 262. Ela está com odor forte na boca, mas não está bebendo água em demasia e nem com a urina fora da normalidade mas está apática, dormindo muito.
Está fazendo a dieta: alguns dias ela come bem, mas em outros ela come o mínimo possível.
Gostaria de saber se ela tem chances de ter uma certa qualidade de vida, já que ela tem leishmaniose e agora a IRC.
Obs. Ela não está vomitando
Obrigada!

Daniel Lima disse...

Com certeza ele está intoxicado por causa da crise renal, mas muitas vezes é necessário mais dias de medicação e internação para tentarmos uma resposta positiva.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Liliam, realmente a uréia está alta; se ela conseguir sair dessa crise, suas chances de qualidade de vida aumentam.
Boa sorte,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho uma dog alemã de 6 anos e estava vomitando as vezes e emagrecendo, depois de idas e vindas a veterinários encontramos um q finalmente pediu exame de sangue com bioquímica e constou uréia= 138,9 e creatina=7,9 e constatou quadro de insuficiência renal.Ficou 3 dias internada fazendo fluidoterapia com complexo B e diurético apesar de urinar normalmente; depois disso fez outro exame e constou uréia=70 e creatina=1,5 e teve alta; depois de 5 dias repetiu o exame e constou uréia=62,8 e creatina 4.A uréia melhorou mas a creatina aumentou diante do 2º exame;seria o caso de voltar a internar?ela não está vomitando, come batante mas faço apenas sopinha de legumes variados com arroz sem sal.O veterinário apenas passou ração renal da royal canin q gostaria de saber se existe outra marca,e ketosteril sendo q é inviável o ketosteril para uma dog alemã! só a ração com sopinha e o soro eletrolítico ou reidrate pode ajudar?Desde já agradeço.

Gabi disse...

ola Dr.
estou muito preocupada, faz 15 dias perdi minha cadela por problemas hepaticos (hepatite cronica) e agora meu outro cao esta com problemas renais. Ele tem um tumor na prostata (foi castrado) e suas funcoes renais estao muito ruins, o exame de sangue resultou em: creatinina 1,69mg/Dl ureia 232,2 mg/Dl proteinas totais PPT 9,6 g/Dl hemacias 3,8 milhoes/uL e hemoglobinas 9,8 g/dL hematrocito 27,8%. O vet acha que ele pode ter hepatite tambem pois alguns sintomas sao parecidos com minha cadelinha que morreu, mas o TGP dele deu normal: 31,4 U/l. Ele disse que o meu cao nao tem muito tempo .. o que ue poderia fazer ? Estou muito triste e desesperada .. por favor me ajude , obrigada email gabrielabretas@gmail.com

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação a sua Dogue Alemão, recomendo internação até baixar novamente essas enzimas. Infelizmente não existem outras marcas dos produtos que vc citou e o ideal seria manter a ração renal para tentar evitar futuras crises.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Gabriela, eu sei que é uma situação bem delicada, porém recomendo deixá-lo internado para medicações necessárias até ele sair da crise (o que pode acontecer) e depois tentar controlar com medicamentos e alimentação específica em casa; o que buscamos nessas doenças crônicas é oferecer a maior sobrevida possível com qualidade de vida (saúde e bem estar).
Abs,
Daniel Lima

michele disse...

tenho uma yorki de 9 anos com o seguinte quadr uréia 170 e creatina 1,3 isso pode ser rim ou figado? ela esta tomando o KETOSTERIL 1/4 2x ao dia.

Daniel Lima disse...

Michele, pode ser os dois; o correto é investigar um pouco mais com ultrasson e outros exames - converse com o médico dela.
Daniel Lima

Unknown disse...

Ola doutor tenho um bichon frise femea 7 anos foi operada a 1 mes de pedra na bexiga. Descobrimos tirando raio x, a bexiga estava lotadade de pedrinhas pequenas. Eu parei de dar carne cortei tudo, ela come um pouco de frutas agora(uva e cereja), dou bastante agua de coco, vegetais sao poucos so cenoura e acelga, a raçao que o veterinario falou para dar é a fridog vegetariana- da marca friribe, ela come muito essa raçao principalmente quando coloca agua morna na raçao. Os valores nutricionais da raçao Está escrito q nao possue proteina animal somente proteina vegetalUMIDADE Máx 12.00% 12.00% 12.00%
PROTEÍNA Min. 33.00% 30.00% 25.00%
EXTRATO ETÉREO Min. 15.00% 15.00% 12.00%
FIBRA Máx. 3.00% 3.00% 4.00%
MINERAL Máx. 8.50% 8.50% 8.50%
CÁLCIO Máx. 1.40% 1.40% 1.40%
FÓSFORO Min. 0.85% 0.85% 0.85%. Posso trata-la com essa raçao mesmo. O q é aconselhavel dar para ela comer.Ja tiro um novo raio x. Grata Magali

Daniel Lima disse...

Oi Magali, eu não conheço essa ração; o que eu recomendo para meus pacientes é fazer um exame de urina para tentar saber qual é o tipo de cálculo, pois existem rações terapêuticas que ajudam a dissolver e prevenir esses cálculos - converse com seu veterinário.
Daniel Lima

Monaliza disse...

Oi Dr. Gostaria que o sr me esclarecesse uma dúvida,recebi por email um método para auxiliar nos 1° socorros de caes e gatos envenenados,dizem até q foi recomendado pelo Dr Marcel Benedeti(tb vet)que diz o seguinte;

"Dr. Marcel Benedeti (veterinário), recomenda como agir em caso de
suspeita de envenenamento de animais:

"Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol
(uma colher de sopa) que, em contato com o estomago, vira água morna
salgada e faz o animal vomitar.
Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho. Tenha sempre Atroveran por perto e repasse esta informação para as
pessoas que conhece. Poderá salvar vidas. O carvão vegetal também ajuda
muito em envenenamentos (inclusive em humanos), pois é absorvente. Já
existe, nas farmácias, em comprimidos

Gostaria de saber se é verdade,pois repassei essas informações pelo orkut e uma pessoa me criticou bastante,por isso preciso de um auxilio veterinário para saber se realmente repassei algum absurdo.
Desde já agradeço;
Monaliza

Daniel Lima disse...

Oi Monaliza, boa noite, quando o animal acabou de ingerir o veneno, pode-se dar água oxigenada ou água morna com sal para tentar fazê-lo vomitar, para o veneno não ser absorvido. Quanto ao Atroveran, eu desconheço esse benefício e não utilizo. Mas o correto é levar o animal o mais rápido possível a um veterinário próximo para tentar salvá-lo, pois esses venenos matam muito rápido, às vezes em questão de minutos. OK?
Abs,
Daniel Lima

Giselle disse...

Olá doutor, tenho um gatinho que está sofrendo muito com insuficiencia renal, a soroterapia já não esta dando resultado, a creati dele está em 9,3.
A vet indicou o KETOSTERIL, mas ela mesma disse que nunca tinha indicado e sabe se vai dar certo,
gostaria de saber sua opinião quanto o uso deste medicamento,
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Giselle, eu utilizo o Ketosteril já faz algum tempo e tenho bons resultados, mas depende da resposta de cada animal. Infelizmente ele ajuda pouco em casos parecidos com o seu, pelo menos na minha rotina clínica, vejo uma ação melhor para controle de pacientes crônicos que já saíram da crise, aumentando o intervalo entre as demais crises.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Ola doutor...eu sou Sílvia Costa, de Portugal...tenho o Noir, o meu gatinho com 1ano de idade...esta com cálculos renais e insuficiência renal...os primeiros exames deram 248 de glucose, 517 de ureia, 20, 4 de creatina e 17,2 de fosforo.
Esta com algália e a fazer antibiotico e soroterapia. Já comeu e não vomitou. Esta animado e faz ronron...amanha vao voltar a fazer analises(48) apos os primeiros exames...Doutor, posso ter esperança?
OBRIGADA

Daniel Lima disse...

Boa noite Sílvia, os valores dos exames estão muito altos e isso não é um bom sinal, mas me parece que ele está reagindo bem às medicações, o que é bom, portanto vamos aguardar os novos resultados para dizer alguma coisa; se os valores continuarem altos as chances são bem pequenas, infelizmente, pois ele irá apresentar crises frequentes.
Vamos aguardar; me dê notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Ola doutor tenho uma pequines de 4 anos com problemas de coluna, o veterinario indicou meloxicam para dor mas eu comprei a dose do remedio errado e acabei intoxicando meu animal, esta internado e o veterinario disse que a creatinina esta em 4.eutou cursando o primeiro ano de veterinaria e estou me sentindo muito culpada, tem chances dela sobreviver?

Daniel Lima disse...

Oi Ana, claro que tem chances, como ela está?
Abs,
Daniel Lima

Andy Pie disse...

Olá, Daniel. Estou muito preocupada com minha cachorrinha (vira-lata). Ela completa 8 anos de idade agora em julho, já está bem velhinha, e desde ontem começou agir estranho. To como uma louca atrás de informação na internet do que pode ser. Ela ontem parou de comer e não saía mais da casinha dela. Ficava o tempo todo deitada. Como fico muitas horas longe de casa por causa da unviersidade, só pude a ver hoje. A mãe disse que quando ela deu comida ali pra ela ela não queria comer nem sair da casinha. Depois comeu um pouco mas hoje parou denovo. Nem beber água ela não quer. Hoje tentei dar leite pra ela e ela também não quis. Acabei de amassar salsichao (cortei e lavei bemna agua pra tentar tirar o maximo de sal) e dei com raçao de gato (q ela gosta) pra ver se assim ela come alguma coisa. MAs nem isso. Disse pra mae e pro pai q a gente tem que levar num veterinário, mas dependo deles pra transporte e tudo. Poxa, to tentando fazer de tudo mesmo. Se ao menos eu soubesse o que é, eles acreditariam em mim e me ajudariam a levar pro veterinario. :/ Desculpa o tamanho do texto. Por favor me ajuda.
Desde já agradeço
Andréa

Daniel Lima disse...

Oi Andréa, infelizmente eu não vou poder ajudá-la, pois muitas doenças se apresentam com apatia e falta de apetite; o correto mesmo é levá-la a um Veterinário de confiança ou indicado para examiná-la e realizar exames, se necessário.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá doutor,tenho uma dog alemão Helga de 6 anos que foi diagnosticada com insuficiência renal com sintomas de vômitos não todo dia, mas se alimentava bem; foi feito uma ultra e não constou nada nos órgãos(a não ser q tenha sido mal feita), um exame de bioquímica e a uréia=138,9, creatinina=7,9, AST(TGO)=57, segmentados=48 e linfócitos=36 o resto deu normal; fizemos 3 dias de fluidoterapia com vitamina e lasix, repetimos o exame e uréia=78,9 e creatinina=1,0.Durante o tratamento ela parou de vomitar continuou comendo bem sendo q só legumes com arroz cozidos somente na água e ração renal, ela teve alta e continuou com a alimentação mas o ketosteril ficou inviável pois é uma dog alemão!, toda semana repetíamos o exame e a uréia oscilava em 80, 87 e creatinina aumentou tb e após quase 1 mês de alta ela voltou a vomitar e a uréia deu 141,8 e creatinina 6,1 e uma semana depois somente com a alimentação parou de vomitar e uréia 100,4 e creatinina 6,0. O veterinário falou q é característico de IR crônica e falou q poderia fazer fluidoterapia mas q em 3 ou 4 dias iria voltar e q ia ficar nesse vai e volta do soro; falou q o IR crônico oscila mesmo em 80, 100 até uns 180 a uréia mas q se passasse disso aí sim poderia tentar fluidoterapia e falou q clara de ovo ajuda. O último exame q fizemos deu 157,7 de uréia e 6,6 de creatinina. Estou muito confusa será q realmente é crônico! clara de ovo ajuda mesmo? ela vomita 1 dia, passa as vezes até 1 semana sem vomitar, está muito magra mas come q nem um boi, bebe água, urina, as fezes estão normais.O que o SR acha?
Desde já agradeço pela oportunidade.

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação à sua Dogue Alemão, me parece sim ser uma insuficiência renal crônica, que ela vai conviver para o resto da vida, portanto tem que sair de crise novamente e se manter afastada delas - recomendo mais alguns dias de fluidoterapia intravenosa e internação para baixar uréia e creatinina, depois converse com seu Veterinário sobre a possibilidade de vcs manterem soro subcutâneo diariamente em casa para manutenção; converse tb sobre uma dieta à base de peixe cozido sem sal, que é excelente para esses pacientes.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Gabi disse...

Ola dr Daniel.
eu postei um comentário em fevereiro sobre meu cachorro que está com IRC, mudei a racao para a renal da royal canin, complementei com arroz integral e legumes porem ele comecou a vomitar sangue, levei ao vet e ele entrou no soro, esta com ureia a mais de 400 porem a creatinina esta um pouco acima do normal. No US do rim ela falou que a aparencia deles nao e nada boa .. gostaria de saber se somente o soro vai ajudá-lo a sair da crise ou deveria entrar com alguma medicação no soro e tambem ketosteril. O Ketosteril ajudaria a sair da crise, pois nao posso mantê-lo com essa medicação durante muito tempo pois ele pesa 30kg ficaria muito caro o tratamento. aguardo suas dicas, obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Gabi, quanto a outras medicações, somente o veterinário que está acompanhando pode decidir, mas quanto à dúvida sobre o Ketosteril, digo que ele é mais indicado preventivamente e não em crises desse jeito, principalmente quando o animal tem vômito.
Ok? Continue assim.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Bom dia doutor , meu poodle de 13 anos e 3 meses esta com IRC ultimo exame deu ureia de 243 e creatinina de 2.63 , ele esta sendo alimentado com royal canin renal e legumes cozidos sem temperos , Fez hemolise no soro durante 10 dias o veterinário que atendia ele recomendou continuar com o soro , porém quando ele fazia a hemolise no soro sub cutâneo, ele não tinha ânimo para nada . só se levantava para urinar , evacuar e se alimentar e apresentava tosse .
Ele é hipertenso toma maleato de enalapril e condromax diariamente .
Veterinário pediu um eco e no exame acusou degeneração da valva mitral. Não quero que ele volte ao soro subcutâneo sei que ele sofre muito , durante a aplicação fica agitado e com a língua roxa .Hoje esta se alimentando bem , urinando e evacuando bem , apesar das taxas estarem altas. Existe outro tratamento que de qualidade de vida para ele sem ser hemolise no soro ? Não quero perdê-lo mas também não quero que ele sofra ...
Obrigada .

Anônimo disse...

Gostaria da falar com a Aline da cachorrinha de 4 anos e meio. Me comovi com o que li pois tenho uma gatinha de 3 anos, Laura e, a mesma após uma castração o dito veterinário que a castrou, costurou seu ureter causando na mesma, após hum ano, a retirada de um rim. Hoje após 21 dias da retirada de seu rim, estamos ajustando à mesma `alimentações apropriadas, bem como, vários remédios e, emocionalmente, estamos muito tristes, pela imperícia médica de um irresponsável. Beijos e espero que vc supere, de coração. Salomé

Unknown disse...

Boa noite doutor,
Tenho um yorkshire de 10 anos, que faz uso do gardenal há 6 anos e que há dois meses atrás foi diagnosticado babesiose juntamente com uma a taxa de ureia a 207 e a creatinina 2,4. Foi feito um tratamento para a doença com antibiotico e com ketosteril e houve uma queda da ureia de 207 para 85 há aproximadamente um mês atrás, porém o veterinário apenas informou que ele estava curado da babesiose e que a ureia estava controlada e disse que poderia suspender o tratamento.
Um mês depois ele começou a não querer andar, a se alimentar muito mal, a cair enquanto andava ou estava de pé e ficava tremendo muito. Levei a outro veterinário indicado por amigos no dia 16/04 e ele resolveu internar o meu cãozinho dizendo que o quadro dele era bastante grave, pois ele estava muito fraco. Ele está tomando antibiotico ketosteril e enalapril e também o soro. Fizeram o exame dele dia 17/04 e a ureia e a creatinina voltaram a subir, a ureia estava em 204, a creatinina, não me recordo bem, mas o vet disse que estava alterada também, mas disse que o cãozinho estava apenas com uma pequena anemia e o figado dele estava funcionando bem, o grande problema seria a insuficiência renal crônica. As últimas notícias foram que ele apresentou quadros de convulsão, o que já estava controlado há anos, e que ele está vomitando e começou hoje com uma diarreia com sangue. Acho que ele não está comendo, só está ficando no soro. Hoje fui vê-lo e o vet disse que repetiu os exames hoje cedo e que dependendo do resultado amanhã, se ele não estiver respondendo ao tratamento,que é o mais provável, pois o cão teve uma piora, que ele indicaria a eutánasia. O Senhor acha que apenas dois dias são suficientes para abaixar as taxas de ureia e creatinina. Eu estou desesperada, pois quando fui vê-lo hoje ele não estava conseguindo nem ficar em pé. O vet disse que é normal por causa da fraqueza provacada pela diarreia e pelos vômitos. Mas a receita que ele passou era para dar o ketosteril por cinco dias, o senhor acha que devo esperar mais uns dois dias e repetir o exame ou existe outro tratamento para tentar. Eu não quero perder meu cãozinho, mas também não quero que ele sofra. Por favor dr. me ajude!
Cristiane Vidal

Daniel Lima disse...

Oi Gigigushi, infelizmente essa soroterapia + alimentação são os únicos tratamentos para animais insuficientes renais crônicos, portanto o correto é continuar para evitar futuras crises, que serão bem piores. Converse com um veterinário de confiança seu sobre td isso.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Cristiane, não sei o que ocorreu nesses dias, mas o quadro dele me parece bem ruim e de difícil controle, infelizmente; não existem dias certos de repetir exames, portanto o que conta é a experiência do médico perante o quadro.
Eu tb não recomendo tratamentos exagerados quando sabemos que o quadro não vai evoluir para melhor, pois o sofrimento é grande e não vai adiantar em nada.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

observador disse...

Olá doutor. Tenho um poodle com 5 anos, que parece estar muito bem. No entanto, a cerca de um mês, percebi que ele não faz mais xixi dentro de casa (a não ser que muito escondido e que nem eu encontre). Era costume ele todas as noites comer de madrugada e fazer xixi na lavanderia. É possível que ele simplesmente tenha mudado de hábitos (talvez porque o calor já não é tão intenso) ou pode ser que esteja desenlvolvendo alguma coisa relacionada a rins? Acho muito estranho ele ficar tanto tempo sem "ir ao banheiro", já que saímos com ele somente na parte da manhã (pelas 7 horas) e pelas 17:00. Cocô ele já não fazia dentro de casa, mas xixi sempre fez. Pode ser algo errado ou é uma preocupação sem sentido? Obs: ele continua faceiro, não perdeu peso, está sempre diposto e se alimentando bem. Obrigada.

isa werneck disse...

ola doutor, eu tenho um pastor alemão que esta com a função renal alterada, resultado de 222 pra 18.
Moro no litoral norte de sao paulo, e aveterinaria pediu que colocasse soro fisiologico e aguardar a resposta de melhora.
gostaria de saber se é só esse o tratamento.
por favor me responda urgente !
A cachorra esta prostada sem se alimentar e sem beber agua.
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Observador, pode realmente ser apenas mudança de hábito ou algo psicológico, portanto seria interessante fazer uma consulta de rotina e talvez um exame de urina para descartar uma infecção urinária, que é bem comum em cães e pode se tornar grave quando não tratada.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Isa, não tenho como saber sem estar acompanhando o caso dela, mas a princípio está correto sim - qdo houver necessidade de outras drogas o médico irá conversar com vc.
Infelizmente, precisamos de uma resposta positiva do animal ao tratamento.
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

me ajude por favor!!

oi Dr. to meio assustado
eu tenho um poodle e me mudei recentemente pra uma casa com uma area grande de terra
ele pegou carrapato, e esta com muito desanimo, nao come e esta com a lingua mais clara que o normal, a gngiva esta escura, pesquisei na internet e fiquei muito assustado, pois pode ser inicio de anemia e me falaram que uma transfusao pode salvar meu bichinho,

achei um pouco exagerado, mais fiquei muito preocupado.

o sr pode me da uma dica de como eu posso ajuda-lo?

me ajude por favor!!

kelsen

Alessandro disse...

Olá Doutor!
Tenho um Yorkshire de quase 2 anos.
Tudo começou quando ele começou a comer e logo em seguida ele tinha umas crises respitatorias(acredito eu). Um pouco complicado de explicar. Lembra muito alguem engasgado. Assim levei em um veterinario e com um raio-x viu que nada havia em seu exofago. Nada obstruindo aparentemente. Aproveitamos e fizemos um exame de sangue. E segundo este exame, ele esta com unsuficiencia renal. Minha unica duvida é que ele nao paresenta nenhum dos sintomas. Não possui diarreia, vomito, nao toma agua de mais ou de menos. O unico problema é quando come. O detalhe esta na maneira em que ele come. Quando ele come baguinho por baguinho de ração, com calma, nada acontece com ele. Porem quando ele come direto do pote(uma quantidade superior de ração) ele tem umas crises que parece falta de ar ou até mesmo engasgado. Mas nao chega a vomitar. Um dos sintomas seria falta de apetite, mas ele nao tem. Pois ele vai até o pote quando ele chega a colocar o fucinho no pote para comer ele muda de ideia, lembrando do que ele sentiu a ultima vez.
Outra coisa que o veterinario observou no raio-x foi que o pulmao ao invez de apresentar uma imagem escura, representando um pulmao limpo, a imagem aparecia como se estivesse fumaça. Desde a curva do exofago.
Alguma ideia do que esta acontecendo com ele? é mesmo problema renal?
Obrigado pela atenção

Unknown disse...

Bom dia doutor, o q/pode ser dado para um cão qdo a tx de uréia e creatinina estão alteradas, além da ração renal? existe alguma medicação q/tbém corrija e regulariza essas txs? Aguardo. Grata.

Unknown disse...

Olá Doutor me chamo Ana Luisa, tenho uma cadelinha adotada que sofre de insuficiência renal crônica. Toda semana ela passa por uma veterinária aonde é aplicado o soro(hemodiálise). Sua alimentação é bem controlada, ela é proibida de ingerir qualquer outro alimento a não ser uma ração própria da Royal Canin Renal; nos primeiros meses ela aceitou bem o alimento e tudo estava sob controle. Agora há uma semana ela tem recusado a se alimentar com essa ração, está ingerindo muita água e urinando bastante. O que posso fazer para que essa cadela venha a se alimentar? Existe algum outro alimento que não seja prejudicial a ela e possa ser substituido por essa ração? Por favor me ajude, estou muito preocupada com a saúde dela... Duas vezes acabei a alimentando com a ração normal, ela comeu desesperadamente pois tem fome, posso continuar, ou isso será prejudicial? Aguardo respostas.

Daniel Lima disse...

Oi kelsen, infelizmente não posso ajudá-lo à distância; leve-o em um veterinário de confiança para consulta + exames de sangue. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Alessandro Lange, o quadro dele realmente não tem nada a ver com insuficiência renal (IR). Como foi diagnosticado essa IR? Parece um problema respiratório. Aconselho vc procurar outra opinião médica. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Maria Olivia, boa tarde, existem medicações que ajudam a baixar a uréia, mas não posso prescrever sem conhecer o animal, pois cada caso responde de uma forma; converse com seu veterinário sobre isso.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Ana Luisa, boa tarde, a ração normal realmente não é indicada, pois possui altas taxas de sódio e outros minerais prejudiciais nos quadros de IR. Converse com seu veterinário sobre alimentação caseira; eu normalmente recomendo uma dieta saudável para os rins, que é à base de arroz integral, pescada branca cozida e chuchu+cenoura (tudo sem nenhum tempero, inclusive sal).
Ok?
Daniel Lima

Roberta disse...

Dr daniel,
vi seu blog pesquisando na net e estou desesperada.
Meu cachorro Bóris (é um vira lata) começou a emagrecer rapidamente. Minha irmã o levou na vet que fez exames. Em 23 de março, com os resultados de creatinina de 4,9 e uréia de 564 e hematocrito de 27. A vet disse que era insuf renal. Realizamos por 10 dias soro sub cutâneo com ranitidina e antitoxico. Tb tomou amoxilina, Complexo B e hemolitan, td por 10 dias.
Assim que passados os 10 dias, em 14 de abril refazemos os exames. O resultado não foi animador. Hematocrito de 22, uréia 318 e creatinina de 9,1.
A vet falou em hemodiálise. Moramos no Rio de Janeiro e pesquisamos na net e descobrimos q na nossa cidade só há uma clínica q faz a hemodiálise. Confesso q não senti tanta segurança.
O Bóris nunca ficou longe. Ele é muito emotivo e carinhoso.
Ele não come há 4 dias, tem mau hálito, está fraco, magro demais, e abrindo feridas nas partes q qdo deitado rossam e tb na boca.
Acredito que as taxas devem ter subido muito.
Pensamos na fluidoterapia, mas para isso terá q ficar internado por 72 horas. Sofro de pensar em internar e ele sofrer pensando q estamos o abandonando nesse momento mais dificil de sua vida. E sinto q a internação em seu caso não surtiria tanto efeito.
Se eu tivesse certeza q ele voltaria a ser alegre como antes, eu faria, mas estou muito confusa.
Dr por favor nos oriente.
Obrigada.
Att, Roberta.

André disse...

Boa tarde Dr. Lima, Sou o André de Portugal, tenho uma gata de 7 anos e ultimamente reparei que ela andava meio estranha, mais molinha, mais magrinha embora ela nunca tenha sido gorducha.. ja n queria brincar tanto e andava a beber muita água, ao ponto de ficar muito tempo ao pé da torneira e miar para q lhe desse mos agua. Fui ao vet com ela e fizemos analises e os niveis de ureia 130mg/dL e creatina 8.2mg/dL e a veterinária disse que estavam elevados. Deixei a gata la a fazer Fluidoterapia (soro) dois dias e comprei ração renal. Após os 2 dias fui buscá-la e ela continua a beber água, a comer mais ou menos, não com tanto entusiasmo e continua meio murcha... Daqui a 2 dias vou ao vet outra vez com ela para fazer Fluidoterapia... Ela não vomita, não tem diarreia, faz chichi.. eu penso que ela tem boas chances de se safar mas gostava de saber a sua opinião. Se precisar que me explique melhor não exite em dizer.
Obrigado, André

Daniel Lima disse...

Oi Roberta, não sei como ele está hj, mas recomendo interná-lo por pelo menos 4 dias de fluidoterapia intra-venosa com medicações. Se realmente ele não responder, vc pode pensar na eutanásia, como uma forma de respeito para com ele, pois a qualidade de vida já está perdida.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi André, recomendo fazer mais dias de fluidoterapia para tentar que ela saia desta crise, para depois mante-la com ração medicamentosa para tentar evitar futuras crises. Infelizmente, quando o animal não responde ao tratamento, temos que pensar em eutanásia, pois sofre e perde toda a qualidade de vida.
Abraços,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr. Daniel, parabéns por este carinho e pelos esclarecimentos que o senhor presta aos donos de animais doentes. É tão triste qdo eles ficam assim. O meu gato Horácio, um srd de 10 anos foi diagnisticado com IRC esta semana. A taxa de uréia esta em 151, a creatinina em 5,8 e a densidade urinária em 1014. Por orientaçao do vet estou fazendo soro subcutaneo (10ml) todo dia, mais raçao renal (que ele come muito pouco)e ketosteril e lotensin. Ele parou de vomitar, está mais apático mas ainda participa da vida em casa. Diminuiu a ingestão de água tb. Até iniciar o tratamento ele bebia água absurdamente. Será que dá para sair desta crise e continuar conosco, com qualidade de vida? Ele é muitíssimo amado. Faremos qualquer coisa por ele. Ah, a vet desaconselhou hemodiálise. Até ser diagnosticado com IRC, ele emagreceu de 10kg para 7...
Obrigada desde já

Daniel Lima disse...

Boa tarde, quanto ao seu gato, me parece que ele sai desta crise sim, pois já está reagindo melhor, portanto continue seguindo as orientações da sua veterinária.
Eu tb não recomendo a hemodiálise, pois já tive experiências negativas.
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Muito obrigada, Dr. Daniel. Só uma dúvida: como o meu gato (Horácio)está comendo muito pouco, menos até do que antes do tratamento, o senhor acha que algum destes medicamentos pode estar reduzindo o olfato ou o paladar dele? E o senhor acha que vale a pena entrar com um estimulante de apetite? O que o senhor acha do Remeron neste caso? Obrigada desde já, Isabela

André disse...

Obrigado pela sua resposta doutor. Tenho um grande problema.. Com 3 dias de fluidoterapia a minha gatinha n mostra melhoras e ela n gosta do comer Renal... No vet tbm n conseguiram fazer com que ela comesse mas eu dei-lhe da ração que costumo sempre dar e ela comeu um bocado.. O vet disse pa fazer eutanásia... nao consigo.. ela nao vomita, nao tem sangue no chichi, nao tem diarreia... ela so bebe muita agua e come pouco.. mas daí a fazer eutanasia.. acho num exagero.. nao consigo..

André disse...

Preciso de lhe dizer mais uma coisa.. ela nao come mas mesmo ag dps de tarzer do vet exprimentei dar comida de saqueta (que tem aquele molho).. ela comeu tudo... Estou confuso mas n quero perder a minha gata

Daniel Lima disse...

Oi Isabela, perder o olfato e paladar não, pode ficar tranquila; só melhorando a função renal para voltar ao normal.
Eu não conheço esse medicamento, mas se o seu veterinário recomenda, faça.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi André, não faça a eutanásia se não está decidido. Recomendo dar de comer tudo que ela quiser e combinar com o veterinário dela de fazer a soroterapia intercalada, na clínica ou em casa.
Boa sorte.
Daniel Lima

André disse...

Boa Tarde doutor! Sou o André que lhe tem falado da gata. Queria acrescentar que nas primeiras analises q ela fez ela tinha a ureia a 130mg/dL e a creatina a 8.2mg/dL. Nas segundas análises (após 3 dias de fluidoterapia NÃO seguidos: 2 dias + 1 dia dps do fim de semana) os nives de ureia estavam iguais mas os de creatina aumentaram para 9.8mg/dL. Ela está estranha.. nao se deita completamente e está com o coração acelerado. Li na internet que a anemia pode causar isto! Li tbm que muitos gatos que sofrem de insuficiência renal crónica acabam por falecer por causa da anemia primeiro do q por causa da IRC... Se ela tem anemia não ha cura? Quando fiz as primeiras analises ao sangue a vet disse q ela tinha um bocado de anemia...!!! Porque não curou ou mostrou mais interesse nisso?! A minha gatinha só tem 6/7 anos! Acho-a muito nova para ir embora! Estou muito triste.. não quero que ela sofra mas tbm n a quero matar e pensar q ela poderia melhorar!!

Daniel Lima disse...

Oi André, a anemia é consequência da IR, portanto só vai melhorar se o animal tiver uma melhora do quadro de IR. E o que causa óbito é a toxemia causada pelo excesso de uréia e creatinina.

André disse...

Oi é o andré novamente... minha gata vomitou ontem (tinha cenouras e liquido amarelo) e não come nada desde hoje (um dia depois)... Ela está fraca.. nao bebe agua nem come, mas vai ao prato cheirar, lambe-se mas não come... Ela deita-se de uma maneira muito estranha... Ja tentou fazer cócó 3 vezes mas sai muito mas muito pouco... Ela agora esta ali na cama deitada com cobertores à volta.. não sei mais o que fazer.. Tenho receio que este seja o nosso último dia... O meu irmão e os meus pais disseram para levar ao vet e fazer eutanásia pq ela ta a sofrer muito... não sei.. tenho esperanças que ela possa melhorar... ela ainda tem o tubinho na pata por causa da fluidoterapia... se calhar está a incomodá-la por isso é que ela não come... não sei... o que é q você acha? Cumprimentos, André

jp disse...

olá doutor , a poucos dias perdi meu poodle de 10 anos que faleceu por insuficiencia renal , mas estou intrigado e com muitas duvidas sobre a morte do meu cachorro.
se possivel gostaria que você pudesse me esclarecer algumas duvidas.

meu cão sempre foi um animal mto saudavel ,alegre e ativo e raramente precisei medicalo por algum tipo de doença ,mas dias atras percebi que ele se encotrava mto triste , apatico e com falta de apetite , alem de ter vomitado um pouco da ração que ingeriu de manha , logo fiquei preocupado pensando ser alguma indisposiçao estomacal ou colica intestinal e entrei em contato com meu veterinario , ele imediatamente o aplicou uma injeção e por precaução fez um exame de sangue ,no dia seguinte meu cão tomava muita água e urinava demais , sintomas que eu nunca havia notado antes . no mesmo dia o hemograma dele foi apresentado pelo meu veterinario , me informando que o cão estava com uma grave insuficiencia renal , leve alteração no fígado e com sinais de anemia e me indicou um tratamento por medicamentos , sorologia e restriçoes na alimentaçao por proteinas e sal.

o hemograma apontou um nivel mto alto de ureia (324)

dia seguinte , levei o cão a cliníca para começar o tratamento por soro intra venal, durante a aplicação do soro o veterinario disse que o cão parecia estar mto tranquilo e aceitando a aplicaçao ,mas alguns minutos após a aplicação do soro , o veterinario me disse que ele passou mto mal , e consequentemente teve uma hemorragia pelo nariz , o veterinario tentou reanimalo mas ele acabou por falecer na clinica ,
ele ficou apavorado e disse q isso nunca via acontecido em caes tratados com esse procedimento.

o hemograma apresentou negativo a presença de hematozoarios , e o numero de plaquetas estava dentro do normal . estou mto triste por perder meu caozinho e tambem por nao saber o que provocou a hemorragia nasal.

espero ter esclarecido o que aconteçeu com o meu cão e se possivel alguma resposta

grato pela atenção

Daniel Lima disse...

Oi Andre, infelizmente ela me parece estar muito ruim - a IR é assim quando o animal não reage ao tratamento.
Abs

Daniel Lima disse...

Oi JP, é uma pena, mas infelizmente não sei o que pode ter ocorrido com o seu cão; a IR não causa este sintoma e o seu tratamento muito menos.
Daniel Lima

André disse...

Olá Doutor... é o André. Obrigado pela ajuda e atenção mas a minha gatinha deve de ser adormecida :( ... n consegui fazer mais nada por ela.. talvez se fosse rico a história fosse diferente... enfim.. ficarão as memórias para sempre guardadas... Queria só agradecer pela atenção que demonstrou. Abraços. André

Anônimo disse...

Oi Dr... Por favor me responda!!! Estou desesperada!! Eu lhe escrevi no dia 2 de maio sobre o meu gato Horácio. Tenho feito todo o tratamento descrito anteriormente, incluindo soro subcutaneo em casa de 100ml/dia. Mas ele não apresentou melhoras, passou a vomitar os remédios e toda vez que tenta evacuar (fezes muitos ressacadas)vomita o pouco que comeu e ainda aquela água que é resultado da intoxicaçao. Ah, e não aceita raçao renal de jeito nenhum. Tentei o filé de pescado, que eu vi que o senhor recomenda e nada. Quando come é da ração úmida da Whiskas. Para piorar, o exame de urina indicou a presença dePseudomonas aeruginosa 5.000 UFC/ml, o sangue indicou taxas mais altas. A creatinina subiu de 5,8 para 7,2. O fósforo está em 16,20 mg/dL ,e Hematócrito: 22% ( 24-45%) Baixa- inicio de anemia. A vet recomendou internar por 3 dias para dar soro intravenoso. Será que vai adiantar?? ELE nunca ficou longe de casa, é muito apegado a mim e minha mãe e temo que fique mais debilitado. Faria qq coisa por ele mas estou PERDIDA, sem saber que rumo tomar. Dr, por favor, o que o senhor acha deste quadro (sei que é grave, mas é possível revertê-lo??) desde já obrigada, Isabela

Anônimo disse...

Dr Daniel,uma pergunta complementar... Surtiria efeito se eu fizesse uma meia internação??Cmo o Horácio é extremamente agarrado a mim e minha mãe eu pensei no seguinte: levo ele para internação e ele fica lá por 12 h. Depois busco na clínica, ele dorme comigo e depois repito o procedimento nos 2 dias seguintes... O senhor acha que adiantaria ou o tratamento seria prejudicado?? Tenho medo de que ele fique deprimido porque, apesar da doença, ele continua querendo nossa companhia o tempo todo. E se alguma coisa acontecesse com ele durante este período de 72h na clínica, eu jamais me perdoaria... POr outro lado, devo priorizar a melhora e o bem-estar dele. Nao consigo pensar direito.... Qual a opiniao do senhor??? Abs Isabela

Daniel Lima disse...

Oi André, que pena, mas infelizmente foi melhor para ela, a medicina ainda é bem limitada. Fique bem e pense sim nas lembranças boas.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Isabela, infelizmente me parece que não vamos conseguir reverter o quadro dele, mas a única tentativa é a internação e fluido iv, portanto faça, pois é o melhor que vc pode tentar por ele agora. E se não reagir, infelizmente ficamos sem saída e o sofrimento dele já se manifesta.
Abs e boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Isabela, resolveria sim como tentativa, mas deixe ele em repouso e sem estresse, seguindo todas as recomendações do veterinário.

Anônimo disse...

Oi, Dr. Daniel. É a Isabela, do gato Horácio. Acabei por interná-lo para a terapia de soro iv por 3 dias. Mas, no segundo dia tive que tirá-lo da clínica a pedido da própria vet. Acho que ela ficou com medo de que ele morresse lá, já que estava muito mal. Nem abria os olhos, não comia (embora me garantissem que eles estavam comendo normalmente, só vim a saber que não porque me cobraram alimentação forçada, 30 reais cada tentativa!!!)e vomitava muito, inclusive vomitou quando o coloquei na caixa de transporte. A vet chegou a falar em eutasánia, assim de forma insensível e sem rodeios. Disse que já havia feito tudo por ele e deu as costas. Eu mesma comecei a pensar nisto porque em casa ele tb não comia, vomitava muito e estava apático. Ah, esqueci de dizer que ela repetiu o exame de sangue e a creatinina nao baixou (7,2) e a anemia aumentou (20 ) Agora,em casa, permaneci com o soro subcutaneo e coloquei uma ampola de potássio em cada frasco além de 0,2 de ranitidina e plasil a cada aplicaçao. Tenho até medo de me animar mas ele teve uma melhora incrível: passou a comer espontaneamente e bem(só pastnha da Whiskas, mas para quem ficou 5 dias sem comida nenhuma!!), voltou a ser participativo, nao vomita mais e até engordou!!!
Nao sei mais o que pensar... Nesta vet nao tenho mais confiança, já que ela foi extremamente mercenária cobrando remédios muito mais caro ( a ampola que comprei por 22 centavos ela cobrou 9 reais, o antibiótica que custa na farmácia 3 reais, saiu por 30!!!) e insensível, já que mandou desinternar o horácio e nem me deu tempo de fazer perguntas virando as costas. O que pode estar acontecendo com ele já que ele melhorou (único detalhe é que perdeu a voz, acho que de tanto miar na clínica para sair de lá). Posso dar por qto tempo o plasil e a ranitidina???
O senhor me desculpe o texto enorme mas é que preciso destas respostas e a reaçao da vet dele me deixou sem chao, sem suporte...
Obrigadíssima mais uma vez. Isabela

Daniel Lima disse...

Oi Isabela, que bom que ele está melhor.
Quanto à veterinária e ao custo das medicações não cabe a mim comentar.
Acho que tem que continuar com o tratamento, mas não posso decidir à distância; recomendo procurar outro veterinário indicado por alguém de confiança.
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá doutor , infelizmente tivemos que sacrificar o Tutinho poodle de 13 anos e 4 meses , estava com insuficiencia renal , artrite e artrose , insuficiencia cardiaca e por apresentou calcificaçao na coluna , estava totalmente torto , resolvemos poupá-lo do sofrimento .
É triste , é doloroso , mas nessas horas devemos pensar na qualidade de vida do animal ... notei que depois que ele fez o fluidoterapia ele piorou , ele começou a andar torto , talvez seja o peso do soro que desajeitou ele e acabou afetando ainda mais a coluna . Fiquei sabendo de um medicamento chamado KETOSTERIL medicamento humano para tratar da insuf. renal ; ele é um suplemento de aminoácidos que ajuda a baixar os níveis de creatinina e ureia , quem me forneceu as capsulas foi um veterinário que teve uma cadelinha que tinha essa doença .
Ganhei esse medicamento ; pena que
o nosso anjinho não deu tempo para utilizar as capsúlas do KETOSTERIL... Que tristeza .. mas sei que ele está bem melhor e livre das dores ...

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 562   Recentes› Mais recentes»