sexta-feira, 11 de junho de 2010

Piometra

Piometra é uma infecção uterina muito comum em animais, principalmente nos idosos. É frequente em cadelas e menos comum em gatas; já atendi casos em hamster também. Ela é resultante de alterações hormonais induzidas no útero que permitem a instalação da infecção bacteriana secundária e, normalmente, ocorre no pós cio (aproximadamente após 20 a 45 dias depois do término do cio).
Esta patologia pode se apresentar de duas formas, cérvix (entrada do útero) aberta ou fechada, resultando em saída ou não da secreção purulenta que se forma no interior do útero.
A Piometra pode desencadear um quadro de insuficiência renal aguda.
Os principais sintomas são apatia, falta de apetite, febre, vômito, secreção vaginal purulenta, aumento da ingestão de água e consequente aumento na produção de urina.
O diagnóstico é firmado através do histórico, exame clínico e ultrassonografia.
Já o tratamento tem que ser cirúrgico com a realização da OSH (castração), pois o tratamento clínico com antibioticoterapia tem resultados não satisfatórios e de grande chance de recorrência. É uma cirurgia de emergência, caso contrário o animal vem a óbito.
Com todos os procedimentos realizados a tempo e corretamente, junto com o sucesso da anestesia, o prognóstico é bom e o animal normalmente se recupera bem.
Como prevenção apenas posso citar a castração precoce e evitar o uso de anticoncepcional.

41 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto está muito superficial e com vários erros, os nèfrons não são as células do rim, são unidades funcionais compostas por muitas células. Acho que se o Sr. quer ter um blog sobre clínica médica veterinária, deveria estudar mais e escrever baseado sempre na literatura, que deve ser citada na bibilografia do texto.

Daniel Lima disse...

Sinto muito, mas você não apresentou tato suficiente para perceber que o foco do meu blog é outro. O sucesso do meu blog é entre proprietários de animais e interessados no assunto, portanto a superficialidade dos textos é proposital, mantém qualidade e não apresenta erros.
Este blog não é acadêmico e não vai apresentar literatura científica.

Dr. Daniel Lima

Dra Patricia Norma disse...

Gostei mto do blog, aproveito para deixar uma perguntinha:
Minha cadelinha tem um dedinho (polegar?) rs q cresce uma unha e fica inflamada por causa de uma possivel pele q cresce ao redor e eu dou uma de manicure canina, retiro a pele c um alicate de unhas e passo uma pomada antiinflamatória ai fica tdo bem por um tempo e depois volta tdo novamente, o q devo fazer? partir para uma cirurgia ou tem algo q possa me sugerir?

Daniel Lima disse...

Boa noite Dra. Patricia, recomendo tentar fazer um tratamento mais prolongado com a pomada aumentando a frequência diária; se não houver resultado positivo, aí sim vc deve partir para a cirurgia, que acabará de vez com o problema.
Abs e boa sorte,
Daniel Lima

Canil_ Smile Dog disse...

Drº gostaria que entrasse no nosso blog e deixasse sua opinião sobre o caso da Xuxinha!

Daniel Lima disse...

Vou entrar no blog de vcs sim!
Abs,
Daniel Lima

Eliete disse...

Olá Dr, entrei no blog por desespero, tenho uma cadela (pastor alemão) de 11 anos, está com piometra aberta, ela também está está com metástase no fígado e no baço por causa de um câncer de mama, mas a qualidade de vida dela estava normal até agora. Tentamos a anestesia inalatória, visto que a convencional e excretada pelo fígado e como o dela está funcionando mal.... Ela não respondeu bem a anestesia e o procedimento foi concelado. O Sr pode me ajudar, preciso saber de alguma forma de tratar a piometra que não seja cirúrgico, pois acho que minha cadela não vai aguentar a cirurgia.

Daniel Lima disse...

Oi Eliete, realmente acho que ela não aguentaria uma cirurgia, portanto a única tentativa seria com a associação de antibióticos + tratamento suporte, mas não é certeza de sucesso.
Converse com seu veterinário de confiança sobre td isso.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel, a minha cachorra tinha 12 anos, com piometria aberta, ela apresentava um quadro sem alteração de apetite, magreza, resumindo super esperta. Mais o veterinário optou pela cirurgia, segundo ele ocorreu tudo bem, mais a pois, ela apresentou um quadro de convulsão e veio a falecer, qual seria sua opinião neste caso.

Daniel Lima disse...

Oi Ceiça, a piometra (tanto fechada quanto aberta) é uma doença que necessita de cirurgia para ser eliminada, portanto eu concordo com o seu veterinário; infelizmente, algumas cadelas possuem efeitos contrários no pós-operatório, como por exemplo, insuficiência renal, que poderia ter causado nela esses sintomas.
Sinto muito por ela, mas fica tranquila pois vc fez tudo corretamente.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Minha cadela (cofap) deu cria de 6 filhotes no dia 24/12. Dois morreram. Ela se alimenta bem, tá espertinha e amamentando. Ela está com sangramento. Fizemos um ultrassom e foi constatado q sobrou um pedaço da placenta na barriga. Tomou uma injeção de antibiótico. Existe mais alguma coisa q posso fazer? É normal isso acontecer? Existe algum risco?

Daniel Lima disse...

Em relação à cadelinha da raça Teckel, isso pode ocorrer sim, mas normalmente se resolve com as medicações que estão sendo feitas.
Boa sorte.
Daniel Lima

maria disse...

oi DR.Daniel, minha cadela , fez a piometra ontem, uma boxer de 9 anos.é meu bebe, ainda estou muito preocupada, tenho medo k ela morra, esta tomando antiinflamatório meloxican, e antibiotico dexiciclina. o Sr, acha que é suficiente para k não acorra risco de novas infecções;;

Daniel Lima disse...

Oi Maria, o importante é fazer as medicações corretamente, para diminuir os riscos.
Como ela está?
Daniel Lima

Me and My ♥ disse...

Sr. Daniel. Minhacadela deve estar neste momento se preparando ou já em mesa de cirurgia, para procedimento de retirada do útero. O que me lembro dos exames dela, ela tambem parece ter algum problema tipo hiperplasia no rim, eu acho, nem lembro, na verdade oque lembro é q o médico falou q ela tava com uma ifnecção urinaria tambem. Ela é idosa, uma poodle com maltez de qse 15 anos. Já fezcirurgia ano passado (em agosto) para tirar nodulo da mama e eu sofri pra caramba pq tiha medo de machuca-la ao limpar a cirurgia (que foi grande). Enfim, tudo que mais quero é não perdê-la desse jeito, por doença ou na mesa de cirurgia. Na verdade nem sei o que dizer ao sr ou o que perguntar. O caso dela é meio grave, pois a infecção do utero vem de 2 meses pra ca. Os horas estão me castigando e ninguem me liga pra falar algo dela. O sr pode me dar uma palavra de conforto, sei lá... Fui irresponsável por não ter visto isso antes, a secreção da flro dela, o sangue saindo, o inchaço da barriga (eu achava q ela tava gorda mesmo). Já rezei tanto. Perdão por tomar seu tempo com um texto tão longo. Obg por ler.

Daniel Lima disse...

Oi LaBelle, não pude responder antes.
Gostaria de saber como ela está e se ocorreu td bem na cirurgia.
Infecção de útero é mto comum em cadelas idosas, mas normalmente dá td certo após a cirurgia, mesmo sendo uma doença grave.
Muitas vezes os sintomas passam batido mesmo, ainda mais qdo o animal está bem, se alimentando etc.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Minha pincher foi operada sabado Esta com rim alterado e figado. Esta internada tomando soro e antibiotico. Só que não quer comer. O veterinario quer fazer exame de sangue pra ver se tem leptospirose,mas, vi em sites que piometra afeta os rins e figado. Como tratar dela corretamente?

Anônimo disse...

Como agir depois da operação? Como fica os rins e o figado? É normal o abatimento, falta de apetite, vomitos após ingentão de sopinha ( pela seringa)? Quanto tempo pode ficar sem comer?

Jessica disse...

Minha poodle tem 7 anos e a 2 dia fiz uma ultra e descobri que o utero dela esta um pouco alterado, esta com 0,7 cm o normal é 0,5. Eu vou castra-la, inclusive estava preparando tudo ja, mas o exame de sangue deu plaqueta baixa, esta com 71.000 de plaqueta, ja entrei com o tratamento p/doença do carrapato p/ subir a plaqueta com doxifin, pois tem uma suspeita de que ela esteja com um problema nas adrenais, e por esse motivo a vet. disse que ela não pode tomar o meticorten.

To preocupada com esse aumento do utero, e das adrenais. A vet. me explicou q ela esta tomando antibiotico e q consequentemente vai controlando a inflamação no utero, ate a plaqueta subir, p/castra-la.

E as adrenais, eu mes que vem vou ver se consigo fazer o exame de sangue especifico, p/se der algo começar o tratamento logo.

O estado dela visivelmente é otimo, ela brinca, come, tudo normal, ela é bem agitada.

A unica coisa diferente é que ela as vezes, fica com gases e a barriga inchada. Na ultra deu q ela estava com muitos gases.

A menos de um mes perdi uma poodle de 10 anos, q estava c/piometra, e eu nao percebi nada, pois ela era calminha de natureza, so percebi quando estava muiito grave, chegou ate operar, mas a inflamação vazou e deu peritonite e infelizmente ela não resistiu.

Restou-me 2 poodles e uma filhote de Pastor Belga de 7 meses, essa eu ja vou castra-la antes do 1ºcio, mas as poodles precisam aumentar a plaqueta antes.

To nervosa c/isso tudo, to fazendo de tudo p/q a historia da peritonite nao se repita, qual a sua opiniao, esses tratamentos estao corretos?

Daniel Lima disse...

Em relação à Pinscher, normalmente os rins e fígado voltam ao normal após alguns dias, às vezes precisando de tratamento suporte. Com a melhora, os vômitos param e ela volta a comer.
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Jessica, fica tranquila, não é comum chegar ao ponto de dar peritonite.
Ela precisa primeiramente ficar boa da doença para ser operada; acho que exames de sangue para doença de adrenal são válidos, mas pode não dar nada e o aumento foi um achado normal para ela. Ok?
Se o útero está bem pouco aumentado e não tem conteúdo líquido, não deve ser piometra, mas vale a pena castrar sim, porém com calma.
Mande notícias.
Daniel Lima

katia disse...

Dr. Daniel,
tenho uma pincher com 4 ano ela teve cria porem com 10 dias ela apresentou uma infec. urinaria e esta fazendo uso de antbiotico, ela pode continuar a amamentado normalmente?

Daniel Lima disse...

Oi Katia, depende muito de qual antibiótico ela está tomando. Converse com seu veterinário sobre isso. Ok?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá Dr. Daniel,
Muito bom seu blog, me ajudou bastante.
Desde terça feira estou sofrendo com a minha poodle Meg de 12 anos.
Ela teve que fazer uma piometra às pressas. Ela fez um exame de sangue antes da cirurgia e outro 24 horas depois, porém os niveis de creatinina e uréia continuam altos, assim como os leucócitos. O veterinário falou que ela está em estado grave e eu realmente estou bastante preocupada, ela nunca teve problemas de saúde, sempre comeu a melhor ração (Royal Canin) e sempre aparentou ser mais nova do que é. É mesmo necessário esperar 72 horas pro antibiótico gerar um resultado melhor nela ou ela já está ruinzinha =(
Nessa madrugada ela vomitou duas vezes onde ela está internada no soro.
Por favor, me ajude.
Obrigada, Alessandra.

Daniel Lima disse...

Oi Alessandra, cada cadela responde de uma forma, portanto não existe regra para o bom ou ruim. Alguns animais precisam de uns dias para responderem ao antibiótico e para os rins voltarem a funcionar normalmente, baixando os níveis de uréia e creatinina, começando assim a ficarem melhores. Ok?
A recuperação de uma piometra nessa idade é bem pior mesmo, mas vcs estão no caminho certo, com internação e soroterapia.
Os vômitos são por causa da IR aguda.
Infelizmente temos que aguardar mais um pouco para esperar uma resposta melhor.
Mande notícias e obrigado pela participação no blog.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr.,
Muito obrigada pela ajuda.
Agora saiu outro exame de sangue dela e a uréia está em 715 e a creatinina em 5. Tô achando muita coisa e estou bastante preocupada, vamos aguardar mais uns dias para um novo exame de sangue...
Obrigada.
Abraços, Alessandra.

Daniel Lima disse...

Oi Alessandra, os exames não estão bons mesmo, mas tem q insistir no tratamento.
Normalmente a recuperação é mais rapida, mas infelizmente alguns casos são assim mesmo.
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Célio disse...

Daniel, minha gata ta com corrimento (verde e fede) faz uns 5 meses, ela parece bem, come direito, brinca, corre faz tudo normal, to com medo de fazer a cirurgia por isso ainda não fiz, queria saber se o risco dela morrer na cirurgia é muito e quais exames são necessários antes da cirurgia?

Att.: Célio Henrique

Anônimo disse...

Olá Dr Daniel,
Voltando para falar que a ureia e a creatinina da minha cachorra baixaram muito, foram para 183 e 4,5, respectivamente. Ficamos mais confiantes e agora ela está em casa, mas voltando todo dia pra clinica pra ficar no soro. Os leucocitos dela aumentaram um pouco e ainda precisamos ver como ela vai reagir. De qualquer forma, muito obrigada pelo suporte.
Abs,
Alessandra

Taís disse...

Dr Daniel por favor preciso de sua ajuda, minha cadela podlee de 6 anos fez uma cirurgia de piometra no sabado passado e está sendo medicada com antibiotico e antiflamatorio mais a dipirona para a dor , ela está bem mais não está querendo se alimentar direito, querendo só comer carne moida pura e bolacha recheada e está com a respiração ofegante como se ela estivesse corrido. Seria normal , estou preocupada. Agradeço desde já a sua resposta.

Daniel Lima disse...

Oi Célio, tem que fazer a cirurgia sim.
Risco existe para todos, mas podem ser minimizados com exames pré e anestesia inalatória de qualidade.
Normalmente faço hemograma, fç renal, hepática e glicose.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Que bom Alessandra! Como ela está agora?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Taís, é normal sim, pois a recuperação de uma piometra é, na maioria das vezes, delicada.
Como ela está agora?
Daniel Lima

Patricia Santos disse...

Olá Dr. Daniel;

Minha cadela da raça poole, com 10 anos, estava sem querer comer, emagrecendo, com corrimento vaginal. Foi diagnósticado, através do hemograma, a piometra. Foi realizado a cirurgia, inclisive, a ela demorou muito para voltar ( 27 horas). Voltou para clinica, tomou soro, voltou de novo para clinica tomou mais soro e no quarto dia após a cirurgia, faleceu. O que deve ter ocorrido? Mim ajude. Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Patricia, pode ter entrado num quadro de insuficiência renal aguda, que mtas vezes é secundária a essa doença, podendo levar o animal à óbito.
Sinto muito por ela.
Abs,
Daniel Lima

Virginia disse...

Dr. Minha poodle de 13 anos fez a cirurgia de piometra a uns 15 dias... foi de emergencia ela estava mto mal...!! Mas se recuperou bem da cirurgia tirou os pontos c uma semana depois de ter tido alta, so q nesta segunda ela começou a vomitar uma espuma branca td vez q tentava comer... mto instantaniamente.. mal começava a comer ja começava a vomitar parecia q tinha algo na garganta dela... sera q o senhor poderia me ajudar... estou desesperada... nao tenho mais condiçoes de levar na msm veterinaria pq ainda estou pagando as despesas da cirurgia.... o sr. tem alguma ideia do q pode ser?? ficaria eternamente grata se pudesse me ajudar....

Daniel Lima disse...

Oi Virginia, infelizmente não tenho como ajudar sem estar acompanhando o caso, o correto seria retornar na sua veterinária.
Podem ser muitas coisas e precisa ser tratado corretamente. Ok?
Daniel Lima

Kênia disse...

oi Daniel estou lhe escrevendo pra q vc me ajude. Minha cadela fez ontem uma cirurgia de piometra, e hj ela está mole cansada quase nao se mexe e ñ bebe e nem come nada, gostaria de saber se isso é normal e qual é o tempo de recuperação.
desde já agraço pela sua atenção.
bjssss

Daniel Lima disse...

Oi Kênia, isso pode acontecer, mas não é normal. Recomendo levá-la no veterinário que operou para avaliar.
Muitas vezes precisamos de uns 3 ou 4 dias de medicações para ela ficar melhor. Ok?
Abs,
Daniel Lima

manuela disse...

Olá Dr.Daniel,minha cadela de 10 anos, realizou procedimento cirúrgico há 3 dias devido a piometra.Recupera-se bem,está ativa,está se alimento e com boa diurese,não está com febre.Porém desde ontem que noto o aparecimento se um liquido sanguinolento saindo pela genitália dela,nada em demasia,é bem pouco.Gostaria de saber se é normal o aparecimento desse sangramento no pós-operatório?

Daniel Lima disse...

Oi Manuela, pode ser e pode não ser. Recomendo levá-la num retorno no veterinário que operou. Ok?
Boa sorte com ela.
Daniel Lima