quarta-feira, 25 de maio de 2011

Controle da insuficiência renal crônica - cães e gatos

A doença renal crônica, por insuficiência do órgão, é muito comum em animais idosos, tanto em cães como em gatos.

O meu post sobre o assunto, escrito em fevereiro de 2009, é o mais acessado pelos meus leitores:


Com tudo isso, podemos concluir que realmente a doença está presente nas rotinas clínicas e preocupa muito os donos de animais.

Sabendo que não há cura, apenas controle, a maior dúvida é de como proporcionar qualidade de vida e longevidade para esses pacientes.

Claro que nenhum médico faz milagre, principalmente naqueles animais que não respondem ao tratamento e não conseguem sair da primeira crise, mas em muitos outros, principalmente nos gatos, conseguimos manter a doença 'estável' por um bom tempo.

Uma crise renal, seja ela a primeira ou outras no decorrer da doença, normalmente se manifesta com vômitos, falta de apetite, apatia, muita ingestão de água com consequente aumento no volume urinário diário e emagrecimento.

O diagnóstico normalmente é fechado quando o animal já está em crise. Após isso, a nossa meta é fazer com que o animal saia da crise, diminuindo as taxas de uréia e creatinina (compostos tóxicos que ficam elevados no sangue nesta doença) e ficando bem clinicamente, voltando a se alimentar e retornando à sua atividade rotineira.

Após sair da primeira crise, chegamos no mais difícil, que é como manter esse paciente bem e evitar outras crises! Muitos cães e gatos ficam controlados apenas com alimentação específica, seja ela industrializada ou caseira, mas sempre com a orientação de um veterinário; já outros necessitam de medicamentos e/ou soroterapia suporte, seja diária , semanal ou com outra frequência.

Eu não tenho bons resultados com hemodiálise para paciente renal crônico, portanto não recomendo para meus pacientes e não vou entrar em detalhes sobre o assunto, até por ter pouca informação e poucos casos.

É de extrema importância ter um veterinário de confiança que acompanhe o resto da vida do paciente renal crônico, inclusive com consultas e exames de rotina, mesmo o animal estando aparentemente bem, pois algumas vezes é possível detectar piora no controle da doença sem o animal ter entrado em crise, obtendo mais sucesso no tratamento recomendado pelo médico.

A maioria desses animais acabam morrendo da doença ou de suas complicações que refletem em outros órgãos, mas felizmente já sabemos que conseguimos mantê-los bem, com qualidade de vida, por um bom tempo, às vezes anos.

52 comentários:

Lisiane Garcia disse...

Bom dia Dr, estou muito apavorada e preciso de sua opinião. Tenho um cãozinho que hoje (quinta) está com 51 dias de vida. Desde o nascimento sempre hiper saudável, fizemos as duas primeiras desverminações e aos 45 dias a primeira vacina (V10 da Mult Dog). Ocorre que aos 48 dias de vida (segunda feira) ele simplesmente amanheceu fininho (sendo q ele era gordinho), sem apetite, e com diarréia de cor bege clara. No mesmo dia fui a um veterinário, e começamos a administrar Ibatrin + Ranitidina xarope, de 12 em 12hs. Porém ele só piora e desde ontem a diarréia apresenta pedaços marrons junto com líquido também marrom, semelhante a sangue. Quando questiono o veterinário, ele não me dá maiores informações, só diz que é uma virose. Só que estou vendo meu filhote emagrecer a cada dia, sem se alimentar, ou responder ao tratamento. Por favor, me dê uma ajuda, está correto o tratamento com esta medicação? O que pode ser o caso dele? Desde já agradeço muito.

Daniel Lima disse...

Oi Lisiane, não tenho como saber o que pode ser, porém sempre desconfiamos de viroses ou parasitoses nessa idade. A conduta me parece bem correta, mas infelizmente filhotes com essa idade são bem frágeis e demoram para responder a algum tratamento.
Como ele está agora?
Daniel Lima

Um momento meu! disse...

Dr,Boa noite!!Tenho uma cocker spaniel de 12 anos.A tempos ela vem bebendo muita agua e fazendo muito xixi.A 10 dias foi diagnosticada com insuficiencia renal e começou a fazer soroterapia e tomar ranididina,alem da raçao especifica.A dois dias ela nao esta comendo,vomitando e muito apática.Sera que existem outros medicamentos pra que ela possa melhorar??Estou muito triste com o sofrimento dela.Desde ja agradeço a atenção.

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação à Cocker, infelizmente não tem muito mais a ser feito. A soroterapia é fundamental para sair da crise, mas mesmo assim às vezes é bem difícil.
Continue no tratamento recomendado e vamos torcer para ela reagir um pouco e começar a se alimentar.
Mande notícias e boa sorte.
Daniel Lima

Um momento meu! disse...

Obrigada Doutor,ela ainda não esta comendo.Só rezo para ela não estar sentindo dor.E uma situação muito sofrida.

Daniel Lima disse...

Dor ela não sente, é mais um mal estar de intoxicação, que tende a melhorar com a sequência de soros.
Daniel Lima

Alessandro disse...

Olá Dr. Daniel Lima, tenho um poodle de 12 anos que tem 'sopro no coração', sua alimentação sempre foi a base de carne ( restringida há algum tempo por causa da doença ). Há uma semana, feito novamente o exame no coração, constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos, sendo assim, com relação a alimentação, restringiu-se também a ingestão de frango. Por isso, venho lhe perguntar , nessas condições, qual é a dieta, ou melhor, os tipos de alimentos que posso dar ao meu cão, uma vez que ele não está comendo nada, como purê de batata com arroz, frutas ( que ele adora ), ricota ? Grato !!!

Karine disse...

Boa Tarde Dr. Daniel
Tenho uma Golden Retrivier de 6 anos e meio. Ela foi diagnosticada com IR há mais ou menos 1 mes, exatamente 1 ano após ter passado por uma cirurgia de piometria. Tb foi diagnosticada com linfonodos. Sei que a situação dela é bastante delicada, mas ela não está comendo, e não sei mais o que fazer. Ela toma Ranitidina, Legalon e Ketosteril, fez sorologia, mas continua sem comer. O que eu posso fazer para ajuda-la, uma vez que as unicas coisas que ela quer comer é carne e frango e são justamente as que ela não pode comer!!!

Alessandro disse...

Olá Dr. Daniel Lima,

Tenho um poodle de 12 anos que tem 'sopro no coração', sua alimentação sempre foi a base de carne ( restringida há algum tempo por causa da doença ). Há uma semana, feito novamente o exame no coração, constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos, sendo assim, com relação a alimentação, para não afetar os rins, restringiu-se também a ingestão de frango.

Por isso, venho lhe perguntar, nessas condições, qual é a dieta, ou melhor, os tipos de alimentos que posso dar ao meu cão, uma vez que ele não está comendo quase nada?

Obrigado !

Daniel Lima disse...

Oi Alessandro, não costumo restringir proteínas por causa de problemas cardíacos, mas cada médico tem uma opinião. Ele tem insuf. renal tb?
Uma proteína que recomendo para meus pacientes renais é o peixe, acho bem saudável e não lesa os rins.
Converse com seu veterinário sobre td isso.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Karine, o que ela não pode é ficar sem comer, portanto nessas horas acho que vale td.
Proteína de peixe (salmão, pescada branca) é bem saudável para os rins.
Converse com seu veterinário.
Vamos nos falando e boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Karine disse...

Olé Dr. Daniel boa tarde!
A Nina minha cachorrinha que está com IR e Linfonodulos está bem melhor.. Começou a comer frango e miolos de pão logo após uma pequena dosagem de quimioterapia para redução dos mesmo. Obrigada pela ajuda qto. a alimentação dela.
Um abç..
Karine

Daniel Lima disse...

Que bom Karine.
Boa sorte.
Abs,
Daniel Lima

Alessandro disse...

Olá Dr. Daniel, respondendo sua pergunta sobre meu poodle de 12 anos... Ele não sofre de insuficiencia renal, pois, há 6 meses, em exame, constatou-se apenas uma pequena elevação da taxa de creatinina, sendo posteriormente realizadas 3 aplicações injetáveis de soro, a fim de controlar os níveis.
Na verdade, atualmente não foi realizado novamente o exame para o nível da creatinina, apenas o exame de ultrasom, onde constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos. Por isso, pergunto ao sr. se posso ou não continuar a dar carne de frango ao meu cão sem que ocorra problemas renais ? Grato !!!

Alessandro disse...

Olá novamente Dr. Daniel... Com relação ao meu poodle, venho para uma correção: na verdade foi a uréia e não a creatinina que estava no limite, mediante o exame realizado como relatei.

Abraços !

Daniel Lima disse...

Oi Alessandro, somente com a uréia aumentada não podemos afirmar que tenha sido problema renal, porém não posso lhe orientar sem estar acompanhando o caso.
Para paciente renal a melhor proteína é a de peixe, portanto vale a pena saber se realmente ele teve uma crise renal ou não. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa boite Dr.minhafilhinha cocker de 12 anos, que teve tumor maligno de mama e fez Ohs, retirada de tumor e toda a cadeia mamaria em 08-01-09 e em fev/11 passou a apresentar tosse seca com engasgo, sendo diagnosticada com metastase de pulmao,,que fazer?descobri a metastase dia 30-05-11 e passou a tomar meticorten 20mg, furosemida 40mg,codein e antes de toda medicaçao Label de modo a proteger o estomago.,.afetou tb um olhinho com um glaucoma e demos uma injeçao de modo a matar a proliferaçao ali e reduzir a pressao para reduzir a dor.,.me de uma luz, algo mais pode ser feito ou a eutanasia é o melhor?muito obrigada,Gisele

Daniel Lima disse...

Oi Gisele, infelizmente não temos mto o que fazer para metástase de câncer de mama, porém recomendo manter as medicações enquanto ela estiver com qualidade de vida, aparentemente bem, ativa, sem dor e grandes sofrimentos, se alimentando e participando da rotina da casa. Qdo cair de vez e não responder mais às medicações, aí sim recomendo a eutanásia. Ok?
Boa sorte com ela e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa noite, Dr.Daniel. Espirros com saída de sangue pelo nariz é um sintoma de rinotraqueíte felina? Qual o tratamento para esta doença?

Muito obrigado desde já

Alessandro disse...

Ok, Doutor, porém, por esclarecimento, sendo ele somente cardíaco devo ou não abolir a carne de frango de sua alimentação ?
Obrigado novamente !

Daniel Lima disse...

Pode ser um sintoma de rinotraqueíte felina sim, porém pode ser de muitas outras patologias tb.
O tratamento depende de cada caso, pois cada organismo reage de uma forma.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Alessandro, na minha opinião não deve abolir, porém cada caso é único e só o médico que está acompanhando pode dizer o melhor para ele. Ok?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa tarde Dr..minha cocker de 12 anos que tecve metastase de pulmao em decorrencia de cirurgia demama, parou de sofrer, a metastase me obrigou a faze-la descansar,,,o sofrimento ja estava enorme.que dor, mas ela já estava dependendo de 6 remedios via venosa e só hospitalizada, meu coraçao já nao aguentava ver aquilo..infelizmente na sexta -feira precisei tomar essa triste decisao e por amor deixe-a ir, levando um pedaço de mim, mas aqui,sem escolhas,o pulmaozinho ja estava em 20%, a tosse seca insuportavel eo desconforto absurdo,,, ela ja nao queria comer, no soro...tendenco a comitar os remedios,,passou sua ultima noite aqui em casa,era seu aniversario e o presente foi ela quem me deu:comeu frango. mas na manhã, demonstrou com aquele olhar que é só dela, que querir partir...a dor esta grande demais mas foi o que pude fazer, uma semana se foi e a dor e as lagrimas nao param por aqui,,minha estrelinha foi para o céu, me esperar para que na ponte do arco-iris um dia nos reencontremos...obrigada pela resposta...Gosele

Daniel Lima disse...

Oi Gisele, eu sinto muito por ela.
Como vc mesma disse, descansou em paz, foi melhor assim.
Abs,
Daniel Lima

Fernanda disse...

Olá Doutor, hoje minha cachorrinha faleceu por conta desta doença renal, o que nao me conformo é que ela fez um exame de sangue há 8 meses e estava tudo normal, nao havia nenhum problema, ela nao é idosa tem apenas 6 anos q acabara de completar e tb sempre foi muito saudável ,brincalhona etc e apesar de sempre, a muitos anos, ela sempre beber muita agua e urinar bastante, porque nao foi detectado nada nos exames de sangue, nunca , faço periodicamente de 6 em 6 meses e as vezes passa uns meses mas sempre fiz com todos os indices para previnir essas doenças ja que a mae dela tinha, eu sempre desconfiei dessas doenças e estes exames sempre dava creatinina 0,5 e a ultima 0,8???porque atacou derrepente e em 2 dias ela veio a falecer mesmo com acompanhamento semestral ao veterinario, isso é normal ou devo desconfiar dos meus veterinarios pois levava em 3 para verificar as opiniões e sempre eram as mesmas, achei estranho esse indicie vir a 6,8 em 8 meses, isso acontece mesmo? obrigada se puder me ajudar.

Daniel Lima disse...

Oi Fernanda, infelizmente a IR é uma doença bem ingrata mesmo e tb pode acometer cães mais novos, como a sua. Ela se manifesta dessa forma mesmo, e qdo aparece, as enzimas logo já ficam altas e o animal já fica bem ruim clinicamente. Mtos não respondem ao tratamento e acabam vindo a óbito mto cedo. Os exames nunca acusaram nada pq ela estava bem e não tinha a doença. Ok?
Sinto mto por ela e fiquem bem.
Abs,
Daniel Lima

Carol disse...

Oi Doutor,

Gostaria de saber se posso substituir a pescada branca por filé de merluza?? Tem algum problema???
Grata desde já!!!
Atenciosamente,

Carol

Angélica disse...

Boa noite Dr, meu cachorro mestico de cockie e vira-lata de 9 anos, começou a emagrecer de uns 2 meses pra cá, a cerca de uma semana constatei que sua barriguinha estava muito grande e o levei ao vet., foi feito um ultrassom e com ele diagnosticado um tumor no figado em estagio avançado, e tbem um pouco de infecção pelo acumulo de liquido na barriga, a veterinária passou furosemida (40 mg 1 comp de 12/12hs), meticorten (20 mg 1/2 comp. 1x ano dia)ambos de uso humano e tbem synulox (1/2 comp de 12/12hs por 7 dias para a infecção), sua barriguinha murchou, ele está mais ativo do que nunca, se alimentando bem até parece que naum esta doente. O Sr acha o que o tumor pode regridir somente com estes medicamentos, ou seria necessário um outro tipo de tratamento mais forte. Quanto tempo aproximado de vida o sr acha que ele pode ter somente com este tratamento. Aguardo sua resposta, obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Carol, pode sim, tenho alguns pacientes que comem.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Angélica, dificilmente os tumores regridem com facilidade, mas pode acontecer.
Se quiser pensar em quimioterapia, pode pensar em realizar uma biópsia do tumor antes, mas eu não faço, pois não tenho bons resultados.
Seria importante realizar a função hepática para podermos ter mais informações sobre o qto está comprometendo o órgão.
Daniel Lima

Anônimo disse...

boa noite dr.gostaria de perguntar se doenca renal nos caes tem como um dos sintomas inchaco nas pernas e dificuldade em se locomover.e aparcendo estes sintomas subitamente,apesar dela a minha menina canina estar tomando medicacao antibiotico e ja ter feito mais de um ultrasom e exames de urina.grata

Daniel Lima disse...

Esses sintomas normalmente não são de doença renal e provavelmente não tem nada a ver com o antibiótico. O correto é investigar mais realizando outros exames, como um perfil geriátrico, por ex. - converse com seu veterinário.
Daniel Lima

Manuela Menezes disse...

Boa Noite doutor...
Tenho uma gatinha de mais ou menos sete meses, que está apresentando uma secreção esbranquiçada na região genital. Gostaria de saber se esse tipo de secreção pode ser decorrente de um problema renal, e como devo agir. Ela não apresenta sintomas de debilitação, brinca e corre normalmente, apenas bebe muita água...
Muito Obrigada...

Daniel Lima disse...

Oi Manuela, provavelmente não tem nada a ver com doença renal, mas o correto é levá-la numa consulta para fechar um diagnóstico e tratar. Ok?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá Dr. Daniel, já te escrevi duas vezes usando meu email, mas não sei se você recebeu a mensagem, por isso resolvi escrever como anônimo. Meu nome é Iaçan. Minha pit bull de 4 anos foi diagnosticada por acaso, no final de abril com IRC. Demorei a acreditar, pois o único sintoma que apresentava eram os vômitos frequentes, porém cerca de uma ou duas vezes por semana, e não é bem vômito, pois é como se ela fosse arrotar e a comida ou água voltasse um pouco. Depois de diagnosticarmos é que parece q ela piorou (absurdo, né?). Comprei a ração renal da Farmina, já que não tenho condições de comprar da Royal, mas ela não come de jeito nenhum, já tentei amolecer a ração, etc, mas nada. A veterinária me passou frango, arroz, pão e um ovo, tudo sem sal, mas gostaria de poder variar um pouco, e ela não soube me dizer sobre outros alimentos. A Mel (minha filhota) parece que já enjoou da comida. Li no seu blog sobre alguns alimentos, mas são muito caros, preciso de algo barato e saudável para tratar dela. Já tenho gasto muito com soro, medicamentos, suplementos e com a veterinária, inclusive ela me indicou o ketosteril, mas com todas essas despesas, fica difícil com meu salário de professora. A Mel não bebe muita água, tem dia que come até razoável, mas tem dia q come só um pouquinho, tem dia que brinca, tem dia que não, tem dia que vomita e passa uma média de uma semana sem vomitar, e assim eu fico, um dia feliz, outro arrasada. Saio de casa agora praticamente só para ir ao trabalho. Acredito q ela não esteja tão ruim, apesar de sua uréia estar em 168 e a creatinina em 9,1 (ultimo exame em 28/05) inclusive hoje coletamos o sangue pra fazer outro exame, vou pegar o resultado mais tarde. Por favor, te peço encarecidamente, se você puder me passar a lista de alguns alimentos para eu variar sua alimentação, ficarei extremamente grata. Percebo que na maioria dos dias ela tem apetite, porém sinto q enjoou da comida. Ah, moro no interior de Rondônia (aqui tudo é mais difícil) e temos rios ao redor da cidade, quero saber sobre o peixe, ela pode comer? Espero sua resposta. Abraços.

Daniel Lima disse...

Oi, Iaçan, a proteína de frango e peixe são as mais indicadas, principalmente o peito de frango que tem menos gordura e o filé de pescada branca. Não sei os peixes que vcs tem por aí, mas tem que ser sem espinha, clarinho e com o mínimo de gordura possível. Tudo isso pode ser misturado com arroz integral, se tiver, cenoura e chuchu. Tudo bem papinha, morno para frio e sem sal e cebola.
Como estão esses últimos exames?
Abs,
Daniel Lima

deia disse...

Eu recebi uma dieta caseira para a minha cachorra que foi feita por um medico nutricionista veterinário da Unesp de Botucatu. Talvez possa ajudar algumas pessoas.
Mas gostaria de lembrar que as taxas dela estavam e estão muito bem controladas. As taxas dela estavam em torno de 45 de uréia e 0.9 de creatinina. Ela continua mantendo esses números, com pequenas variações. Os legumes não interferem na dieta, o grande problema é o excesso da proteína, em especial pelas que tem teor elevado de fósforo.

A receita que o médico receitou para a minha cachorra que pesa 17 kg é esta: 250 gr de arroz branco cozido
27 gr de peito de frango cozido
20 gr de figado de boi
62 gr de cenoura cozida

2 gr de Aminomix pet pó ( suplemento aminoácido em pó )
2,7 gr de levedura de cerveja
1.5 gr de sal light
1.5 gr de carbonato de calcio

Obs: todos os ingredientes em pó devem ser adicionados à comida depois dela ser cozida e bem misturada

Pra facilitar eu cozinho em torno de 500 gr de peito de frango processo o frango, o figado de boi e a cenoura, de modo que fiquem bem triturados e se misturem bem ao arroz.

Anônimo disse...

Oi Dr. é a Iaçan. Temos vários tipos de peixes por aqui... vou procurar fazer para ela, ver se ela gosta, porém, desconfio que ela não vai querer o chuchu e a cenoura. Que pena ser tão restrita a alimentação... que doença covarde!
Como ela estava comendo muito pouco, tomei a atitude de cozinhar carne moída, só na água, e dei só uma colherzinha e caldinho da carne na ração e ela comeu a ração renal, porém, por dois dias e já não quer mais. Misturei a carne no arroz e no frango e ela tem comido muito bem. Eu sei que a carne vermelha não pode, mas não aguento vê-la tão magrinha, com fome e sem comer direito. Ah, quanto aos exames, ela não respondeu a fluidoterapia. A uréia abaixou um valor muito insignificante e a creatinina subiu. Infelizmente não temos mais o que fazer, suas veias estão péssimas e é muito sofrimento vê-la todo o tempo deitada tomando soro. Fazer o que? Já estou mais conformada que ela não vai durar muito, já sofri muito e sei que a perda vai ser muito dolorida, mas...
Seus vômitos diminuiram, tem vomitado a cada cinco dias mais ou menos. Obrigada, muito obrigada mesmo por sua atenção. Parabéns pelo seu lindo trabalho. Abraços. Entro sempre no seu blog... se você tiver novidades no tratamento dessa doença... a esperança é a última que morre.

Daniel Lima disse...

Oi, Deia, dieta postada. Obrigado pela participação no blog.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Iaçan, que pena os exames não estarem bons. Eu entendo vc.
Mas lembre sempre de uma coisa, mesmo que ela esteja na 'reta final' de sua vida, tem que ter qualidade de vida, caso contrário, o sofrimento é grande, portanto ela precisa comer, qualquer coisa, pois é mto melhor do que ela não comer nada. Nessas horas vale td, o importante é não ter sal e temperos. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr. Daniel, é a Iaçan. Minha Mel partiu hoje... tivemos de fazer a eutanásia... quanta dor! Foi uma despedida muito difícil... Agora fico procurando ela pela casa, parece que falta um pedaço de mim, um buraco no peito. Que doença covarde. Tento me conformar que assim foi melhor para ela, pois acabou o sofrimento, não aguentava mais vê-la tão magrinha, fraquinha, porém a sua falta tá me machucando muito. Parece que escuto suas patinhas andando... Desculpe o desabafo. E obrigada.

Magali disse...

meu cão está com insuficiencia renal mas como todos que vejo ele não consegue fazer xixi apenas faz pingos porque

Daniel Lima disse...

Sinto muito por ela, Iaçan. Fica bem, guarde apenas as lembranças boas.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Thais, não vi seu comentário, pois infelizmente não consigo dar conta de responder todos, são muitos, entende.
Pode postar novamente que prometo responder.
Abs,
Daniel Lima

Thays disse...

Dr. Daniel, minha cachorrinha, Princesa, de 13 anos, morreu…foi tudo tão rápido que também me pergunto…onde errei?Errei? Eu preciso de um esclarecimento para entender o que aconteceu...se,realmente, tudo o que ocorreu com minha doguinha poderia ter sido evitado...se existe algum erro nesses procedimentos...Eu queria, Dr. Daniel, entender...Dê-me uma luz, por favor e obrigada por sua atenção!!!!
Ela foi diagnosticada com irc e começou a fazer fluidoterapia, uma vez por semana, no entanto, começou a vomitar e sentir fraqueza e comecei a levá-la todos os dias para o soro…foram 23 soros até que os índices de creatinina e ureia baixassem. Ela perdeu uma pequena parte da língua, tão altas estavam as taxas e a veterinária achou um verdadeiro milagre ela ter sobrevivido e as taxas baixarem. Continuamos na fluidoterapia, no entanto, de um dia para o outro, ela começou a piorar e uma patinha ficou inchada, tirei radiografia que não apresentou edema nenhum, mas como foi em outra veterinária que fiz a radiografia, a veterinária me disse que infelizmente ela estava muito mal, tinha o hálito muito forte(já havia estado com esse hálito, mas tinha melhorado…) e que, infelizmente, ela não andaria mais…que a situação era grave.Voltei à veterinária dela e relatei tudo e ela não me desanimou, mas disse que, realmente, o estado era grave.Continuamos na fluidoterapia. Notei que ela tinha começado a balançar a cabecinha, como se estivesse com mal de parkinson…a cabeça trêmula. À noite, notei que ela não conseguia ficar com a cabeça em pé e passei algumas horas com ela se agitando, até que liguei para a veterinária porque a doguinha começou a uivar e esticar as patinhas…uma cena horrível…Quando às 5 horas da manhã eu fui até à clínica e a veterinária me atendeu dizendo que não havia mais o que fazer, tendo de aplicar a eutanásia. Eu não quis ficar perto, porque já estava sofrendo muito. A veterinária disse que não precisou aplicar a injeção, porque só com a anestesia ela partiu.
Dr. Daniel, tudo isso o que relatei poderia ter sido evitado? havia algo a se fazer ainda? fiz o que devia? Dê-me uma luz…morro de saudade…era como uma filha…13 anos de felicidade e amor.
Obrigada...ainda estou muito mal...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Recebeu, Dr. Daniel???? obrigada!
Thays!

thaysandthays@gmail.com

deia disse...

Olá, Dr Daniel,

É a Andrea, da Sunny. Fico feliz de vc ter publicado a dieta que o médico passou pra minha cachorra.
Eu quis dividir com vc porque vejo muitas pessoas desesperadas procurando alguma opção, além da ração renal. Espero que possa ajudar algumas dessas pessoas. Sempre acompanho o seu blog, e quando posso volto aqui pra ver novas dúvidas e relatos.

É triste ver tantas pessoas sofrendo. O que me consola é ver que todos eles amam incondicionalmente seus animais e tentam fazer de tudo por eles.

Vim te contar da Sunny. Ela continua bem e agora estou aplicando a eritropoetina apenas duas vezes por semana, pois já não tem mais anemia. O hematócrito dela está em 41,4%.

Lembra-se quando eu lhe escrevi alguns meses atrás perguntando se era possível fazer a limpeza do tártaro e retirar um lipoma? Eu lhe contei que o antigo médico que cuidava dela nunca quis retirar este lipoma, mesmo quando ele ainda era bem pequeno e ela não tinha nenhum problema de saúde. Este antigo médico dela tb nunca quis fazer a limpeza do tártaro dela e uma vez chegou a me recomendar que eu limpasse os dentes dela com gaze e listerine ( Absurdo, já que listerine tem álcool ).

Fico triste em pensar que levei minha cachorra neste médico durante 8 anos, eu sempre achei que ela era bom, mas só depois que aconteceu tudo isso e depois dela ter tido piometra que vejo que ele fez tudo errado. Talvez, se não tivesse demorado tanto a pedir os exames não teria acontecido tudo isso.

Sorte que consegui operá-la com outro médico que é quem cuida dela agora, pois o antigo iria operá-la com anestesia injetável, pois ele não usa inalatória. Na época eu nem sabia da diferença entre uma e outra.

O médico que cuida dela hoje é muito bom. O antigo que a acompanhou durante 8 anos nunca pediu exame de sangue ou um ultrassom, por exemplo.

Hoje o médico que cuida dela pede exames regularmente, é muito mais atencioso. Infelizmente, as pessoas não têm o hábito de fazerem prevenção em seus animais e muitos médicos, especialmente os mais antigos, se recusam a usar a tecnologia e os exames que temos hoje a favor dos animais. É uma pena.

Bem, eu estive em São Paulo no final de março, fui levar a Sunny pra fazer uma avaliação com a médica que fez a hemodiálise nela, lá na Renalvet. Quando ela viu a Sunny e os resultados dos exames ela não acreditou, ficou muito feliz pois disse que pouquíssimos animais conseguiam se recuperar dessa forma.

E ela acabou concordando que ela poderia passar pela cirurgia oara retirar o lipoma e limpar o tártaro, ambos foram feitos no mesmo dia. Mas ela me deixou claro que poderia haver riscos de prejudicar o rim dela. Então, ela me orientou a fazer bastante soroterapia antes e depois da cirurgia e tb me orientou para conversar com o medico e a anestesista, para avaliar o uso de isoflurano e outors anestesicos que tem menor potencial de toxicidade.

Bem, a Sunny fez a cirurgia já tem mais de 1 mês, ela retirou o lipoma, fez a limpeza do tártaro e está muito bem. Continua com 0,9 de creatinina e 49 de uréia. Faço soro de 1 a 2 vezes por semana.

Eu queria te contar essa experiência. Foi um risco, mas foi calculado. E está fazendo muita diferença na qualidade de vida dela, pois agora ela consegue correr e se locomover com mais facilidade.

Um grande abraço e continue ajudando tantas pessoas!

Daniel Lima disse...

Oi, Thays, pelo que vi, vcs fizeram td que podiam. As condutas da sua veterinária foram excelentes e mto éticas.
Infelizmente, a IRC é uma doença mto ingrata - a maioria dos cães não conseguem reagir, mesmo com as condutas medicamentosas certas. Chega uma hora que não temos mais o que fazer, e a eutanásia é uma forma de respeito para acabar com o sofrimento deles. Entende?
Fica tranquila e guarde apenas as lembranças boas dela.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Déia, que bom! Fico contente por ela estar bem, com a doença controlada e bem assistida pelo seu veterinário.
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima