quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Caos aéreo: ruim para todos - e também para seu animal de estimação, seja cão ou gato

Animais também são transportados em avião e, com tudo isso que estamos passando em aeroportos do Brasil inteiro, fica a dúvida: levar ou não levar seu pet? Até que ponto isso tudo pode causar danos à saúde deles? E se for necessário transportar esses animais?

Toda viagem de avião é um pouco estressante para os animais, mas muitas vezes é necessária seja para fazer companhia para o dono, para mudar de cidade, estado ou país, ou até para comércio de filhotes (existem criadores conceituados que vendem filhotes para o Brasil inteiro e que o fazem com muita preocupação e qualidade para com o animalzinho).

Enfim, vamos por partes:

Documentação: é necessário vacinação anti-rábica em dia, atestado de sanidade emitido por um Médico Veterinário e guia de transporte animal (autorização) emitido, hoje em dia, no próprio aeroporto pelo Ministério da Agricultura.

Preparação do animal: é necessário um jejum prévio e sedação. O animal viaja dentro de uma caixa de transporte apropriada para cães e gatos, com tamanho adequado, normalmente forrada com tapete higiênico para absorver urina. As regras variam um pouco de acordo com a empresa aérea.

Cães e gatos bem pequenos podem ir junto com o proprietário, mas dentro da caixa de transporte. Em algumas companhias aéreas, há um limite de até um animal entre a tripulação. Ou seja: se a vaga de um outro animalzinho já estiver reservada no seu vôo, o seu deverá viajar junto à carga (e aos animais maiores).

Na minha opinião, é bom evitar viagens de avião com animais enquanto persistir toda essa confusão nos aeroportos (e enquanto as autoridades não resolverem o problema!). Não que isso traga danos graves à saúde deles, mas os longos atrasos dos vôos podem causar estresse ao animais – que na verdade não sabem o que está acontecendo (sentem-se um pouco abandonados).

E, para finalizar, sugiro que quando for necessária a viagem, deve-se seguir corretamente as normas e providenciar o melhor bem estar para seus bichinhos, como por exemplo, ambientes ventilados e companhia até a hora que vocês puderem ficar juntos antes do embarque.


Um comentário:

Unknown disse...

Ficou muito bom o txt!