terça-feira, 28 de agosto de 2007

Agosto: mês do “cachorro louco”. “Cachorro louco”?

Aproveitando que está acabando o mês de agosto, que é conhecido como “mês do cachorro louco”, gostaria de tentar esclarecer algumas dúvidas. Cachorro louco quer dizer cachorro com Raiva, que é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, que atinge o sistema nervoso central (SNC) causando vários sintomas neurológicos como: nervosismo, ansiedade (por exemplo, quando o animal começa a morder as grades do canil), agressividade, salivação excessiva, incoordenação, convulsões e paralisia. O quadro pode evoluir para o óbito – normalmente os cães e gatos com infecção clínica morrem 7-10 dias depois do início dos sinais clínicos.

A doença ocorre em todos os mamíferos, incluindo cães, gatos e humanos. A transmissão é através da saliva, que contém várias partículas virais transmitidas por meio de contato com mucosas e com ferimentos (geralmente a mordida de um animal raivoso).

Não existe tratamento para a Raiva: uma vez que o diagnóstico seja confirmado, a eutanásia do animal é indicada. Por isso a prevenção é tão importante.

Na realidade, o mês de agosto é tão conhecido por causa das campanhas de vacinação contra Raiva em cães e gatos, que é o único meio preventivo da doença. As campanhas são realizadas pelas prefeituras, com muita divulgação principalmente nas grandes cidades, o que nos traz quase a erradicação desta doença tão temida por ser uma zoonose.

Os cães e gatos iniciam a vacinação contra Raiva entre os três e seis meses de idade. Depois disso, a vacinação deve ser feita anualmente.

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre a Raiva. Lembrem-se sempre de vacinar seu cão ou gato todo ano em campanhas públicas ou em clínica particular que também oferece as demais vacinas necessárias para seu animalzinho.

Um comentário:

Unknown disse...

e eu que achava que cachorro louco era aquele que corria em linha reta!!!