quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dermatite seborreica em cães

Conhecida como seborréia canina, essa dermatopatia é caracterizada por uma série de transtornos na camada córnea da pele que alteram a produção de sebo e queratina. Ela é classificada como seca, oleosa ou mista, podendo ser primária ou secundária a alguma outra patologia, seja de pele ou não.
A seborréia primária é mais comum em determinadas raças predispostas, como por exemplo, Teckel, Beagle, Cocker Inglês, Retriever do Labrador etc.; o fator hereditário ainda é muito discutido nesses casos. Já a secundária, pode ter como causa outra dermatopatia (atopia, por exemplo), doenças hormonais (hipotireoidismo), dentre outras patologias metabólicas.

Os sinais clínicos mais evidentes são: excesso de oleosidade ou ressecamento da pele, descamação (caspa), pelame opaco, sem brilho e queda de pêlos acentuada; o prurido (coceira) pode estar presente ou não.

O diagnóstico é feito através do exame clínico detalhado, podendo ter o auxílio de uma biópsia de pele ou não; demais exames podem ser realizados procurando causas para um processo secundário. Cuidado, principalmente aos clínicos veterinários, pois essa dermatopatia pode se apresentar com lesões semelhantes a lesões clássicas de outras doenças de pele corriqueiras no dia a dia da clínica dermatológica.

O tratamento na doença primária é para controle, não existindo cura definitiva; já na secundária, os sintomas normalmente desaparecem quando controlada a causa base. Utilizamos medicações tópicas, orais e na forma de shampoos. Uma alimentação de qualidade é fundamental para manter a saúde da pelagem.

Aos proprietários de cães, tenham paciência, pois doenças de pele demoram muito tempo para se curarem e os tratamentos são bem trabalhosos. O importante é ter um Veterinário de confiança e não desistir no meio do caminho.

59 comentários:

Sandra (patch & bordados) disse...

Dr Daniel,
Conheci seu blog através de uma busca no Google para alimentação de cães com IR.
Hj quero deixar meus parabéns por compartilhar seus conhecimentos de maneira tão desprendida. Como dizia a Cora Coralina, "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
Abraços, Sandra.

Daniel Lima disse...

Obrigado Sandra!

Anônimo disse...

Doutor, gostaria de saber sobre provocar stress em gatos idosos. Tenho uma gatinha de 10 anos e ela sempre fica muitissimo nervosa ao ir até o veterinario, por vezes fica estranha ate alguns dias depois. Quero trazer a saúde dela em dia mas me preocupo se causar esse stress frequentemente acabe fazendo mau e encurtando a vida da gatinha.

Íris

Daniel Lima disse...

Oi Íris, boa tarde, infelizmente existem gatos que são assim; claro que o estresse não é bom para a saúde dela, porém ficar sem vacinas e sem exames de rotina é pior, portanto recomendo, se ela não for brava, procurar um Veterinário que faça consultas em domicílio, o que talvez diminua o estresse de transporte e clínica. É bom acostumar pq um dia ela pode precisar de mais cuidados médicos e daí vai ser bem complicado.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr Daniel!
Estou muito aflita com meu cão da raça maltês, pois levei a um pet shop e ele voltou com os dois olhos muito irritados! Após três dias percepebemos um hematoma na cabeça e umas feridas sangrando, veterinario alega que é uma dermatite! Mas será que uma dermatite tambem fica um caroço na cabeça?

Daniel Lima disse...

Pode ficar, mas não temos como saber, apenas o médico que examiná-lo. Leve-o em outro veterinário indicado por alguém.
Boa sorte.
Daniel Lima

Unknown disse...

Dr Daniel,tenho uma cocker spenil de 2 meses, e ha 2 dias reparei q ela está com queda de pelos em volta dos olhos, ela continua alegre, comendo bem, brincando...
o q pode ser?
abraços Aline.

Daniel Lima disse...

Oi Aline, é muito difícil dizer, pois lesões de pele são todas parecidas; dependemos muito do histórico e de um bom exame clínico. Recomendo procurar um veterinário dermatologista e marcar uma consulta.
Existem algumas doenças que acometem filhotes que podem ter esses sintomas, mas necessitamos de exames complementares para fechar um diagnóstico.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Dr. tenho um São Bernado de 1 ano e 4 meses, dei um banho nele com butox, para acabar com alguns carrapatos, depois de 2 dias ele apresentou uma dermatite horrivel, como essa que vc descreveu oleosa, igual a seborreia, parecia pus, levei no veterinario e ele passou tratamento com antibiotico e ivomec teve que tosar a area afetada, o que posso fazer para previnir e não aconteça denovo, claro além de não passar mais butox
..obrigada por esse espaço para nós cachorrolotras...rsrsrsr

Daniel Lima disse...

Oi Elaine, infelizmente não tem prevenção para isso, pois acho que foi o Butox que causou essa agressão na pele.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Ola Dr Daniel,
Estou aflita pois minha cachorrinha de apenas 3 meses foi diagnosticada dermatite seborreica. Ja sei que é de causa hereditária e nao tem cura, porem gostaria de saber como controlar, pois me disseram que pode ou melhorar ou ficar pior.
O que posso fazer? Muito obrigada desde já.
Tarcisio

Daniel Lima disse...

Oi Tarcisio, acho ela muito nova para apresentar uma dermatite seborreica hereditária, porém não podemos descartar nada em dermatologia veterinária.
Em primeiro lugar, não sei se já fez, recomendo procurar um veterinário dermatologista para encaminhar melhor o quadro e lhe orientar melhor sobre tudo isso.
Depois de fechado o diagnóstico, aí sim podemos orientar melhor o cliente sobre controle da doença, por ex.
Ok?
Vamos nos falando; aguardo notícias dela.
Daniel Lima

Anônimo disse...

ola ,meu nome e railda ,o meu golden retriever esta com sintomas de dermatite comecou um pouquinho no pescoço e se espalhou por toda a barriga e embaixo dos menbros nao sei oque fazer pois tem um odor desagradavel e parece piorar com o banho ,a pele ficou escura nos locais das e a pele sofre descamaçao.por favor me ajude.

Daniel Lima disse...

Oi Railda, essa dermatite pode ser decorrente de várias causas que precisam ser descobertas ou 'cercadas' - procure um veterinário que atenda dermatologia, pois só assim podemos examinar e tentar fechar o quadro para prescrever um tratamento adequado.
Ok? Aguardo notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Ola,
Meu nome é Lucy, tenho um labrador preto q sofre de seborreia canina toda vez q chega o verão e ele esta começando a ter novamente, dou banho com shanpoo indicado pelo veterinario e e as vezes qdo a necessidade tem q tomar medicamento, pois ele sofre mto com a coceira. Gostaria de saber se posso mandar tosar ele para aliviar, pois a seborreia aparece nos locais onde o pelo é mais espesso e tem maior quantidade, Grata

Daniel Lima disse...

Oi Lucy, eu não recomendo tosar Labradores, pois não vejo nenhuma melhora no quadro de seborréia. Recomendo manter algum tratamento constante nessas épocas à base de shampoos e vitaminas para a pelagem - converse com o seu veterinário sobre tudo isso.
Boa sorte.
Daniel Lima

Princesinha da Mamãe disse...

OiDr. Daniel, amei achar essa pagina, pois estou muito preocupada com meu cachorro ele é um Poodle e esta com problema de pele, alias sempre teve melhora e dou remedio e depois volta de novo, o pelo cai no local q ele coça e depois da um machucado e debaixo do pescoço dele a pele fica grossa igual pele de elefante, me ajude, eu sempre dou quando da isso o remedio Meticortem de 20 mg.

Daniel Lima disse...

Oi Tete, infelizmente não posso ajudá-la muito à distância, pois doenças de pele se manifestam muito parecidas, mas se ele responde bem a este medicamento, provavelmente seja alérgico, mas isso envolve muitas coisas.
Eu recomendo procurar um veterinário que atenda dermatologia para orientá-la após examiná-lo.
Boa sorte e vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr. Daniel,

Tenho um cachorro da raça chow chow,ele tem muita coceira e muita caspa,acredito que seja seborreia,notei que tem umas manchinhas amarelas na pele e vi um pouco de pus saindo do cotovelo dele.
O levei no veterinario no começo do problema ela mi informou que era apenas uma alergia e me receitou uns comprimidos que nao resolveram nada.

Me ajude por favor.

Re tosadora disse...

Bom dia!!!
Sou tosadora na cidade de Petrópolis -RJ.Tenho um cliente da raça basset hound com dermatite seborreica.Poderia me orientar se devo usar algum produto especial no banho para que não manifeste o problema?Obrigada.

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação ao seu Chow-Chow, o correto é procurar um veterinário que atenda dermatologia, pois só assim podemos examiná-lo e orientar você.
Doenças de pele tem quase todos os sintomas parecidos e por isso que precisamos de um bom exame, histórico e uma boa conversa com o proprietário sobre o que está acontecendo.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Re tosadora, os Basset Hound tem grandes problemas com seborréias crônicas causando um grande mau cheiro.
O correto é utilizar sempre shampoo neutro e evitar talco e/ou perfume; o proprietário deveria procurar um veterinário que atenda dermatologia, pois após o exame clínico, podemos ver qual é o tipo de seborréia e passar um tratamento à base de shampoos medicinais, que ajudam muito no controle.
Ok?
Mande notícias dele.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Dr Daniel...Sou eu de novo...Desculpe te incomodar.
Sobre seborreias,não convém usar nem mesmo talcos antisséptico.Costumo usar nas orelhas e axilas por causa das dobrinhas.Mais uma vez obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Re tosadora, talcos antissépticos normalmente ajudam nesses locais que vc citou e tiram um pouco do odor forte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr. Daniel,
Tenho um labrador fêmea com quase 5 anos e, sempre nesta época, apresnta, por cima dos olhos, uma perda de pela ou descamação e, nesta última, chegou até a aparecer uma feridinhas.Como moro em uma cidade do interior e só temos veterinários que cuidam de bovinos e suinos, encontro dificuldades de como proceder no tratmento. Me passaram uma pomada, Pomodol, ela parece que, por possuir cânfora,repele os mosquitos e outros parasitas, mas não tenho certeza de sua eficácia em sanar o problema, apesar de notar que houve uma melhora nestas feridas e na continuação da perda dos pelos.
Obrigado.

Daniel Lima disse...

Oi Anônimo, se a pomada repelente está surtindo efeito, provavelmente a lesão é causada por mosquitos e/ou pernilongos, que estão mais presentes nessas épocas do ano.
Você deve estar no caminho certo.
Boa sorte com ela.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Olá, Dr. Daniel.
Tenho uma cachorra lhasa apso de 1 ano e 9 meses. Ela está com um carocinho na perna direita e coça bastante. Acabou fazendo uma ferida pequena em cima por causa da coceira. A veterinária me disse que pode ser câncer benigno ou dermatite. O que você acha mais provável levando em conta a idade dela, a raça e etc? É preciso fazer cirurgia nos dois casos ou a dermatite pode melhorar sozinha?
Obrigada, Letícia B.

Daniel Lima disse...

Oi Letícia, pela idade o mais provável é ser dermatite, porém só o veterinário que atendeu pode dizer.
Dermatite não precisa ser retirada, pois é curada com medicações.
Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Gostaria de uma ajuda meu cachorro está com corpo todo descascando parece até caspa e perde muito o pelo,acho que dever ser essa dermatite seborréica, tem algum remédio que eu possa dar para ele?

Daniel Lima disse...

Medicamentos somente após levá-lo em consulta para ser examinado e fechar o diagnóstico.
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá! Boa tarde!
Tenho um golden com diagnóstico de dermatite sborreica e de contato, pelo veterinário, e em tratamento há 7 meses com peróxido de benzoíla 2,5%. Tivemos uma melhora razoável. Estou investindo no tratamento conforme orientação. MInha dúvida: dermatite sborreica e de contato são a mesma coisa?. Quais as medidas ambientais que poderiam ajudar ??.. Só mais uma pergunta qual a melhor maneira de ensinar um poodle a não fazer xixi em cima do sofá??
fico grata por uma resposta
Ilca

Daniel Lima disse...

Oi Ilca, são doenças distintas.
A melhor forma de manter o ambiente é utilizar desinfetantes próprios para cães e evitar outros produtos de limpeza;sempre enxaguar bem para não ficar resíduos de produtos.
Ensinar a não fazer xixi no sofá é difícil, pois o cão já criou esse hábito; recomendo não deixá-lo sozinho nesse ambiente e começar a dar bronca para ele não subir mais no sofá, derrepente vai perdendo o hábito aos poucos.
Daniel Lima

Blog da Lulu disse...

Assim , a minha cachorra, tem uns 2, 3 anos
dai meu pai deu banho nela com butox , só q dai depois de uns dias, ela fico com um monte de ferida meio amareladas,agnte levo ela no veterinario e ele falo q é dermatite como nós temos mais duas outras cachorras, tem como passar para elas?

Daniel Lima disse...

Blog da Lulu, o butox é muito tóxico e pode causar essas dermatites, que se for isso mesmo, não passa para os outros cães.
Daniel Lima

André disse...

Prezado Dr Daniel,
parabéns pelo blog.

Tenho um filhote de beagle, recém chegado em minha casa - tem 52 dias e uma semana comigo - e, desde então ele tem apresentado perda de pêlos, já sendo possível observar pequenos tufos e coceira acentuada (na barriga aparecem pequenos pontos vermelhos). A sua ração foi modificada(de Golden mini-bits para Golden Arroz e frango), à noite tem mosquitos no ambiente. Gostaria de saber se poder me dar uma orientação.
Grato.

Daniel Lima disse...

Oi André, obrigado.
Filhotes não costumam soltar tanto pêlo assim e se coçarem tanto. É comum, às vezes, uma pequena descamação ('caspa').
Eu recomendo levá-lo em um veterinário para examinar e orientá-lo melhor, inclusive tratar as lesões na barriga.
Ps. Eu já tive uma Beagle, são cães mto bacanas e companheiros, mas precisamos ser fortes na obediência, pois eles são bem teimosos.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa noite!!! Eu tenho uma Bichon Frise de 9 anos e apareceu nela uma dermatite que me pareceu ser sarna,já mediquei como tal, sem sucesso,estou com uma bebê em casa e ela tem muito ciume,gostaria de saber se tem alguma relação.(A pele fica avermelhada e cheira muito forte.)Bjs PARABÉNS pelo blog

Daniel Lima disse...

Oi, boa noite.
Em relação à Bichon Frisé, provavelmente ela tenha algum problema na pele que piora bastante com o ciúmes, pois este causa estresse e consequentemente baixa da imunidade, além da ansiedade que quase todo Bichon tem e acaba manifestando se lambendo e coçando.
Eu recomendo vc procurar um veterinário dermatologista e explicar todo o caso dela.
Mande notícias.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Dr: Minha cadela está com dermatite, ela coça muito os olhos, que tipo de tratamento eu posso fazer com ela, e se o senhor recomendar algum shampoo, ou creme.

Daniel Lima disse...

Em relação à cadela com dermatite, infelizmente as coisas não são tão fáceis assim.
O blog não tem esse intuito e jamais faria consulta virtual.
Procure um veterinário que atenda dermatologia.
Daniel Lima

Thayse disse...

Doutor, quando comprei a minha yorkshire ela veio com uma seborréia a dona dela falou pra mim comprar um shampoo com clorexidina da virbac que passava, dai, eu não comprei esse, comprei da petsociety para pela sensiveis e não adiantou sempre ficou com aquele flocos branco no corpo,e agora ela está com 3 meses e está com umas caspas mais duras e impreginada na pele , e está no pescoço e na cabeça mais é bem pouco, só que na cabeça eu fui tira a caspa com a escova dela a pele se irritou mais ainda com a tirada da caspa e ela começou a coçar e ficou em carne viva e começei a passar pomada até que melhorou um pouco mais ela fica com a unha coçando e tira toda a casquinha e fica em carne viva tudo de novo e caiu o cabelinho no local, liguei pra ex-dona dela e ela falou que era pra mim comprar o shampoo com clorexidina da verbac e o cone pra bota no pescoço pra ela não coçar e passar metholaty e a pomada, to passando a pomada vetaglós mais não sei se adianta muito eu já tinha ela e pesquisei e disseram que era boa pra seborréia e estou passando nela, hoje dei banho nela com o shampoo e não saiu muito os flocos de neve e casca grudada na pele, queria saber de você o que você acha disso? Agradeço desde já! Pois estou muito preucupada com ela!

Daniel Lima disse...

Oi Thayse, não tenho como ajudar à distância. As lesões me parecem estar avançadas. Não perca tempo, e leve-a num veterinário que atenda dermatologia, pois quem vendeu não vai poder ajudar, apenas são curiosos no assunto.
Boa sorte.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Doutor,eu peguei uma cadelinha sem raça da internet no site de doação,ja tem 3 meses ela tem cerca de 7/8 meses atualmente,mes passado notei que ela começou a ter caspa seca no pelo em poucos lugares e fora isso ela apresentou alergia na barriguinha com bolinhas vermelhas passei neomicina nela e esta ficando melhor,mas em relaçao a caspa oq posso passar?dou banho nela a cada 2 semanas com xampu anti carrapatos e pulgas,mas antes dava com xampu humano pode ser esse o motivo?ahh o pelo atras da orelhas caiu um pouco e nas patinhas tem pequenas falhas é troca de pelo?obrigada

Daniel Lima disse...

Boa noite, em relação à cadelinha que foi adotada, infelizmente eu não posso indicar tratamento sem examinar o animal. As causas podem ser várias, pois lesões de pele são muito parecidas.
Procure um veterinário que atenda dermatologia para examiná-la e orientar vcs.
Daniel Lima

Anônimo disse...

bom dia...tenho uma pintcher que a mais ou menos 2 ano começou a apresentar uns caroçinhos e depois vira uma escamação e logo apos cai o pelo....levei ja a treis veterinários e todos os treis dignosticaram como dermatite... as lesões somem mais depois reaparecem...fico desesperada....ja usei metcortem 5mg, shampoo de perxido de benzoila, shampoo de deltrametrina, ivermectina comp, cetoconazol comp e pomada, dexametasona comp e pomada e mais uns dois remédios que não me lembro...me ajude

Daniel Lima disse...

Em relação à Pinscher de 2 anos, recomendo procurar um veterinário dermatologista, para tentar fechar um diagnóstico correto e orientar melhor vcs.
Lesões de pele são muito parecidas e confundem, às vezes, até nós dermatologistas. A dermatologia veterinária parece simples, mas é bem complicada, pois o correto é sempre buscar uma causa do problema.
Boa sorte e mande notícias.
Daniel Lima

Andréa disse...

Boa tarde D. Daniel!

Eu tenho uma cachorra de raça não definida ela está com + ou - 6 anos, notei que ela estava ficando tristonha e que perdeu um pouco a visão do olho direito então levei ao veterinário, o Dr. examinou e disse que ela estava com doença do carrapato, receitou a Doxicilina foi administrado durante 21 dias, mas com essa problemática toda começou uma infestação de pulgas aqui em minha casa por conta de um cachorro do vizinho, e passava remédio, dava banho com shampoo para pulgas e nada de parar de coçar, fui em um outro veterinário e conversando com ele me disse que ela estava com falta de vitamina A, e com uma dermatite, mas disse primeiro para deixar ela em um local mais fácil para eu administrar o contato com as pulgas, fui o que fiz não estou deixando ela ir para o local de terra onde ela costumava ficar, como li a matéria que o Sr. postou ela está com essa dermatite seborreica, tenho um dúvida essa dermatite causa algum mau cheiro cheiro eu dou banho e no dia seguinte a cachorra está com um cheiro muito ruim...e se possível Dr. tem como o senho indicar um shampoo para eu poder dar o banho, sinceramente não estou segura com os veterinários aqui na minha cidade.
O meu e-mail se o Sr. puder enviar para mim o nome do Shampoo, pelo menos o Shampoo.
Vou seguir o seu blog. Eu vou estar na foto como uma agulha pois o meu blog é sobre ponto cruz.
Desde já agradeço
Andréa
meu e-mail: andrea_gabry@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Andréa, realmente a dermatite seborréica deixa um cheiro forte e ruim na pele.
Ela pode ser primária ou secundária a alguma outra doença de pele e as condutas terapêuticas são diferentes.
Portanto recomendo procurar um veterinário dermatologista para examiná-la e seguir as condutas corretas. Ok?
Não me leva a mal, mas não podemos indicar tratamento sem estar acompanhando o caso.
Obrigado pela participação no blog e mande notícias dela.
Daniel Lima

Anita disse...

Dr. Daniel, possuo uma Bichon Frisé de 9 anos, castrada, até +/- 1 ano atrás ela não tinha nenhum problema de saúde. Agora esta apresentando uma coceira intensa e arrancando o pelo, principalmente nas coxas traseiras e no pescoço e nas orelhas. Comecei a tratá-la com homeopatia, mas como não deu resultado passei para alopatia. O veterinário mandou trocar a ração para Royal Canin Hipoalergenica, o shampoo para Virbac Allermyl Glyco. Foi medicada com Daforin, Hixizine não resolvendo entrou com predinisona e continuou com Daforin, também não melhorou. Agora está fazendo uso de Artroglycan, Remivax e Triptophan e continua do mesmo jeito. Semana passada mandei tosá-la bem baixinho(para ver se não continua arrancando o pelo). Gostaria de uma orientação sua.
Obrigada,
Ana Maria.

Daniel Lima disse...

Oi Anita, ela me parece bem alérgica, mas isso envolve muitas causas possíveis. Lembrar que o Bichon é uma raça muito ansiosa e pode demonstrar mais coceira do que está tendo.
Recomendo procurar um veterinário dermatologista para acompanhar o caso dela.
Daniel Lima

crippa disse...

Dr.Daniel, Boa tarde, sou Gislene e tenho uma vira lata pelo baixo, é alérgica picada de insetos, já levei no veterinário, está usando shampoo alergocort e spray neodexa, melhorou mas continua com ceras no pelo, escovo todos os dias mais as ceras secas continuam. Com seu conhecimento, devo continuar ou o que fazer? Obrigado

Tainá Pereira ~ disse...

Olá , tenho uma chow chow de 11 meses e o pelo dela anda caindo muiito e hoje achei em meio aos pelos dela , tipo caspas , mas casquinhas mesmo tipo de machucados mas nao sao machucados . gostaria de saber o que é . obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Gislene, não posso entrar no mérito tratamento correto e medicamentos aqui no blog, porém a primeira coisa a fazer é controlar a causa, que no caso vc diz que são as picadas de insetos. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Taaína, não tem como saber sem examinar o cão. Recomendo procurar um veterinário que tb atenda dermatologia. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

luciana disse...

doutor Daniel meu cachorro tem os mesmos sintomas de uma dermatite seborreica possui caspas secas na pelagem e coça bastante estou muito preocupada pois tenho outros cachorros que vivem no mesmo ambiente.me responda o que posso fazer?

Daniel Lima disse...

Oi Luciana, a primeira coisa é procurar um veterinário que atenda dermatologia para examinar e tentar fechar um diagnóstico. Ok?
Daniel Lima

Luciano disse...

Doutor, boa tarde, Tenho uma cachorra labrador e há um mês atrás notei uma acentuada queda de pêlos, agora fazem 3 dias que ela está se coçando muito, algumas partes estão irritadas e com uma descamação. Ela está tomando um corticóide depois q ela fez uma cirurgia na pata, isso pode ter alguma relação? e tem algo pra aliviar essa irritação antes de levá-la ao veterinário?. Obrigado!

Daniel Lima disse...

Oi Luciano, pode ter ou pode não ter relação com o medicamento. O correto é procurar um veterinário que atenda dermatologia e firmar da medicação.
Daniel Lima

kamyla campos disse...

Olá Dr. Daniel adorei o blog já que tinha muitas dúvidas, tenho uma cachorra poodle que já alguns dias está com as "costas" descamando como se fosse caspa, e vermelhidão já que há muita coceira intensa, que piora cada vez que a mesma se coça.
O que posso fazer para aliviar esses sintomas até que eu a leve ao veterinário?
Obrigado!