sábado, 13 de fevereiro de 2010

Missão humanitária...

Recomendo este blog:

http://www.einstein.br/blog-einstein-no-haiti/Paginas/einstein-no-haiti.aspx

Trata-se do dia a dia de uma equipe do Hospital Israelita Albert Einstein que está no Haiti para ajudar as vítimas dos terremotos. Muito bacana a iniciativa do Hospital e dos membros da equipe, estão de parabéns!

12 comentários:

Claudia Lis disse...

Ola Dr. Daniel, moro em João Pessoa e aqui de todos os veterinários que conheci muitos estão retrógrados e atrasados em relação a novos tratamentos.
Tenho 8 cachorros e todos eles pegaram a doença do ( praga) carrapato Babesiose , erliquiose e Anaplasma.......
Sempre o tratamento é o mesmo doxiciclina e às vezes três injeções de Diaseg.. uma por semana.
Só que uma poodle minha de 11 anos esta com a uréia alta 5.4 e acretinina 1.7.... Já tem duas semanas que ela não come esta com muita dor e só come papinha dando pela boca através de seringa, as plaquetas esta com valor de 100.000/ul.
Começou a tomar doxiciclina, mas passou a vomitar direto ai o veterinário mandou parar e começo a dar Diaseg.
Por minha conta estou dando pentaprazol, que melhorou o vômito.
Nas suas orientações “giro- veterinário vi que você indicou para abaixar a uréia o remédio Ketosteril, comprei hoje e dei por minha conta ½ comprimido e liguei para o veterinário daqui falando que ia dar esse remédio, acho que ele nem conhecia.
Como ela esta muito magrinha emagreceu muito perdeu uns 5 kilos, deve estar pesando agora uns 5 kilos pois ela era gordinha.
Hoje comprei Royan Canin que é para os rins e fiz uma papinha e dei hoje para ver se diminui a fraqueza dela.
Mas o grande problema são as dores dela o veterinário falou que não pode dar remédio para dor visto que os rins dela esta comprometido....Meu Deus eu vou deixar ela com dor???????
Hoje ela tomou soro.... quando chegou em casa urinou muito, mas como esta fraquinha quando vai fazer xixi ela cai......
Esta sendo um sofrimento ver ela com dor .....e fraca......
Dr. Daniel me de uma orientação o que posso fazer para ajudar a minha criança peluda.
Aguardo uma resposta

Claudia Lis

Daniel Lima disse...

Oi Claudia, boa tarde, me parece uma insuficiência renal secundária a uma 'doença de carrapato' que vc citou, portanto precisamos tratar essa doença primária. Recomendo voltar com o antibiótico e continuar com o medicamento para o estômago, porém sem examiná-la realmente fica difícil dizer algo. Qto à dor, não entendo, pois nenhuma dessas doenças causa dor, somente mal estar.
Volte ao Veterinário dela para ele reavaliar o quadro e te orientar melhor em tudo que estamos falando.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde,
Li algumas postagens do blog e gostaria de fazer um pergunta sobre minha cadela.
Ela tem vários problemas de saúde, já teve DVT, fez quimio, teve hérnia, perdeu o movimento das pernas traseiras e mesmo depois da cirurgia não melhorou. Teve um câncer maligno no olho direito que foi enucleado. Surgiu outro tumor no olho esquerdo (o veterinário disse que é raro acontecer), o médico sugeriu a retirada do outro olho, mas não tenho condições psicológicas de ter um cachorro sem olho nenhum (nem consigo pensar nisso). Agora, há um ano surgiu um tumor na mama, eu decidi que não faria cirurgia, pois não acredito que resolveria o problema dela. Bem, o fato é que há mais de 4 anos cuido dela e tento fazer o melhor (comprei cadeira de rodas, compro um feltro descartável para ela dormir, comprei uma casinha especial pra ela não se machucar pois ela só se arrasta..). Mas, nesse momento estou numa crise, pois o cancer de mama estourou. Ela não demonstra sentir dor. Mas já me disseram que a dor é insuportável. Ela está normal. Come, bebe, defeca e urina, normalmente. Por ela estar assim, não tenho coragem de optar pela eutanásia, apesar de saber que não tenho mais o que fazer por ela.
Gostaria de saber se ela sente dor e também saber uma opinião a respeito da eutanásia. Já não levo ela no veterinário há algum tempo, pois toda vez tem um cirurgia pra fazer e isso decididamente não vou fazer mais...
Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi aristofanes, realmente é uma situação delicada; não acredito que ela esteja com muita dor, porém me parece que ela já perdeu toda a sua qualidade de vida.
Imagina um ser humano na mesma situação dela, não é triste?
Acho que vc devepensar com carinho na possibilidade da eutanásia, pode ser uma forma de respeito para com ela, por td que ela já trouxe de alegria para vcs.
Abs,

Daniel Lima

Eliana disse...

Olá doutor!
tenho uma cadela de 10 anos que está com câncer em uma das mamas, no sabado a noite o câncer estourou e deu um grande buraco na própria mama, todo mundo tá mandando sacrifica ela porque ela está começando a ficar fraca... Eu gosto muito dela e não queria perder. A um tempo atras fui no veterinário e ele me disse que por ser uma vira-lata não iria resistir a anestesia.Qual a opinião do senhor?

Daniel Lima disse...

Oi Eliana, sendo vira-lata ou não, os riscos de anestesia são os mesmos, mas podemos minimizá-los bastante fazendo uma anestesia de qualidade feita por um especialista.
Eu acho que deixar assim não dá, portanto recomendo fazer a cirurgia como única saída de tentar deixá-la bem, mas exames pré-operatórios devem ser feitos.
Converse com o veterinário dela, pois só quem conhece o cão pode decidir por td isso.
Mande notícias.
Daniel Lima

Unknown disse...

Ola Dr Daniel.
tenho 2 cachorras viralatas que recolhi em 1998. A mae teve cria na rua, salvei apenas 1 filhote. os outros morreram. Há dois anos a mae teve tumor de mama, fizemos cirurgia, mas apareceu novamente. Agora ela está no veterinario, pois fez outra cirurgia. mas não foi possivel retirar todos os tumores e o veterinário disse que em 3 meses devemos pensar em nova cirurgia. A barriga dela está muito repuxada, por tantos pontos.... Ela tem mais de 14 anos, vale a pena tanta cirurgia?
Agora percebi que a filha, que tem 13 anos está cheia de nódulos também em todas as mamas. O veterinário é bom, e aconselha as cirurgias, mas eu acho demais... Qual a sua opiniao?

Daniel Lima disse...

Oi Celia, eu concordo com vc que é mta cirurgia para a idade delas, isso tira a qualidade de vida, mas por outro lado, temos que indicá-las, pois a cirurgia é o único tratamento para tumores de mama e temos gdes chances de parar po aí a doença, entende.
É uma situação delicada para nós médicos tb.
Se os tumores são benígnos poderiam ficar sem problemas.
Já foi feito um exame dos tumores retirados?
Daniel Lima

Morgana disse...

Olá Dr. Daniel.
Tenho uma cachorra de 6 anos muito pequena que começou a apresentar alguns sintomas: falta de apetite,abdomen dilatado e com sensibilidade ao toque, urina muito escura e tremores.

Levei-a ao veterinário que suspeitou de piometra fechada, mas foi descartado com a ultrassonografia. Nessa ultra o veterinário disse que ela estava com os rins aumentados e inflamados e com o baço aumentado.

Passou a suspeitar da doença do carrapato. Só que o emograma deu normal, somente a ureia de deu alta 40.

A veterinária passou medicaçao como se fosse doença do carrapato, mas ela continua sentindo dores no abdomen, tremores e urina escura.

A veterinária não passou nenhum remédia para baixar a ureia.

O que eu devo fazer?? Pode ser alguma outra doença mais greve?
Estou desesperada, como ela é muito pequena ( 1, 1 kg) tudo nela é mais grave e mais rápido.

Obrigada.

Daniel Lima disse...

Oi Morgana, fica difícil eu falar sem estar acompanhando o caso, podem ser muitas outras doenças - eu recomendaria realizar outros exames, tanto de sangue, imagem e urina, por ex. para tentar fecharmos um diagnóstico. Ok?
Converse com sua veterinária sobre td isso.
Mande notícias.
Daniel Lima

Morgana disse...

Olá Dr. Daniel,

Infelizmente o quadro da minha cachorrinha não é bom. Já estamos no 7 dia de tratamento e ela não apresenta melhora, continua com muita sensibilidade no abdomem e hoje começou a vomitar.
Vou levá-la novamente no veterinário para fazer novos exames.

Obrigada.

Daniel Lima disse...

Que pena Morgana.
Manda notícias.
Daniel Lima