domingo, 8 de novembro de 2009

Muitos filhotes de uma só vez!!!

Boa tarde amigos,
Gostaria de compartilhar com vocês uma matéria bem bacana que saiu no uol esta semana:
Uma cadela pariu 21 filhotes e, segundo eles, o trabalho de parto total durou aproximadamente 20 horas. Coitada, é um 'sufoco' para a cadela que deve ter gastado muita energia...a fadiga após o parto é grande!
Uma curiosidade é que quanto mais vezes a cadela acasalar, maior pode ser o número de filhotes, ao contrário do que ocorre com o ser humano.
Em um parto desses e na amamentação de todos esses filhotes, a cadela pode perder muito cálcio e entrar em um quadro que chamamos de eclâmpsia, portanto o proprietário deve ficar atento a sintomas como tremores, fraqueza e ofegância, que quando estão presentes o animal deve logo ser levado ao Veterinário.
Recomendo sempre fazer o acompanhamento da gestação com um Veterinário, que poderá orientar quanto à necessidade de suplementação ou não de vitaminas e minerais, dentre outros cuidados.

4 comentários:

Unknown disse...

Oii meu nome é Hannah, tenho um mini yorkshire paralítico, que já há algum tempo vem apresentando problemas com cálculos renais, estou em busca de um especialista, você tem alguém para me indicar ??

Obrigada !!

Daniel Lima disse...

Oi Hannah,
Especialista em Nefrologia de confiança eu não conheço, mas posso indicar um Neurologista. O que acha?

Unknown disse...

Ah já serve !! Muito Obrigada !! Acho que é exatamente isso que ele precisa !! Obrigada mesmo !!!

Daniel Lima disse...

Oi Hannah,
Dr. João Pedro: (11) 3836-1500; Alto da Lapa - SP

Abs,
Daniel Lima