quarta-feira, 11 de março de 2009

DAPP – o que é isso?!

Aproveitando as queixas dos meus clientes, que não agüentam mais tanta pulga nos seus animais como está ocorrendo nesse início de ano, vou discorrer um pouco sobre uma doença causada por esse ectoparasita. DAPP quer dizer dermatite alérgica à picada de pulga. Alguns animais se tornam alérgicos à saliva da pulga, e com apenas uma picada podem desencadear um processo alérgico na pele causando muito prurido (coceira), e o animal acaba se machucando de tanto coçar, causando eritema e infecção bacteriana secundária.

Para fechar o diagnóstico, um Dermatologista Veterinário experiente o faz através do histórico, das lesões características, e muitas vezes, da presença de pulgas ou fezes desses ectoparasitas. Não existe nenhum exame preciso, pois é impossível retirar saliva de uma pulga, pelo menos do meu ponto de vista.

O tratamento e a prevenção se baseiam na utilização de produtos anti-pulgas, como por exemplo, o Frontline e o Advantage – devem ser produtos em que as pulgas não precisam picar o animal para morrerem, associados com medicamentos para os danos secundários.

O prognóstico é bom, desde que sejam utilizados os produtos anti-pulgas corretos na freqüência determinada pelo clínico para o resto da vida do animal.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia professor, em qual clínica o Sr. atende? Obrigado

Daniel Lima disse...

Bom dia Sr. Marcelo, vou passar o meu contato por email.
Abraços