quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Castrar ou não castrar?

A castração pode ser feita tanto em machos como em fêmeas de cães e gatos. Nas fêmeas é chamada de ovariosalpingohisterectomia (retirada cirúrgica do útero, ovários e trompas), já nos machos é chamada de orquiectomia (retirada cirúrgica dos dois testículos).

Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos animais para companhia são castrados antes dos 5 meses de idade (época recomendada pelos Veterinários se a castração for desejada pelos proprietários) e alguns criadores renomados chegam a vender cães e gatos para companhia já castrados (com o intuito de que não ocorra acasalamentos errôneos onde a raça pode ser desviada do seu padrão).

No Brasil ainda há certo receio em relação à castração, por isso vou citar algumas vantagens e desvantagens relacionadas à castração de cães e gatos:

Vantagens

- Fêmeas castradas antes do primeiro cio reduzem a chance do aparecimento do câncer de mama em aproximadamente 98%. Entre o primeiro e segundo cio essa porcentagem cai para aproximadamente 50%. E depois do segundo cio essa porcentagem é bem baixa (quase que não altera o quadro).
- A castração não é uma mutilação como se diz. A recuperação (pós operatório) é rápida e não é necessário repor hormônio como ocorre com a mulher.O comportamento do animal também não muda.
- As fêmeas não entram mais no cio, o que evita a incômoda “sujeira” principalmente quando o animal vive dentro de casa.
- As cadelas não terão mais útero, e consequentemente não apresentarão piometra, que é uma infecção do órgão comum em fêmeas de idade avançada.
- Os machos perdem o interesse por fêmeas no cio evitando incidentes e aquela agitação capaz de deixar o animal sem comer e dormir, latindo e uivando à noite toda.
- Evita o aumento de próstata nos cães machos, que é comum ocorrer com a idade mais avançada.
- Evita o aumento do número de cães de rua (por isso a prefeitura faz mutirões de castração).
- Gatos castrados ficam mais dentro de casa, evitando também brigas na rua, principalmente quando têm fêmeas no cio na redondeza. Ou até evita que sua gata fique prenha de repente por causa de uma voltinha pelas ruas do bairro!

Desvantagens

- Animais castrados mais velhos (na idade adulta) tendem a ganhar peso podendo se tornar obesos. Muitas vezes é necessária uma dieta com baixas calorias.
- Não tem reversão. Animais castrados nunca mais poderão procriar.
.
Devemos pensar bem o que queremos com nossos animais, antes de tomar alguma decisão em relação a estes procedimentos. Sou a favor da castração para animais de companhia. Já para os que querem procriar, também acho importante para a cadela (afinal “é a natureza falando mais alto”), mas vale lembrar que deve ter um destino certo para os filhotes, que devem ter um dono que se responsabilize por eles. Minha grande preocupação está com os acasalamentos entre cães fora dos padrões da raça, podendo gerar cães com algumas doenças congênitas e/ou cães com desvio de comportamento.
Vale lembrar que as cirurgias de castração devem ser realizadas somente por Médicos Veterinários qualificados para o procedimento, que vão fazê-las com uma anestesia adequada para cada animal, preocupando-se com todos os pontos de assepsia, sempre prezando saúde e bem estar animal. E lógico, como é um procedimento cirúrgico, devemos zelar por um pós-operatório correto.

Espero que tenha ajudado em algumas dúvidas comuns entre donos de animais de estimação. Qualquer dúvida é só perguntar! Espero poder sempre ajudar!

11 comentários:

Anônimo disse...

Acho engraçado que sempre qdo se fala em castração só vemos vantagens e as desvantagens sao tao poucas... Será que não há mais desvantages? Pq não vasectomizar ou fazer ligadura de trompas e sim a castração completa? Acho muito modismo a castração como vem sendo feita atualmente. Talvez falte interesse em pesquisar mais sobre as desvantagens da castração ou talvez seja uma cirurgia mais facill e por isso mais desejada pelos vets. Será que os hormonios nao fazem falta e a sua retirada não causa mal-estar aos cães como ocorre nos humanos?Enfim,esse minha postagem é só para tentar ter uma visão crítica sobre o que vem ocorrrendo, essa moda da "castração completa".

Daniel Lima disse...

Realmente as vantagens são maiores que as desvantagens - já existem muitos estudos no mundo todo sobre o assunto. Como a reposição de hormônios não é necessária e a falta deles não interfere no comportamento e nem em fase de crescimento, não causando doenças tb, ela é um procedimento bastante realizado para os que não querem utilizar seus animais para a reprodução.
Eu sou cirurgião e te digo que a castração de fêmea (principalmente em cadelas), chamada de OSH, é uma das cirurgias mais difíceis e cheia de surpresas - infelizmente muitos colegas veterinários 'prostituem' esse procedimento, o mostrando e o realizando como fácil, obrigatório e barato.
Os proprietários que querem a castração, na sua maioria, não querem vasectomia ou ligadura, pois os animais atrem o sexo oposto e acasalam da mesma forma.
Eu até que faço algumas vasectomias em cães, mas a maioria deles acabam caindo na castração depois.
Concordo com vc que esse procedimento não pode virar moda e nem visto como obrigatório.
Daí a importância de um veterinário de confiança para debater bastante sobre o assunto antes de qualquer decisão, pois são cirurgias sem volta.
Ok?
Vamos nos falando e obrigado pela participação no blog.
Daniel Lima

Tesouros da Vovó disse...

Olá! Achei engraçado quando o senhor falou da "prostituição" do procedimento da castração. Semana passada resgatei uma cadelinha da rua, e por tantos motivos resolvemos castrar logo. Fui a uma clínica perto de minha casa onde fazia a castração pela prefeitura, ou seja gratuita! Para ser sincera , na hora que soube que era gratuita meus olhos brilharam, afinal não haviamos planejado a vinda de nossa tão querida Tita. Porém, ao tomar conhecimento de como era realizado o procedimento, fiquei um pouco preocupada. Lá, me informaram que eram feitas duas cirurgias por vez, e duravam certa de 8 min, e que no máximo a ferida cirúrgica teria 3 pontos (a cirurgia é feita pelo lado direito do abdomem, se nao estou enganada, chama-se falanco)! Fiquei muito assustada, e acho que demosntrei para a médica verterinária, diante disso, ela me informou que essa mesma clinica possuia um projeto social onde a castração tinha um valor de R$150 e que ao invés de dois cachorros por vez, só iria um, porém os mesmos procedimentos.
Como nao tenho experiencia com cachorros, resolvi castrar por esse projeto social. A recuperação de Tita, esta sendo intermediária, ela vomita com certa frequência (acredito que por conta do primociclin) e saliva bastante. O pior é saber que ainda conto com a possibilidade de haver restos de ovário. E ai fica minha pergunta, sempre há essa possibilidade? Obrigada!

Daniel Lima disse...

Em primeiro lugar, obrigado pela participação no blog.
O que me espanta é como alguns veterinários conseguem fazer uma cirurgia com esse preço, que não paga nem os custos de anestesia, centro cirúrgico, demais materiais etc. E o trabalho deles, quem paga? Tem que ter alguém por traz, concorda? Por isso acho estranho tal conduta.
Quanto a restos de ovário, pode acontecer sim com qualquer veterinário e com qualquer técnica realizada, pois algumas cadelas possuem os ovários muito 'escondidos', tornando a cirurgia mais complicada, mas claro que sempre prezamos pela retirada completa, mesmo nas dificuldades, pois estes resquícios podem trazer problemas no futuro.
Eu não faço essa cirurgia pelo flanco e sim pela linha branca no abdomen, mas por preferência minha. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Hellen Tavares disse...

Olá, tenho um gatinho macho de oito meses e não tenho intenção de castrá-lo, pois já apresentou problemas no trato urinário, inclusive sendo paciente que faz uso de ração urinary, da royal.

Minha casa é fechada, o jardim é grande, mas o muro é alto e meu gato não tem nenhum acesso a rua.

Entendo que sendo um gato inteiro e não tendo como passear atrás de gatas, ele pode ficar estressado.

Por isso mesmo, desde sua chegada tenho planejado arrumar uma gatinha, para ser sua parceira (e por querer muito uma gata menina).

A idéia é fazer a vasectomia e/ou a laqueadura, evitando as crias, mas mantendo o comportamento sexual normal para ambos.

Isso é possível? Nunca vi, conheci ou conversei com ninguém que tivesse mantido um casal de gatos não castrados, sem acesso a rua.

Não me convenço das vantagens comumente apresentadas para a castração completa, já que elas me parecem muito mais convenientes para os humanos do que para os gatos.

Minha veterinária tenta sempre me convencer a castrá-lo, mas realmente não me sinto a vontade para um castração completa apenas para que ele não tenha cancer (obviamente) em lugares que serão retirados, ou para não fazer xixi no sofá! Também não quero que ele fique mais calmo, ou carinhoso... quero-o como é, terrível e mal educado.

Voce poderia me dar uma luz em relação a vasectomia e a laqueadura? E se essa idéia de mante-los (uma femea e um macho) juntos é boa pedida? Os dramas sexuais de gatos que não saem a rua serão resolvidos?

Tenho mesmo muita vontade de ter um casal de gatinhos!

Desculpe o grande texto, mas esse tema vem me tirando o sono desde que o adotamos, há seis meses, especialmente agora com o problemas no trato urinário.

Obrigada
Hellen Tavares
hellentav@gmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Hellen, entendo a sua opinião, porém concordo em partes. Nunca fiz uma vasectomia em gato, mas ela pode ser feita como se faz em cão; já a laqueadura em fêmeas, não fazemos, tanto em cadelas como gatas (não temos 'acesso cirúrgico' para o procedimento e tb não temos trabalhos com resultados satisfatórios e convincentes).
A gata não castrada pode entrar em cio por estímulos da natureza ou presença de um gato macho, portanto, provavelmente, ela ficaria no cio direto e eles iriam se acasalar sempre.
Isso não faz mal para eles, desde que não hajam brigas entre eles ou machuquem os genitais, porém a 'gritaria' do coito é absurda, principalmente à noite e o comportamento dos dois normalmente não fica agradável e companheiro para com os donos.
Mesmo os criadores de gatos, muitas vezes precisam separar machos de fêmeas em gatis separados.
Se não quer castrá-lo por causa do problema urinário, recomendo procurar uma fêmea castrada para a companhia dele - normalmente dá certo, ainda mais que ele não tem como sair de casa.
Espero ter ajudado.
Daniel Lima

Hellen Tavares disse...

Obrigada, Daniel!

Daniel Lima disse...

Por nada, Hellen, manda notícias dele.
Daniel Lima

Barbarela disse...

Olá, meu cachorro já tem 4 anos, mas pelo que tenho lido ele é um cão dominante e dei muita liberdade para elel, não quero ter que doar ele, será que ele se acalma se for castrado?me ajude, por favor!obrigada

Barbarela disse...

Olá, meu cachorro tem 4 anos mas está muito agressivo e dominante, se eu castrá-lo ele se acalma?obrigada

Daniel Lima disse...

Barbarela, normalmente eles ficam mais calmos e com o temperamento menos forte, pela falta dos hormônios sexuais pós-castração, e consequentemente, menos dominantes e com menos marcação de território, mas não podemos prometer, pois cada animal responde de uma forma.
Como tentativa, é válido, pois as chances de melhorar são grandes.
Daniel Lima