sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tigre de Bengala



Hoje resolvi escrever sobre o Tigre de Bengala, pois tive contato com um filhote de 7 meses nessa semana e foi incrível - eles são muito elegantes, atentos e simpáticos. Aqueles que estão em convívio direto com o ser humano, por incrível que pareça, são muito carinhosos.

Seu nome científico é Panthera tigris tigris. O Tigre de Bengala é uma das nove subespécies de tigre. E é o mais famoso deles.

Atualmente existem populações espalhadas por vários pontos da Índia e países vizinhos.

O pêlo é curto. A cor mais conhecida é o alaranjado com listras pretas, mas também tem o branco com listras marrom. Normalmente atinge os 250 kg, mas pode ultrapassar os 300 kg; seu corpo pode chegar a 3 metros de comprimento. Eles são ágeis, velozes e saltam longas distâncias, além de ser um nadador de primeira, pois não gosta muito do calor, e nessas épocas fica sempre próximo da água.

Eles são excelentes caçadores e, na natureza, se alimentam de bichos pequenos, como macacos, veados e aves, podendo chegar em filhotes de elefantes e rinocerontes, crocodilos (dentro ou fora da água) e cobras pítons.

No Brasil existem muitos exemplares criados em cativeiro e, algumas vezes, com contato direto com os donos, inclusive dentro de casa. Mas cabe lembrar que eles precisam viver em um recinto com um habitat propício para a espécie e com toda segurança, além de serem alimentados corretamente.

A reprodução em cativeiro normalmente é tranquila, desde que os animais estejam em recintos adequados, sem o mínimo de estresse.


Espero que tenham gostado das curiosidades do texto. Aguardo dúvidas e perguntas!

Nenhum comentário: