domingo, 11 de abril de 2010

Salmonelose

Salmonelose é a doença causada por uma enterobactéria chamada Salmonella spp, que se instala nas células de determinada parte do intestino causando diarréia e outros muitos sintomas; pode acometer o ser humano, cães, gatos, aves, suínos, bovinos, equinos etc. A sua transmissão é fecal-oral, principalmente; sendo uma zoonose (transmissão do animal para o ser humano) ela tem grande importância em saúde pública, acometendo principalmente crianças e pessoas imunodeprimidas.
Os cães e gatos muito raramente apresentam a doença clínica, ao contrário do ser humano, suínos e aves. Os animais domésticos que tem maior importância na transmissão da Salmonella são os répteis iguanas e tartarugas, principalmente as de água, que eliminam a bactéria nas fezes, mesmo não apresentando nenhum sinal de doença.
A transmissão pode ocorrer também por alimentos contaminados, principalmente ovos cru ou mal cozidos ou até pela água - recomendo lavar bem os alimentos como frutas e verduras, evitar carnes e ovos mal cozidos, lavar bem as mãos antes de se alimentar e após manipular répteis e aves.
Os sintomas podem ser diversos, desde diarréia e vômito até artrite e meningite, que acomete muito crianças.
O diagnóstico pode ser firmado atravéz de sorologia e outros exames realizados a partir das fezes, juntamente com um bom exame clínico e sintomas apresentados.
O tratamento é feito com antibióticos específicos e medicações suporte.
Já a resposta ao tratamento é muito variável, alguns pacientes respondem bem, já outros podem vir a óbito; essa resposta depende de uma série de fatores relacionados com a bactéria e o paciente.
Mais uma vez cabe lembrar a tamanha importância da higiene correta no nosso dia a dia, principalmente quem tem em casa os répteis citados acima. Jamais deixem os cães, gatos e crianças tomarem a água em que ficam as tartarugas, pois elas estão sujas de fezes que podem ter Salmonella.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Dr!Sou veterinária e estou com um labrador de 02 anos, com aumento de volume em região cervical. Entrei com Maxicam para alívio da dor e em caso de inflamação, porém suspeito de tireóide (adenocarcinoma), solicitei alguns exames hoje (hemograma, T4 e TSH), gostaria de saber uma opinião sua, pois já examinei boca, dentes, ouvido e estão tudo ótimos! O animal tomou vacinas no sábado e estava normal, quando foi no domingo apresentou esse aumento de volume!O que o Sr acha que pode ser? Ainda não tenho os resultados dos exames.Meu email: camillabianco@hotmail.com

Daniel Lima disse...

Oi Dra. Camilla, realmente é estranho esse aumento de volume, mas parece não ter nada a ver com a vacina.
Vamos descartar tireóide após os exames.
Não faço idéia do que mais possa ser, pois se fosse somente inflamatório, realmente teria sumido. Porém já tive alguns casos de tumores em esôfago, mas sempre em cães idosos.
Talvez um ultrassom ajude após os exames, mas não são todos profissionais que fazem.
Vamos nos falando e mande notícias.
Abs,
Daniel Lima