domingo, 29 de março de 2009

Gestação

A gestação de cães e gatos tem duração, em média, de 60 dias. Cães de pequeno porte e gatos apresentam esse período um pouco mais longo (média de 62 a 64 dias), já os cães de grande porte um pouco mais curto (média de 58 a 59 dias). O terço final de uma gestação é de extrema importância, pois é o período em que o feto se forma por completo, tanto em sua estrutura óssea como em órgãos internos, como os rins por exemplo, e portanto a cadela ou gata gestante deve receber uma alimentação específica e de qualidade, rica em cálcio e proteínas.

Diferente dos humanos, cada filhote tem a sua placenta e fica envolto em uma bolsa individual dentro dos cornos uterinos (local do útero em que se mantém a gestação nos cães e gatos). Quanto maior o número de acasalamentos, maior o número de filhotes; outra curiosidade é que uma fêmea que acasalar com machos distintos, pode ter filhotes de mais de um macho na mesma gestação.

O diagnóstico da gestação pode ser realizado por ultrassonografia ou radiografia; o raio-x é preciso para a contagem do número de filhotes, já o ultrasson não, mas só ele pode nos informar sobre a viabilidade fetal. O ultrasson é indicado a partir de 35 dias após o acasalamento, e o raio-x após 45 dias. Eu prefiro evitar radiação em animais gestantes, apenas solicito se for necessário.

Algumas vacinas e alguns vermífugos, no geral, não são contra-indicados no período de gestação, mas eu prefiro evitar – não faço e não recomendo.

Mais uma vez, gostaria de firmar a importância de uma alimentação específica nesse período – esses animais devem ser acompanhados por um Veterinário desde o acasalamento até o desmame dos filhotes, para que tudo ocorra da melhor forma e todas orientações sejam passadas aos proprietários corretamente para cuidarem das ‘futuras mamães’.

O parto, ...fica para o próximo post!

5 comentários:

Unknown disse...

legal! quero saber sobre o parto!

Daniel Lima disse...

Fique no aguardo!
Bj

Alexandre F. Abreu disse...

Parabéns Doutor pelo ótimo veterinário que você é, e
pela dedicação com os animais ...

Alexandre F. Abreu disse...

Parabens Dr. pelo seu trabalho com os animais ...

Daniel Lima disse...

Obrigado Alexandre, mas saiba que só cheguei onde estou pelo reconhecimento e amizade de pessoas como você!
Um grande abraço,
Daniel