segunda-feira, 17 de março de 2008

Tumor de mama em cadela – comum, mas “prevenível”

Os tumores de mama surgem na maioria das cadelas em idade geriátrica e, em geral, são malignos. Hoje em dia, já sabemos, através de trabalhos científicos, que esses tumores dependem dos hormônios sexuais da fêmea para aparecerem no organismo e se proliferarem (são hormôniodependentes).

Esses tumores podem aparecer em qualquer uma das dez mamas existentes na cadela (normalmente só se percebe oito mamas, pois as duas mais craniais – mais próximas da cabeça são atrofiadas). Normalmente, iniciam-se de tamanho semelhante a um grão de arroz, podendo ficar bem maior do que uma manga se o tratamento correto não for instituído. Como na maioria dos casos são malignos, o tumor pode se espalhar (o que é chamado de metástase), principalmente em pulmão, fígado e rins.

No início são indolores e conforme vão crescendo a dor pode aparecer por causa da dilatação da pele e compressão de tecidos anexos, e alguns podem até supurar e ficar drenando uma secreção de odor bem fétido. O diagnóstico do tumor é firmado através do exame clínico, mas só podemos saber se é câncer através de uma biópsia.

O tratamento de eleição é cirúrgico, no qual deve ser feita a retirada da cadeia de mamas que envolve o tumor, e nunca somente a retirada do próprio tumor. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a castração (ováriosalpingohisterectomia). Sempre que os tumores são retirados devem ser encaminhados para exame histopatológico, que vai dizer qual o tipo do tumor e sua malignidade ou não.

Prevenção
A prevenção pode ser feita através da castração antes do primeiro cio, o que reduz seu aparecimento, segundo estudos, em aproximadamente 98% dos casos. Evitar anticoncepcionais também é bom (‘injeções para não entrar no cio’), pois predispõe o aparecimento do tumor de mama. E importante: o acasalamento não interfere no aparecimento desses tumores, ou seja, é mito a idéia de que ‘A cadela que não cruzar vai ter câncer de mama’.

O prognóstico (‘resultado pós-tratamento’) é bom desde que o tumor seja benigno ou que não tenham indícios de metástase que, quando acontecem não têm tratamento - apenas oferecer qualidade de vida para o animal, por meio de medicamentos adequados, por exemplo analgésicos.

429 comentários:

1 – 200 de 429   Recentes›   Mais recentes»
Meu pé de Cidra disse...

Oi Daniel, parabens por esse espaço. Sou "cachorreira" e sinto falta de um espaço para tirar duvidas.
parabens
Beth

Daniel Lima disse...

Oi Beth, que bom que gostou! Fique a vontade para qualquer dúvida.
Obrigado,
Daniel Lima

Unknown disse...

Qual o prognóstico de um tumor já em tamanho de uma manga em se tratando de maligno? (cachorra com cerca de uns 11 anos de idade e em bom estado geral de saúde)

Qual o prognóstico de um tumor já em tamanho de uma manga em se tratando de benigno?(cachorra com cerca de uns 11 anos de idade e em bom estado geral de saúde)

Apenas queria fazer uma correlação com os tumores de humanos...

Obrigado.

Unknown disse...

Tenho uma poodle de 8 anos diagnosticada com cancer de mama. O veterinario fez a retirada do tumor e encaminhou para a biópsia - resultado carcinoma. E agora? O que podemos fazer? Ela esta otima - comoe, brinca ... mas não sabemos o que fazer agora.

Daniel Lima disse...

Oi Douglas, desculpe a demora - bom, no caso do benigno, o prognóstico é bom, pois é só retirá-lo que o problema se resolve caso tudo ocorra bem no pós-operatório. Já no malígno, antes da retirada se faz exames para ver se não há metástases, caso não tenha, faz a retirada com uma boa margem e aguarda, se tivermos a sorte de não ter atingido a circulação, o problema também está resolvido - pode aparecer em outras mamas, pela predisposição do animal, mas será primário, e não metástase. Infelizmente a quimioterapia para esse câncer não resolve. Espero ter ajudado, abraços, Daniel

Daniel Lima disse...

Oi Graziele, tudo bom?!
O Carcinoma de mama realmente é malígno - infelizmente a Quimioterapia não é eficaz para esses tumores, e normalmente, nenhum médico faz. O que recomendo, após a retirada cirúrgica correta, é fazer exames de controle para verificar se não apareceu metástase, como ultrassonografia abdominal e raio-x de tórax, para depois saber como agir; por enquanto não se faz nada - vida normal!
Ok? Espero ter ajudado!
Daniel

Dream Team disse...

Olá Daniel,eu tenho uma pit bull d 1 ano e 10 meses q foi diagnosticada com carcinoma maligno na mama com metástase e fez a cirurgia p/ a retirada (em questão de 2 semanas apareceu uma vermlhidão e inchaço,foi qnd fizeram a punção e diagnosticaram).Os veterinários disseram q ñ poderiam fazer nada, talvez fazer a retirada d todas as mamas p/ tentar prolongar a vida dela sem inchaço e dor.Não passaram nenhum remédio p/ ela tomar,mas continuo dando meio comprimido de Meticorten por dia (a veterinária disse q eu poderia continuar com o remédio se eu quisesse), vi q vc aconselha dar análgésicos nesses casos.O q vc aconselharia a fazer nessa situação?Fazer ou ñ a outra cirurgia d retirada das mamas?Manter o meticorten?
Obrigada!
Simone

Daniel Lima disse...

Oi Simone, em primeiro lugar é muito incomum a cadela apresentar tumor de mama com essa idade tão jovem, mas de qualquer forma me diga como foi feito o diagnóstico de câncer de mama e de metástase, e tb como e qdo foi realizada a cirurgia. Aguardo a sua resposta.
Abs.
Daniel Lima

Dream Team disse...

Olá Daniel,após surgir o inchaço e vermelhidão levei-a ao veterinário, no começo suspeitaram d mordida d aranha ou alguma alergia,mas pediram p/ fazer uma punção no local e foi qnd descobriram(08/06/09) o carcinoma com metástase e a encaminharam p/ fazer a cirurgia com urgência(10/06/09) pois acharam melhor já fazer a retirada do tumor e mandar esse material p/ análise(disseram q fazendo a cirurgia seria possível detectar melhor a origem do tumor).Após a cirurgia e análise os veterinários disseram q ñ havia protocolo d tratamento p/ o caso dela,e q p/ prolongar sua vida aconselhavam tirar todas as mamas pois ajudaria o tumor ñ reaparecer tão rapidamente.
Todos os veterinários tbm estranharam esse caso pela idade dela, mas d qlqr forma falaram q ñ seria possível uma quimioterapia.
Muito obrigada pela rapidez d sua resposta,desculpe-me pela demora.
Até mais!
Simone

Daniel Lima disse...

Oi Simone, na minha opnião, eu recomendo a castração (OSH) porque já é sabido que os tumores de mama são hormoniodependentes, e também a retirada das mamas que fazem parte da cadeia em que estava o tumor (as mamas da cadela são divididas em cadeias). Quimioterapia para câncer de mama em cadelas não apresenta resultados satisfatórios - eu também não recomendo para os meus pacientes.
Isso é tudo que você pode fazer; de resto, vida normal pois ela pode não apresentar mais nada no decorrer da sua vida. Ok?
Espero ter ajudado, e fico à disposição para qualquer coisa.
Daniel Lima

Dream Team disse...

Olá Daniel,agradeço sua sugestão e atenção.Muito obrigada!
Até mais,
Simone.

Dheyni disse...

Olá Daniel, eu tenho uma bulldog campeira de dois anos e 3 meses e ela está com pequenas, espécies de "bolinhas", junto ao último par de mamas abdominais, além disso, faz mais de um ano que ela não entra no seu segundo cio. Pesquisei na internet e acho que ela esteja com tumor, ainda no início. O senhor acha que ela reamente apresenta tumores? Caso seja, eu devo fazer imediatamente a cirúrgia para retirada?

Daniel Lima disse...

Dheyni,
Fica difícil dizer sem examiná-la; o correto é procurar um clínico, e se for confirmado o diagnóstico, tem que fazer a retirada das mamas.
Abraços e boa sorte,
Daniel Lima

Dheyni disse...

Muito obrigada doutor!

ROSELI disse...

ola Dr tenho uma pastor belga de 10 anos com tumor de mama esta muito grande do tamanho de uma manfa adem ela esta com dificuldade para respirar, mas esta comendo pouco e bebendo agua, devo sacrifica-la?

Ariane disse...

Oi Daniel
Descobri a uma semana varios caroços na barriga da minha poodle que tem 11 anos. Parece que não ´são doloridos pois ela não reclama. Ela tb não é castrada e nunca tomou remedios anticoncepcionais. Levei-a a vetrinaria essa semana que disse que a cirugia é recomendada, retirar as duas cadeias mamarias completas (de uma vez) e que da pq ela é magrinha.. Fiz o raio x e não da para ver nenhuma metastase, os exames de sangue estão ótimos. Vou ligar daqui a pouco para marcar a cirurgia para sexta que vem (05/09) mas estou com muito medo.... O que fazer? é seguro? é tranquilo para o cachorro? doi muito? tenho medo de etar fazendo a coisa errada (operando) e ela sofrer mais.. mas tb tenho medo de deixar e ser maligno .... ela tudo para mim....estou muito preocupada.... Obrigada!

Daniel Lima disse...

Oi Roseli, antes de tudo, o certo seria fazer um raio-x de tórax e um Ultrasson abdominal para saber da existência ou não de metástases. Se confirmar, principalmente a pulmonar, eu recomendo sacrificar, pois não é possível dar qualidade de vida nesses casos.
Boa sorte,
Abraços,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Ariane, boa tarde, o procedimento todo está correto (exames e cirurgia). Qualquer cirurgia pode causar dor, mas utilizando bons analgésicos o animal não sente nada; quanto ao pós-operatório, é um pouco delicado, como a lesão cirúrgica é muito grande, devemos ter um cuidado especial com os curativos e a limpeza, mas após a retirada dos pontos que normalmente fazemos com 10 dias, fica tudo bem.
Siga corretamente as recomendações do se Veterinário que tudo ficará bem.
Qualquer dúvida, fique à vontade!
Daniel Lima

Ariane disse...

Oi Daniel!!!

Obrigada por responder tão rapidamente....... marquei a cirurgia para terça feira (01/09)... agora é só esperar......
Obrigada!

Anônimo disse...

Ola, estou com uma grande duvida , tenho um Pastor-Alemão de 11 anos e ele foi submetido a retirada de um tumor de mama ,faz 4 dias que o tumor foi retirado , mas ontem começou a inchar , eu perguntei ao veterinario e ele me falou que é normal isso , mas esta cada vez mais inchado.
Gostaria de saber se realmente é normal esse inchaço?
Obrigado.

Daniel Lima disse...

Esse inchaço provavelmente é acúmulo de um líquido chamado seroma, o que normalmente ocorre em algumas cirurgias de mama, mas que quando em excesso deve ser retirado pelo Veterinário - eu recomendo levar o animal para o seu Veterinário examinar.
Abraços,
Daniel Lima

Leticia disse...

Tenho uma Cocker de 6 anos que retirou um tumor e a mama, mas não retirou a cadeia mamária. O resultado da biópsia foi carcinoma. Qual seria o próximo passo? Retirar a cadeia mamária direita, que teve o tumor ou as duas? Devemos fazer a castração? E é aconselhável a quimioterapia pra evitar a metástase?

Desde já agradeço

Daniel Lima disse...

Oi Leticia, o correto é fazer a OSH (castração) e retirar apenas a cadeia em que estava o tumor sob orientação do médico dela.
Quimioterapia para câncer de mama eu não recomendo, pois os resultados não são positivos.
Daniel Lima

Geysa disse...

Oi Daniel!
Tenho uma poodle de 5 anos de idade. Há cerca de um mês passando a mão ao lado de uma de suas mamas percebi um pequeno carocinho. Levei na veterinária e ela disse ser um tumor, mas que provavelmente era benigno. Na semana seguinte ela realizou a cirurgia de retirada e mandou o tumor para a biópsia. O exame chegou e o tumor é maligno.
A veterinária disse para eu ficar com mais atenção ainda...
Será que não tem risco de metástase? É normal uma cadela dessa idade ter tumor câncer de mama? Uma castração nessa idade já não faz mais diferença? E a retirada das outras mamas seria aconselhável?
Desde já obrigada. Aguardo resposta...

Daniel Lima disse...

Oi Geysa, infelizmente a maioria dos tumores de mama em cadelas são malígnos. Pode dar metástase sim, portanto recomendo realizar exames para tal fim de rotina a cada 6 meses ou 1 ano. A castração (OSH) é válida sim pois eles são hormoniodependentes - pode diminuir o aparecimento de outros; só deverão serem retiradas as outras mamas que fazem parte da mesma cadeia. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Crica disse...

Boa tarde, Dr. Daniel. Eu tenho uma filha pit bull de 10 aninhos. Ela foi castrada há 5 meses por causa dos problemas que ela tinha com infecções uterinas. Após a castração,notei que em menos de um mês apareceu um caroço do tamanho de um feijão em uma das mamas da cadeia esquerda.Levei-a ao veterinário uns dois meses depois, pois notei que cresceu muito, já estava do tamanho de uma azeitona. Ela foi operada e retiraram a mama com o tumor. Deu carcinoma complexo. Antes da cirurgia, foi feito radiografia do tórax e não havia metástase nos pulmões. Semama passada a levei em um oncologista que a examinou e me disse que teremos que retirar as duas cadeias mamárias, pois ela já está com mais dois caroços do tamanho de ervilhas na cadeia direita e esquerda. Ele disse que os linfonodos estão ok, não estão inchados, o que é um bom sinal. Mas ele recomendou três ciclos de quimioterapia a cada 21 dias após a retirada dos pontos. O que o sr. aconselha? Quais são as minhas chances de sucesso? Ela tirará todas as mamas na próxima quarta-feira.Ela está perfeita de saúde.Hj ela fez um ecocardiograma e está ok.Come, dorme, brinca, tudo normal.O que eu posso fazer para otimizar ao máximo o tratamento e o que eu não devo fazer. Obrigada.

Unknown disse...

oi daniel a minha cadela ta com um tumor um pouco menor q uma manga mais eu ñ sei se é maligno e tambem ñ posso levar ela no veterinário e o pior é que criou um furo e esta saindo sangue o que eu faço?

Daniel Lima disse...

Oi Crica, boa noite, eu recomendo fazer sim a retirada das cadeias mamárias, porém quimioterapia para câncer de mama eu não sou a favor pois na minha experiência clínica os resultados positivos foram zero por cento; o animal deprime muito com a quimioterapia e outros danos podem ser causados.
Ps. Gostaria de deixar claro que esta é a minha opinião!
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Brenda, boa noite.
Infelizmente a única solução é levá-la em um Veterinário e pensar em realizar a cirurgia - o tumor de mama está drenando e infeccionado, não cicatriza mais.
Se o problema for dinheiro, recomendo procurar um hospital escola na sua região, onde os custos são bem reduzidos.
Abs,
Daniel Lima

Michelle disse...

Boa Tarde Daniel.
Minha cadela fez a castração a retirada de um tumor na mama e tambem um tumor na perna esquerda (tras),apos quase 2 meses de cirurgia apareceram mais um tumor na mama e mais um na mesma perna.
E agora minha cadea emagreceu,nã quer cmer e está vomitando direto, isso pode ser um sinal de metastese? E nassa cirurgia se tivessem tirado a cadeia mámaria a doença voltaria?

Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Michelle, pode ser metástase sim; recomendo fazer um raio-x de tórax e um um ultrassom abdominal, e se necessário demais exames de sangue. Se tivesse retirado a cadeia toda a chance de volta seria menor, mas não impossível.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

oi Daniel, minha cadela tem 11 anos. No mês de agosto ela foi castrada e no mesmo tempo, percebi umpequeno caroço na sua mama, mas acabei deixando quieto pensando que iria desaparecer. Agora no começo de outubro, levei ela no veterinario e foi tirado um raio-X de torax e a veterinaria disse que já estava ocorrendo a metastase em seu pulmão. Daniel, ela não come mais, fica triste no canto dela, vomita tudo que come, inclusive agua, e quase nem levanta mais, existe alguma coisa que posso fazer pra salvar ela??

Daniel Lima disse...

Boa noite Anderson, infelizmente não tem nada a fazer se foi diagnosticado metástase; eu recomendo medicamentos para sintomas buscando qualidade de vida, mas qdo isso não é possível recomendo a eutanásia, que nesse caso é uma forma digna de demonstrarmos nosso respeito e não deixá-la sofrer.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

olá Drº Daniel,tenho dúvidas a respeito da castração...minha cadela vai fazer 3 aninhos,já entrou no cio 2 vezes e nunca cruzou,e eu nem quero,é preciso que eu faça a castração pra não dar tumor de mama ou isso é mito?Desde já agradeço,q Deus possa te dar a cada dia mais capacidade e sabedoria em toda a área de sua vida,Deus te abençoe.Espero a resposta,muito agradecida,abraço,boa noite!!!!!

Daniel Lima disse...

Oi Eliane, a castração só previne o aparecimento de tumor de mama qdo é feita antes do 1º cio, porém se vc não quer cruzá-la eu recomendo sim a castração, pois evita gravidez psicológica após cada cio e infecção uterina.
Abs,
Daniel Lima

Isabel disse...

Olá Sr. Daniel, gostaria da sua opinião, tenho uma cadela, sem raça determinada, pesa por volta de 10 kg e tem 10 anos, e desenvolveu um caroço em uma das mamas, a veterinária quer realizar a retirada do tumor e a castração; fico preocupada, no entanto, devido a sua idade pois li bastante a repeito da castração, que é mais indicada para fêmeas jovens, e que o tumor é uma consequencia comum nas fêmeas devido a alterações hormonais. é correto? Quais são os riscos desse tipo de cirurgia? o sr aconselharia a castração para uma cadela de mais idade como a minha?
muito obrigada pela atenção,
Isabel

Daniel Lima disse...

Boa tarde Isabel,
Eu recomendo a castração sim junto com a retirada da mama, pois tumores de mama em cadelas são hormoniodependentes; se não for castrada a recidiva tem mais chance de acontecer; e além do mais é muito comum infecção uterina em cadelas idosas - estaríamos evitando com a castração.
A castração em cadelas jovens antes do 1º cio evita o aparecimento de tumor de mama no futuro.
O risco anestésico, que existe para todos nós, é o mesmo para qualquer uma dessas cirurgias. O importante é utilizar uma anestesia adequada para ela.
Fica tranquila que vai dar tudo certo!
Fico à disposição,
Daniel Lima

Blog delas disse...

Olá,
ótimo esse espaço,
parabéns.

Daniel gostaria de tirar uma dúvida
minha tia tem uma cadela poodle de 12 anos, que é considerada a criança da casa, só que ela já teve um tumor na mama e este foi retirado, logo depois apareceu mais um e o mesmo metodo fora aplicado, só que eu fui a casa dela e notei que há um terceiro nodulo já com uns 3cm e tendo uma pequena mancha escura e a cadela grunhiu quando eu apertei ou seja já deve ter atingido algumas terminações nervosas ela me perguntou o que poderia ser, se poderia ser um outro tumor, então eu disse que não poderia ser descartada essa chance até porque ela já teve outros tumores, é de idade, sempre tomou injeção, e não foi castrada, e eu disse tbm que se metastase poderia atingir o pulmão, mas não disse nada com certeza até pq eu não médica veterinária ainda, e não sei como estão os exames dela.
Além desse nodulo na mama, ela tem mais alguns caroços mto pequenos como se fossem verrugas espalhados pelo corpo quem a toca até acha que é carrapato.
Sei que a castração ajudaria a pelo menos diminuir o aparecimento de "nodulos", mas sei também que ela já é idosa e qualquer cirurgia poderia ser de risco. Mas agora tenho dúvida, acharia melhor realizar a castração com a intenção de prevenir outro aparecimento de nódulo, e assim evitaria o gasto e pouparia mais o animal de sentir dor, ou como é de muito risco faria somente a retirada desse nodulo e "deixasse" que aparecesse outros?


Obrigada e boa noite

Daniel Lima disse...

Olá, boa tarde,
Muito obrigado - que bom que gostou!
Em relação à cadelinha, pode ser outro tumor sim; eu recomendo retirá-lo junto com a cadeia mamária, fazer a OSH (castração) e encaminhar o tumor para histopatológico.
A OSH faz com que diminuam as chances de recidiva dos tumores.
Qto às verruguinhas, o aparecimento é comum em cães idosos, principalmente em determinadas raças como o poodle e o bichon frisé, por ex. Se não incomoda ela, não mexa nisso.
Espero ter ajudado,
Abs,
Daniel Lima

Amanda disse...

Oi, Dr, preciso da sua ajuda tb.
Ontem a tarde brincando com a minha cachorrinha, que tem 8 anos de idade e é da raça pichen, notei que acima de umas de suas mamas existe um caroço do tamanho de uma azeitona e qd passo a mão ela não sente dor nenhuma. Procurando mais encontrei um bem pequeno, do tamanho de um feijão acima de uma outra mama do mesmo lado.
Infelizmente moro numa cidade que não tem veterinário que possui clínica para animais de pequeno porte, logo precisarei levá-la na cidade vizinha e o meu pai só poderá levá-la no final de semana, neste sábado. Gostaria de saber se é muito perigoso aguardar esses 5 dias, pois desconfio que seja um tumor.
Muito obrigada desde já. Este forum está me ajudando muito. Q Deus abençoes vc e ajude a minha filhinha.
Amanda.

Daniel Lima disse...

Oi Amanda, tudo bem?
Que bom que estamos ajudando vocês!
Bom, em relação à sua cadelinha, não tem problema esperar esses dias, o importante é levá-la em um Veterinário e seguir as recomendações, que provavelmente serão castração (OSH) e retirada das mamas afetadas pelos tumores.
Boa sorte!
Daniel Lima

Patty Kaneko disse...

Boa tarde Daniel,
Estou em situação semelhante a todos. Minha cadelinha da raça Dushound (Bassê) tem 16 anos. Ela está bem, e cerca de um mês atrás realizou ultra-som e raiox, que apontava que ela estava super bem. O nódulo está do tamanho de uma ameixa, e estou indecisa quanto a cirurgia pela idade dela. A veterinária da minha cidade orientou a discutir em familia qual seria a melhor solução, mas como tive a impressão que o nódulo cresceu, achei melhor procurar saber mais sobre a cirurgia.
Como todos os amigos aí de cima, tenho medo de acontecer algo na cirurgia, é uma decisão muito difícil. Agendei com outra veterinária para ouvir outra opinião também, acho importante.
Obrigada pelas dicas no Blog.
Um abraço
Patricia (Londrina-PR)

Daniel Lima disse...

Oi Patrícia, realmente é uma decisão difícil e que somente vocês poderão tomar. Os riscos de anestesia nessa idade realmente são maiores; eu recomendo fazer um exame que normalmente não fazemos de rotina, pois não é muito preciso, que é uma citologia aspirativa do tumor para ver se tem células malígnas ou não - talvez seja um bom começo.
Obrigado e abraços,
Daniel Lima

Jucilene Silva disse...

Oi Daniel. Hoje que fui encontrar este site, e especialmente hoje fui ao veterinário com minha Akita de 10 anos e voltei sem ela. Em torno de 1 Mês atrás nasceu uma das mamas da minha Akita esta inchada e dura, e de repente abriu,formando uma ferida e a mesma cresceu, levei ao veterinário na semana passada e ele disse q era tumor, que estava bem crítico, e hoje foi feito raio-x e ainda não tinha atacado os pulmões, porém ele me disse que estava enraizada nos músculos,quase perto do genital dela, e que mesmo após o operatório ela iria morrer,pediu p decidir em sacrificá-la ou operá-la e ela ficar sofrendo.Após tanto dor e lágrimas optei em sacrificá-la. Mas Daniel foi correto? pois agora vi tantos casos parecidos, estou desesperada pela perda. Eu fiquei segurando sua patinha até a aplicação. Me ajude. Jucilene Silva

Unknown disse...

Olá Dr. Daniel, minha poodle está com um tumor na mama e está parecendo que vai estourar. Antes disso a levei em um veterinário que disse ser cancer e que não deveríamos mexer por que ela é muito velha(17 anos), porém "saudável", como posso ajudar minha cadela para que não sinta dores muito fortes? Neste estágio ainda há tempo para cirurgia? No entorno existem outros caroços do tamanho de ervilha e outros como bolas de gude. O pior está do tamanho de um limão.

Agradeço pelo carinho!

Luciene

Daniel Lima disse...

Oi Jucilene, fica difícil eu julgar como certa ou errada a sua decisão sem examinar o animal, mas concordo com o médico dela que da forma que estava o sofrimento seria grande principalmente se já havia metástase na região próxima da vulva.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa noite Luciene, é uma situação bem difícil, pois nessa idade os riscos de uma anestesia são grandes. Eu faria todos os exames necessários e se estiver tudo bem, pensaria com calma em decidir algo - tem que ser uma decisão da família toda. Se o tumor supurar, não temos saída, a cirurgia tem que ser feita, mesmo com os riscos.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde Daniel

Tenho uma cachorra akita de 8 anos que não é castrada,e hoje notei que os tetos estão rigido. Cheguei a pressiona-los, foi quando saiu um liquido claro (translucido), sem cheiro.
O que deve ser?

obrigada pela atenção!

Death & Addams disse...

Ola , minha cadela fez 3 retirada de mama e tbm foi castrada, isso faz uma semana já, agora tem uma mama do lado esquerdo dela esta enchado, sera que isso é devido a sirurgia??

Daniel Lima disse...

Boa tarde, sem ver o animal fica difícil, mas pode ser devido à cirurgia sim; leve-a ao Veterinário que fez a cirurgia.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa tarde Tali, pode ser uma infecção nas glândulas mamárias; leve-a para um Veterinário.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Daniel.
Tenho uma pincher que tem 10 anos. nunca cruzou e está com todas as tetas bem inchadas, vermelhas e saindo liquido. A pele está bem vermelha com brilho e as pernas de trás super inchadas , com certeza com inflamação. Ela já teve este inchaço e abriu um buraco que drenou este liquido.Já tratei com diversos medicamentos e pomadas indicadas pela veterinaria. Ela me disse que para operar é preciso tratar da pele.Ela teve uma crise respiratória e estou com receio que já tenha espalhado. Ela é bem animada , come bem e toma bsatante agua. Qual o melhor procedimento????
Agradeço se puder me orientar, pois estou aflita.

Um abraço

Daniel Lima disse...

Boa tarde, em relação à sua Pinscher, primeiro o Veterinário tem que dizer se é tumor ou outra patologia, depois recomendo fazer todos os exames necessários para Função renal e hepática, metástases etc. Se for tumor o correto é operar as mamas e realizar a castração.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

OI Daniel...
Minha cadelinha esta com cancer na mama, é uma York de 8 anos, ela fez uma cirurgia a 3 meses só que como os tumores eram pequenos, o veterinario só retitou os tumores, não a mama. Agora observei que na mesma mama apareceram mais 6 tumores...O que vc aconselha que eu faça? eu estou fora do Brasil com ela e confio na opnião de veterinarios brasileiros, poderia me ajudar? seria aconselhavel tb castra-la mesmo ela estando já com 8 anos? Obrigada, Luciene

Daniel Lima disse...

Oi Luciene, recomendo fazer a retirada da cadeia mamária inteira na qual estão os tumores + OSH (castração), pois tumores de mama são hormoniodependentes. Faça exames pré-operatórios e para metástases antes. Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Boa tarde!
Minha Yorkshire de 2 anos fez a castração 15 dias atrás, já retirou os pontos, mas essa semana percebi um carocinho bem em baixo da cicatriz e da para sentir o fio do ponto interno nesse carocinho do tamanho de um sagu, o que deo fazer?

Daniel Lima disse...

Oi Flavia, isso pode ser uma fibrose normal da cicatrização ou então uma rejeição de pontos; procure o Veterinário que fez a cirurgia para fazer um retorno cirúrgico - vc ficará mais tranquila!
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa Noite Daniel!
Estou arrasada, preciso de sua ajuda...
Minha gatinha tem 9 anos e passou por 5 cirurgias, sendo a última com outro método: tipo congelamento (menos agressivo), mas pra ela não foi nada bom. Está magra, dorme o dia todo, come (mas pouco), e não brinca mais...
Notei que os caroços voltaram(inclusive na região onde feita a cirurgia). Já foi feito a biópsia e resultou "maligno". Estou aflita!!! Não sei q atitude tomar.
Submeto a outra cirurgia? Tenho medo de não aguentar, pois está fraquinha!
Aguardo um retorno, obrigada!

Karina Santos disse...

Olá, Eu tenho uma pincher, ela tem 7 anos, e tem muita gravidez psicológica. Mesmo já tendo duas crias. No entanto eu andei apalpando-a para verificar de que sua mama estava bem. Foi logo aí, que percebi um caroço como uma ervilha, ele se movimenta e parece ser independente de sua mama. Por favor, isto pode ser um índice de tumor, e no caso um câncer? Eu estou muito preocupada,e ficarei grata pela ajuda.

Melina disse...

Olá, Dr Daniel!
Tenho uma cadela de 4 anos da raça Shiba e acabo de perceber um carocinho que fica no abdome a cerca de 1 cm da tetinha. Ao comprimir as tetinhas sai um pouco de secreção e todas parecem um pouco engurgitadas. O ultimo cio foi há cerca de 3 meses.
Ela não parece ter dor no local. O carocinho parece ser subcutâneo, bem delimitado e movel. Isso pode ser um tumor? Adenomegalia?

Na sua opinião, devo leva-la ao veterinário o quanto antes? Ou devo observar um pouco mais?
Muito obrigada!
Melina

Unknown disse...

Parabéns pelo site, doutor!
Tenho uma cocker que acabou de completar 10 anos. Ela é super saudável, mas está com um pequeno caroço numa mama e apareceu um tumor em outra, mas externo (ambos indolor). O veterinário disse que precisa operar e que seria interessante realizar a castração. Tenho medo da cirurgia. Quais os riscos? Ela já foi operada uma vez, aos dois anos, para a retirada de um tumorzinho na pele, mas tomou anestesia geral. Esse fator diminui o risco? Grata...Patrícia

Daniel Lima disse...

Flávia, eu faria todos os exames possíveis para ver seu estado geral e metástases; se estiver td bem, faça a cirurgia com a retirada mais radical possível e mto tratamento suporte como fluidoterapia e antibióticos.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Karina Santos, pode seu um tumor sim, leve-a a um Veterinário de confiança e escute o que ele diz. Se for tumor, recomendo OSH (castração) e retirada da cadeia mamária acometida.
Faça exame histopatológico depois.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Melina, leve ao veterinário sim - pode ser um tumor, inflamação da glândula mamária, linfonodo aumentado etc. O que for, ela precisará de tratamento adequado.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Patrícia, eu concordo com o veterinário dela qto às cirurgias. Qto ao risco de anestesia, ela já ter sido anestesiada não muda nada - o risco sempre existe para todos nós, o importante é fazer um check up de exames antes para ver como ela está; estando td bem e sendo utilizada uma anestesia adequada, os riscos minimizam bastante.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Caroline disse...

Olá... tenho uma cadela que hj conta com 10 anos de idade, a qual foi vacinada para não pegar cria... Porém percebi que saiu alguns caroços na teta dela, além d alguns pelo corpo... Mas o pior, é que d baixo da patinha dela, saiu uma ferida, que está em carne viva e não cicatriza, além de uma na perna e outra do lado da cabeça... todas em forma de ferida, que quando ela coça, sangramm... Percebi tb que ela está tendo dificuldades para respirar... Quanto a alimentação, não percebi nada de anormal, ela continua comendo e bebendo... O que fazer??? Obrigada.

Daniel Lima disse...

Boa noite Caroline, recomendo procurar um Veterinário de confiança para examinar a pele e as mamas, pois sem exame clínico é difícil saber. Ok?
Aguardo seu retorno,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Daniel, valeu! Fiz o que me disse..foi feito uma ultrassonografia e infelizmente o fígado dela está totalmente alterado.
A veterinária recomendou q não vale a pena passar por uma outra cirurgia, provavelmente nem aguentaria.
Tá sendo muito difícil pra mim, mas vou ter q me conformar!
Obrigada! Abraços...

Daniel Lima disse...

Pense positivo e faça o que puder para dar qualidade de vida para ela! Boa sorte!
Abs,
Daniel Lima

Flávia disse...

Oi Daniel, td bem? Como te falei, minha gatinha está com o fígado bem alterado (devido o câncer)... e agora a situação piorou! Ela está emagrecendo cada vez mais, está comendo pouco, ou seja, somente líquido (leite, danone), nem ração não aceita mais. O q poderia fazer pra melhorar a alimentação dela? Aguardo, obrigada!

Anônimo disse...

Oi,Daniel

Eu tenho uma cadela com aproximadamente 09 anos e no ultimo cio dela as mamas apareceram cheias e saindo leite, logo depos uma das mamas ficou dura,levei aoveterinario e ele disse que era gravidez psicologica, passou um antibiotico (maxicam) e um remedio homeopata que agora eu nãolembro o nome, aotermino do medicamento a mama esvaziou um pouco, e agora estou percebendo um caroço que as vezes parece grande e as vezes ele diminui. estou muito preocupada pois ela é um denguinho. o que possofazer.

Graciella disse...

Olá Doutor, possuo uma cadela pinsher de 14 anos de
idade e está com tumor do tamanho de um limão, levei
ao veterinário e foi diagnositcado outros 3 tumores
na mama, foram realizados exames de sangue, tudo ok,
radiografia, na radiografia e no eletrocardiograma foi detectado um aumento
de tamanho do coração lado esquerdo, regiao de ventriculo
e atrio, aumento de radiocapacidade do parenquima pulmonar,
sugestivo fibrise,a veterinaria recomendou tomar um quarto
de enalaprev e irá marcar a cirurgia para retirada da cadeia
mamaria e a castração, estou com muitas duvidas e medo em
relação a isto, será que não tera problema de realizar
esta cirurgia, o que devo fazer???

Abraços

Daniel Lima disse...

Oi Flávia, vc poderia tentar uma ração umida mto calórica e saborosa para animais doentes que se chama Hill's AD lata; ou então tentar papinha da nestle para bebês.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Anônimo, vc deve retornar nesse Veterinário para ele avaliar.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Graciella, eu recomendo fazer o tratamento para o coração e qdo este estiver estável, realizar a cirurgia com uma anestesia adequada para o quadro dela, onde conseguimos diminuir bastante os riscos da anestesia.
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

tenho uma cachorra de 16 anos que quase não anda e ela está com tumores na parte baixa da barriga e um deles está com um buraco que fica vazando um liquido de cheiro ruim o que posso fazer por ela?devo sacrificá-la?tirando isso o estado de saúde dela é bom.Douglas,Sorocaba

Flávia disse...

Oi Daniel, obrigada pelo retorno... a sua opinião me fortalece muito, pois a situação é triste.

Tenho medo de ela estar sofrendo, por não comer quase "nada", só fica deitada (sem disposição), qdo se levanta parece q vai cair.

Uma outra dúvida: Pq a barriga dela está grande e o tempo todo quente. O q seria?

Em relação a alimentação, vou tentar a papinha de bebê ou então a ração úmida... pq até a wiskas sachê tá difícil :(

De verdade, pra mim está sendo muito doloroso... não sei q decisão tomar...

Mais uma vez, obrigada!
Flávia

Daniel Lima disse...

Oi Douglas, o correto é levá-la em um Veterinário, fazer um check-up e pensar na cirurgia com uma anestesia adequada.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Flávia, deve ser por causa da inflamação local, tente esses alimentos sim. Outra possibilidade é levá-la no Veterinário dela para fazer alguns dias de soroterapia completa para tentar ajudá-la a sair da crise.
Abs,
Daniel Lima

Flávia disse...

Daniel, minha gatinha se foi...Ela tava muito mal! Tá sendo muito difícil aceitar a perda :(
Obrigada por tudo!!!
Abraços

Unknown disse...

Olá Daniel, a minha cachorrinha é da raca Poodle, tem 11 anos...
Há 15 dias observei que ela tinha um liquido saindo em duas tetinhas, uma ao lado da outra, entao levei na veterinaria e ela disse que era uma inflamacao apos gravidez psicologica, dei os remedios por 10 dias e nao obtive melhora, no dia que levei ela novamente para o retorno, ela foi diagnosticada com um tumor, e teve que fazer uma cirurgia para remocao de toda a cadeia mamaria direita, porem nao falaram sobre biopsia, e ela esta com um pequeno tumor na patinha direita, que so foi observado pois tinha uma verruguinha arroxeada... Agora, 3 dias apos a cirurgia, observei que a patinha do lado em que foi realizada a cirurgia esta mto inchada,levei ela novamente no veterinario e ele disse que era normal devido a perda sanguinea e porque era do lado da cirurgia... É normal mesmo? E quanto a biopsia? Sera que é tumor malígno?

Kátia Ruviaro disse...

oi Daniel, tudo bem?
Tenho uma cadela de 10 anos. no retrasado descobri um tumor de mama, do tamanho de um grão de arroz. Levei no veterinário e ele confirmou o tumor. Foi feita a retirada do tumor e ela passou bem. Em junho do ano passado, descobri que ela estava com infecção uterina grave. O veterinário me deu pouca esperança, mas graças a deus correu tudo bem e ela melhorou. Só que encontrei outro carocinho nela, qse debaixo da axila...e naum tenho certeza do que é. Vou levá-la no veterinario amanha pra ver o que é. Queria saber a tua opinião...com base no histórico dela se pode ser ou não outro tumor. Ela ja tem 10 anos...quanto vive em média uma cadela com um histórico como o dela? Ela é tudo pra mim, por isso quero saber de opiniões de outros veterinários. Existem exames que devem ser feitos em cães mais velhos, pra ver se está tudo bem? Morro de medo que ela fique velhinha, cega, surda...sei lá...e eu tenha que mandar sacrificar. Eu nunca conseguiria... desde ja agradeço pela atenção. Espero resposta. Um abraço

Daniel Lima disse...

Oi Flávia, eu sinto muito por ela.
Fique bem.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Janaina, pode ser normal, mas sem vê-la é difícil dizer. Qto à biópsia, deveria ter sido feita, pois nos ajuda no prognóstico e se voltar em outra mama podemos saber se é o mesmo tumor; não dá para saber o grau de malignidade. Mas fica tranquila, agora o importante é ela se recuperar bem dessa cirurgia; na dúvida, retorne qtas vezes julgar necessário na médica dela.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Katia, pode ser outro tumor sim, na dúvida é melhor retirar e fazer histopatológico. Qto ao tempo de vida, não se preocupe, pois tumores nas mamas são bem comuns em cadelas idosas, o importante é proceder sempre corretamente nos tratamentos. Eu recomendo para cadelas que apresentam tumor de mama malígno, após a retirada, fazer exames preventivos para procurar metástases, como Ultrassom abdominal e raio-x de tórax, bem como hemograma, função renal, hepática e glicemia, que são bons para controle de animais idosos.
Daniel Lima

Kátia Ruviaro disse...

Obrigada Daniel. Fui ao veterinário hoje e ele disse que o carocinho não está com cara de tumor de mama, mas que é pra mim cuidar para ver se cresce, porque se crescer, vamos retirar.Nossa, me deu um alívio por enquanto,a minha cadelinha está traumatizada de ir ao veterinário porque ela ja fez 2 cirurgias e odeia cortar as unhas...hahaha. E eu, fico muito preocupada qto à cirurgias pois ela ja tem 10 anos e morro de medo de ela não aguentar. Mas fico agradecida pelas sugestões e parabenizo por este espaço. Pra nós, cachorreiros de plantão, é ótimo. E desejo que tu continues assim,pois existem muitos veterinários por aí que só pensam em dinheiro e não gostam daquilo que fazem e tratam os animais como não deviam. Vejo que tu não é nenhum pouco assim, pois só o fato de abrir um espaço desses, já mostra o quanto tu se preocupa em nos ajudar para que possamos ajudar os animais. Muito obrigada e mais uma vez, parabéns.

Abraço

Daniel Lima disse...

Que bom Katia!
Boa sorte com ela e obrigado.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Daniel, tenho uma cachorrinha da raça Pinscher que tem 12 anos e foi diagnosticado câncer maligno. Levei ela no hospital veterinario da universidade da minha cidade em Dezembro agora e lá eles fizeram varios exames, ela não apresentou metastase no pulmão, o hemograma deu tudo certo (hemacias e coagulação), para fazer o exame hepático e renal foi complicado, pois minha cachorra não estava deixando retirar sangue do pescoço e acabou tendo uma parada respiratória (ela tem colapso de traqueia, mas no final deu td certo) e retiraram células, com uma agulha, do tumor da mama para saber se era benigno ou maligno (foi ai que me disseram que era maligno mas não sei se dizer o tipo maligno que é, só sei que pode realizar a cirurgia). Depois do ocorrido da parada respiratoria, eu e minha mae ficamos com medo de fazer de novo o exame hepático e renal (que ate entao não havia dado certo por causa da parada) e observei que depois de umas 2 semanas após a retirada das células da mama o tumor aumentou mais, criando um tipo de bolhinhas em volta de onde fizeram a retirada. Agora (de uma semana pra cá mais ou menos) levei ela numa clínica para ver se dava pra fazer cirurgia, fizeram alguns exames e ainda não apresentou metastase no pulmão e o resto deu tudo certo, marquei a cirurgia para amanhã...mas tem um probleminha e isso faz com que eu fique na dúvida de vale a pena fazer a cirurgia ou não..
Como o tumor aumentou, chegou bem perto da vulva, e a vaterinária disse q ela consegue tirar a parte que está pior (onde está com as bolhas..) mas q ela nao sabe se conseguiria tirar a parte que está bem perto da vulva por nao ter pele o suficiente, que provavelmente ficaria um pedacinho...é ai que entra minha dúvida, se vale ou não a pena submeter a cachorra por essa cirurgia..que por sinal foi marcada para amanhã a tarde.
Espero uma respostas o mais rápido.
Obrigada desde já! Andréa.

Daniel Lima disse...

Oi Andréa, desculpa não lhe responder com urgência, pois normalmente faço a manutenção do blog apenas 1x ao dia.
Bom, de qualquer forma acho que a cirurgia tem que ser feita mesmo assim, pois um dia poderá 'estourar' de vez e tudo vai ser feito às pressas e os riscos serão maiores.
Aguardo notícias,
Daniel Lima

Raquel disse...

GiroVeterinário: Tumor de mama em cadela – comum, mas “prevenível”
Olá Dr.Daniel,tenho uma cocker de 10 anos,não é castrada,nem nunca cruzou,há 1 ano e meio ela apresentou caroços nas ultimas mamas,foi retirado os tumores e mais ou menos em julho,qdo ainda fazia 1 ano de cirurgia,novamente percebi mais caroços,e algumas bolhas vermelhas,que ela disse que já era o tumor e que deveria tirar urgente,fizemos então um rx de toráx,foi onde deu que tava com um edema pulomonar e coração aumentado...ela receitou maleato de enalapril e furosemida,para uso contínuo...foi feita a cirurgia no fim de outubro de 2009,como foi uma cirurgia gde,pois retirou as 2 ultimas tetinhas,e tb o linfonodo,a perna dela começou a inchar e mesmo antes que tirasse os pontos,lá estavam aquelas bolhas vermelhas querendo virar feridas...retornei com ela,e foi constatado que os tumores haviam voltado,ai ela deu antinflámatório...e que não tinha muito o que fazer!!!levei outra clinica,e a vet receitou antibiótico e corticóide,pois as feridas estavam se rompendo e sangrando muito...passados 5 dias,voltei hj na vet,e minha cocker está pior,pois sua respiração tá muito difícil,não est´´a comendo quase nada,e preciso que ela coma,pra poder dar os medicamentos...bebe muita água e tb faz bastante xixi,e deita e dorme o dia todo...hj foi feito um novo rx do tórax,no qual constatou metástase no pulmão e tb um ultrasom abdominal,pois o fígado tá alterado e como o linfonodo não tá fazendo a funçao dele,e está aumentado...ela tá com líquido no abdomem,a barriga tá muito estufada...então ela deu hj um bronco-dilatador pra ver se minha cocker consegue respirar melhor...e disse que tudo isso é só pra melhorar a qualidade de vida,mas nada tem cura...o que fazer Dr.????será que foram procedimentos corretos?antes de operar essa 2 vez,pelo menos ela não sofria,me arrependi de deixar pela 2 vez...qual será a chance de vida dela?qto tempo ainda resta,e esse líquido dentro do abdomen,não é preciso tirá-lo?
muito obrigado,li todos os tópicos...foram de grande ajuda

Unknown disse...

Oii Daniel, sou eu de novo! A cirurgia foi feita e retiraram a cadeia mamaria direita e conseguiram tirar até a parte que estava perto da vulva..mas a veterinaria não conseguiu tirar com margem de segurança o tumor da cadeia mamaria, e agora?? é mto
perigoso isso? será que seria bom ela fazer quimio?? Tenho muito medo da minha amiguinha voltar a sofrer mais.. :/
Me de sua opinião, por favor..e me explique mais ou medo o que poderá acontecer agora..
Obrigada de novo!
Andréa.

Anônimo disse...

Oi Daniel,
Descobri hoje que minha cadela poodle esta com cancer de mama, ela esta super bem come,brinca normal...mas apareceu um caroço nela...por isso descobrimos, ela tem 7 anos qual o risco que ela corre na cirurgia? Se ela não fizer a cirurgia o que pode ocorrer?? Estou desesperada não sei o que fazer o veterinário quer fazer a cirurgia rápido....tenho medo dela morrer...me de um help por favor.

Obrigada

Daniel Lima disse...

Oi Raquel, fica calma pois vc fez tudo corretamente, mas mesmo assim essas metástases podem aparecer; o importante é dar qualidade de vida mesmo, como a médica dela disse; o tempo de vida não dá para falar, pois cada animal responde de uma forma.
O líquido no abdomen pode ser causado pelo coração ou fígado e deve ser retirado quando em excesso para oferecer conforto para ela.
Ofereça uma alimentação caseira sem sal e demais temperos como tentativa.
Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Andrea, que bom que conseguiu retirar todos os tumores; a margem de segurança é um tecido aperentemente sadio ao redor do tumor, o que nos traz mais tranquilidade, mas mtas vezes é impossível retirá-lo.
Eu não tenho bons resultados com quimioterapia para câncer de mama de cadelas, portanto não recomendo.
Fica tranquila pois foi feito o que poderia ser feito.
Agora, alimentação de qualidade, muito carinho e exames de rotina.
Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Denise, o correto é fazer a cirurgia sim; risco de anestesia existe para todos nós, o importante é fazer exames pré-operatórios para minimizar esses riscos utilizando uma anestesia apropriada para ela.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Raquel Torres disse...

Oi Daniel,to muito triste,pois minha cocker a Hanna que eu amva tanto,não aguentou...ontem domingo ela piorou muito,mal deitava,acho que pela falta de ar,devido aos pulmões estarem comprometidos pela metástase,ela só ficava sentada,em busca de ar,tadinha...como eu não teria jamais coragem de sacrificá-la,pedi tanto à Deus que não a deixasse sofrer...Ele me atendeu e às 19:00 de ontem(24),ela me deixou,acho que teve uma parada respiratória,seguida de uma cardíaca,tentei fazer massagem no coração,falar com ela,mas foi muito rápido,ela se jogou no chão,mas eu fiz o que pude,dei os melhores tratamentos,incluindo remédios,profissionais e muito amor e dedicação!!!mesmo assim sinto um vazio e uma dor enorme..muito obrigado

Daniel Lima disse...

Oi Raquel, eu sinto muito. Fique bem e guarde as lembranças boas!
Abs,
Daniel Lima

Anônimo disse...

Oi Daniel, Fiquei indignada pois o veterinário que eu fui diagnosticou cancer só de examinar com as mãos a minha cachorra e já queria opera-lá amanhã, sabe nem explicou direito e nem falou me sobre os exames para confirmar o câncer...sinceramente achei ele apenas interresado em dinheiro...Conversei com outro veterinário e vamos marcar nova consulta para realização de exames
e confirmação do real problema e o que deve ser feito...Fiquei mais tranquila. Obrigada pela ajuda.
Gostei muito deste blog nos ajuda e da uma força nesse momento dificil afinal o animal faz parte de nossa familia.

Daniel Lima disse...

Boa sorte Denise!
Daniel Lima

Bruna disse...

Oi Daniel, tenho uma cadela fila de 10 anos. Nós aplicamos nela uma vacina de castraçao duas vezes, uns meses depois começou a aparecer um caroço do tamanho de uma azeitona, q cresceu cada dia mais. Hoje está maior q uma manga, e abriu um buraco onde dá pra se ver a pele. Levamos a uma especialista q disse q poderia ser causado pela vacina.
Por favor me ajude: o que seria esse caroço, tem que fazer cirurgia???
Ela está muito tristinha e eu nao vivo sem ela.
Aguardo pela resposta.
Desde já agradeço.

Daniel Lima disse...

Oi Bruna, se realmente for um tumor de mama, o correto é operar sim. 'Injeções para não entrar no cio' realmente podem predispor ao tumor de mama em cadelas. Peça orientação detalhada ao seu Veterinário e não esqueça de fazer exames pré-operatórios.
Abs,
Daniel Lima

Bruna disse...

Muito obrigada doutor,
vou tomar todas as medidas necessarias.
Grata.

Unknown disse...

oi doutor Daniel, minha cadela tem 9 anos e está com um tumor, entre as mamas o vet. disse que enraizou pra essas duas mamas e que tem q tirar, só q pedi a ele para tirar raio x e ver se tem metástase e ele disse que no raio x não aparece, então o que devo fazer, pra saber se tem metástase?

Daniel Lima disse...

Oi Susana, as metástases mais comuns de câncer de mama em cadelas são em pulmão, fígado e rins, portanto para ter mais certeza o correto é fazer um raio-x de tórax e um ultrassom abdominal.
Daniel Lima

Toni Neto disse...

Gostei de ler a matéria. Hoje (20/2/2010) a veterinária da minha cachorra de raça Shi-tzu diagnosticou um tumor mamário nela. O tumor ainda é menor que um grão de arroz, mas a cirurgia já está marcada pra quarta-feira 24/2. Como bem observado no artigo acima, fazer a prevenção e tentar descobrir o quanto antes é sempre a melhor solução. Obrigado pelas dicas e pela matéria, muito bem escrita.

Daniel Lima disse...

Oi Toni, obrigado e boa sorte com a sua cadelinha!
Abs,
Daniel Lima

Marla Mazioli Braga disse...

Boa tarde Daniel!!!

Minha cadela Poodle tem 10 anos e operou dia 20 de fevereiro para a retirada de caroços nas duas mamas de baixo.a cirurgia foi um sucesso e a recuperação dela excelente. Porém ela estava tomando Dipirona para dor e Amoxilina de antibiótico e no dia 01 de março começou a vomitar muito e nada para no estômago dela, nem água.Ela tomou várias injeção de Plasil mas ñ adianta ela continua vomitando, fraca e está tendo q tomar soro para conseguir parar em pé. O que pode ser isso? O veterinário disse q foi por causa dos remédios, mas será q pode ser do fígado?Por favor Daniel me ajude,estou desesperada!!!

Daniel Lima disse...

Oi Marla, boa tarde, pode ser das medicações ou pode ser outra coisa; para vc ficar mais tranquila e tentar resolver isso acho melhor conversar com o Veterinário dela e realizar alguns exames de Função renal e hepática.
Ok?
Daniel Lima

Marla Mazioli Braga disse...

Boa noite Daniel!!!

Primeiramente obrigada pela resposta e parabéns por esse blog.

Acabei esquecendo de dizer, a minha cachorrinha retirou o útero tb. Ela foi a tarde no veterinário para tomar mais soro e injeção de plasil e o veterinário deu a ela uma injeção para desintoxicar o fígado.Ela já emagreceu muito, ainda está vomitando e nada para no estômago dela.O veterinário disse q é por causa dos remédios.Ela toma Gardenal pq é epilética e estava tomando os outros 2, após começar a vomitar passou a tomar mais 2 pro estômago.Será q isso pode ter causado alguma lesão no estômago e no fígado dela?

Desde já obrigada!!!!

Unknown disse...

Doutor, estou muito mal.
Adotei uma cadelinha de rua no dia 26/02/10 e ontem ela foi sacrificada, pois o médico diagnosticou tumor de mama avançado e eu não tive consições de pagar o tratamento completo que seria por volta de R$ 2.000,00. Ela estava muito debilitada, anêmica, desidratada, judiada mesmo. Tenho fotos dela e do ferimento. Ontem, quem quase desidratou fui eu, de tanto chorar e hoje a culpa está me consumindo. Será que eu deveria ter a levado para casa e ministrado analgésicos até ela falecer naturalmente? Ela estava comendo tão bem e fazendo xixi e cocô normalmente, mas tremia o tempo todo de dor e estava muito fraca. Hoje penso que deveria ter insistido mais, continuado tratando o ferimento com Rifocina ou outro cicatrizante, antibióticos e muito amor. Me sinto muito mal e vou carregar isso pro resto da vida, pois sempre disse q eu seria a última pessoa do mundo a assinar um termo de responsabilidade da eutanásia. Me ajude, doutor. Veja as fotos da pequena. Eu lhe envio.
Abraços, Simone.

Daniel Lima disse...

Oi Marla, pode ser, o Gardenal a longo prazo já lesa o fígado, mas infelizmente não tem como fugir disso. Continue tratando, que se for isso ela irá melhorar. Vamos nos falando.
Abs e obrigado,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Simone, pode enviar as fotos para o meu email que eu vejo, mas fica tranquila, pois acho que vc tomou a decisão correta - se ela estava tão ruim assim, o tratamento correto poderia não dar certo e ficar em casa sofrendo eu não concordo, pois o animal precisa ter qualidade de vida; infelizmente às vezes temos que tomar essas decisões difíceis.
Abs,
Danie Lima

Marla Mazioli Braga disse...

Boa Noite Daniel!!!

Mais uma vez obrigada pela atenção!!!

Hoje de manhã precisei levar minha cachorrinha para internar pois ela estava fraca, ainda vomitava muito e ficava tremendo. Levei ela em uma veterinária amiga da minha irmã que fica em uma cidade próxima a que eu moro, até pq o veterinário dela ñ faz internação. Chegando lá a Drª me falou q o caso dela é gravíssimo e se eu não tivesse levado hoje ela não aguantaria pois ela está com Diabetes e ainda assim passada, estava 118.Ela vai ter que ficar internada até sábado e a partir de agora vai ter q tomar insulina todos os dias. A doutora disse tb q ela está com problema no rins e no fígado. Ela ainda está com ponto devido a cirurgia e o doutor ia tirar amanhã porém a Drª disse q se tirasse a barriga da cachorra iria abrir, devido a diabetes e ela disse q ela jamais poderia ter sido operada nessa situação mas o médico parece q ñ se importou, fizemos todos os exames dela, inclusive 2 ultrassons, hemograma, eoutros. Estou muito revoltada com esse médico, ele passou remédio para o estômago e para o fígado e ñ deve nem ter olhado o exame dela para ver que ela está com diabetes.Estou com medo do que pode acontecer e gostaria da sua opinião!!!

Att
Marla Mazioli Braga

Daniel Lima disse...

Boa noite Marla, infelizmente quando juntam várias patologias de uma só vez, o quadro dela complica bastante, pois alguns tratamentos ajudam uma coisa e pioram outra, é um pouco complicado, mas fica tranquila, o importante é fazer todas as medicações necessárias para tentar deixá-la bem; deixe ela internada o quanto for necessário.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Marla Mazioli Braga disse...

Ei Daniel!!!

Mas uma vez obrigada pois sua opinião está sendo muito importante para mim!!!

Hoje de manhã a Drª me ligou quase ñ me dando esperanças nenhuma pois a glicose dela ñ abaixava por nada. Ela me disse tb q os rins dela praticamente ñ funcionam mais pois ela já vinha com problema e os veterinários ñ viam. A tarde ela me ligou denovo me falando q com muito custo ela conseguiu baixar a glicose mas os rins ainda ñ aviam reagido e a creatinina dela estava 6 e que se ela ñ fizesse xixi até amanhã a única solução para ela será a hemodiálise mas eu acho q ela vai sofrer muito. O que eu faço? Estou desesperada!!!!

Marla Mazioli Braga disse...

Oi Daniel!!!

Infelizmente a minha cachorrinha ñ teve jeito, a veterinária me ligou hoje de manhã falando que ela passou muito mal a noite e que o quadro dela era irreversível e ela estava sofrendo muito e sofreu muito durante a noite tb e para ñ prolongar o sofrimento dela nós decidimos q a melhor solução era a Eutanásia pois ela ñ merecia ficar sofrendo. Está doendo muito e sei que vai ser muito difícil pra mim e principalmente pra minha mãe q era muito apegada com ela pq lá em casa ela era tratada como se fosse uma criança e era tudo pra nós.

Mais uma vez muito obrigada por tudo e parabéns pelo seu blog!!! Que Deus te abençõe hoje e sempre!!!

Daniel Lima disse...

Oi Marla, eu sinto muito; fique bem e guarde as lembranças boas.
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Daniel
Os cios da minha labradora, que é muito saudável, estão com maior frequencia ( 4 em 4 meses) e o sangramento com maior duração (uns 20 a 25 dias)e intensidade. Isso traz muitas inconveniências pois moramos em apartamento. É possível castrá-la, apesar da idade, para que ela mesma fique mais a vontade pela casa?
Obrigada!
Abraço
Solange

Daniel Lima disse...

Oi Solange, é possível castrá-la sim, porém recomendo exames pré-operatórios para uma anestesia mais segura. Quantos anos ela tem?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Muito obrigada mesmo pela pronta resposta, Daniel. A minha labradora já está até passando da meia idade: acabou de fazer 10 anos...mas com um corpinho e uma saúde de 5! (apesar de -ou por causa de-ter tido uma ninhada de 11 filhotes). ! Dizem que seria uma "perda de tempo" castrá-la agora; afinal, por que agora se essa intervenção, por causa da idade, não traria benefício para sua saúde (como evitar câncer)e só seria feita, de fato, por causa da inconveniência do cio e sangramento mais frequentes e prolongados. Qual a sua opinião?
Agradeço novamente a atenção.
Solange

Daniel Lima disse...

Oi Solange, eu recomendo castrar, pois além de acabar com o cio vai impedir que apareça uma piometra, que é uma infecção de útero muito comum em cadelas idosas - converse com o seu Veterinário. Mas volto a falar, faça exames pré-operatórios e busque uma anestesia segura.
Vamos nos falando,
Daniel Lima

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário tão útil. Você me ajudou a decidir levar a Mel ao vet. e fazer os exames pré-operatórios para a castração. Será mesmo melhor para ela e para todos nós. Depois mando notícias. Valeu!
Abraço
solange

Daniel Lima disse...

Que bom Solange, boa sorte!
Daniel Lima

Anônimo disse...

OLA DANIEL MEU NOME É MARCOS GARCIA TENHO UMA CADELA DE 11 ANOS CASTRADA C/ 6 ANOS E DIAGNOSTICO DE CANCER DE MAMA FOI OPERADA EM FEVEREIRO DESTE ANO PARA RETIRADA DE UMA MAMA APOS 30 DIAS FOI NECESSARIO NOVA CIRURGIA P/ RETIRADA DE TODA CADEIA MAMARIA, HOJE ENCONTRA-SE C/ A REGIÃO C/ LIQUIDO UM POUCO DE INCHAÇO E NO FINAL DO CORTE UM POUCO DE SECREÇÃO ESTA SENDO TRATADA C/ INFLAMENE 6 GOTAS UMA VEZ AO DIA E O MEDICAMENTO FITOTERAPICO QUE VEM SENDO TESTADOS EM HUMANOS C/ CANCER METASTASE PELO HS ISRAELITA ALBERT H. EM SP. E VEM TENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS INCLUSIVE DE CURA CHAMADO DE AVELÓZ (OUTROS SINONIMOS) VENHO DANDO A ELA 1 GOTA EM 200ML DE ÁGUA DE 3 A 4 x DIA E PONDO NA REGIÃO DA CICATRIZ / E GELO 2 x AO DIA; GOSTARIA MAIS DE INFORAMAÇÃO SE JÁ HOVIU FALAR DESTA PLANTA AVELÓZ SE NÃO VEJA OS COMENTÁRIOS NA WEB INCLUSIVE NESTE HS. ISRAELITA. PERGUNTADA A MÉDICA VET. SOBRE AVELÓZ AUTORIZOU APÓS TER VISTO NA WEB AS INFORMAÇÕES. UM ABRAÇO ASSIM QUE PUDER ENVIE SUA OPINIÃO P/ QUE EU POSSA AJUDAR ELA. UM ABRAÇO.

Carine Bomfim disse...

Oi Dr. Daniel

Tenho uma cadelinha poodle de 7 anos chamada Kiara. Há mais ou menos 1 ano, levei ela na veterinária que a acompanha desde pequena porque notei um caroço do tamanho de um gão de arroz em sua cadeia mamária esquerda. Ela solicitou exame de sangue e disse que não era nada. Há mais ou menos 3 meses percebi que esse nódulo aumentou consideravelmente, passando a se proliferar para outras mamas, alguns sob a mama outros na cadeia entre uma mama e outra dos dois lados. Levei então kiara em outro veterinário que solicitou exame de sangue para a cirurgia (kit pré cirúrgico)para retirada dos nódulos e do útero. Ele questionou o peso dela, desconfiando de um possível hipotireoidismo principalmente quando analisou o rabo e solicitou exames hormonais. Mas não foi falado sobre US de abdome nem RX tórax. É necessário fazer no pré operatório? Ela é muito saudável, calma e não demonstra dor à palpação dos nódulos. O maior agora tem o tamanho de uma ervilha. Será que tem risco de metástase se a cirurgia for feita no final do mês? Tô com muito medo de perder minha "filhinha".

Obrigada e parabéns pelo que és, Dr Daniel!

Carine Bomfim disse...

Olá Dr Daniel, levei Kiara (7 anos) no veterinário hoje, ela está com vários nódulos nas mamas, em ambos so lados, e o maior do tamanho de uma ervilha. Ela solicitou o RX de tórax e o eletrocardiograma para a cirurgia. No RX apareceu uma imagem ovalada, levemente radiopaca, que mede cerca de 1,3 cm de diâmetro parcialmete superposta a silhueta cardíaca à altura do 6° espaço intercostal. Está interrogado artefato ou neoplasia, sendo sugerido reavaliação sonográfica em 20 dias. Estou desesperada! Nesse caso, se for tumor ainda opera? Estou aguardando ainda o resultado do Eletro. Obrigada,

Carine

Daniel Lima disse...

Boa noite, eu desconheço essa planta, nunca ouvi falar dos seus resultados, mas vou procurar me informar e lhe passo a minha opnião.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Carine, aguarde o raio-x controle - se for metástase, realmente a decisão é difícil de tomar, pois a anestesia é mais preocupante e a retirada das mamas não vai resolver o problema, mas não pense nisso agora, pense positivo e aguarde. Vamos nos falando.
Abs,
Daniel Lima

Francisco disse...

Boa-tarde, dr Daniel.
Temos uma cadelinha de mais de 15 anos, a Kika, srd com bastante apetite (come no mínimo três vezes por dia), que desenvolveu uma ferida terrivelmente fétida e do tamanho de uma manga, na mama. Dizem que é câncer, mas a pessoa que mais cuida dela (e a alimenta demais para "aproveitar" melhor a velhice) não quer levá-la de jeito algum ao veterinário e muito menos ao homeopata, já que perdemos um cachorro (também velhinho) depois de uma consulta. Às vezes ela treme bastante, principalmente de manhã. Será que sente dor, embora não aparente? Por favor, o que pode ser feito para que a Kika sofra o menos possível e quais os cuidados, inclusive para amenizar o cheiro da ferida que parece incomodá-la também?
obrigado,
Francisco

Daniel Lima disse...

Sr. Francisco, infelizmente não tem outro jeito, o correto é levá-la a um veterinário de confiança e decidir o melhor para ela. Eu recomendo a cirurgia para retirar o tumor, mas devemos estar cientes dos riscos anestésicos em uma cadela idosa.
Daniel Lima

Francisco disse...

obrigado pela rápida resposta, doutor. só queria saber mais umas coisinhas.
infelizmente por ser idosa, não vão deixar operar. será que ela sente dor, embora não pareça? tem como descobrir? o apetite continua bom, mas não brinca como antes e anda bem pouco. é bom passar bicarbonato na ferida? o senhor defende a homeopatia veterinária?
mais uma vez, obrigado. e parabéns por sua dedicação a esses seres sensacionais.

Daniel Lima disse...

Oi Sr. Francisco, normalmente não causa dor, apenas incomodo, o que pode causar lambedura em excesso.
Eu não tenho nada contra homeopatia, apenas não pratico - sou alopata.
Recomendo manter a ferida sempre limpa e usar algum antisséptico como iodo povidine, por ex., mas deve estar ciente que não vai curar nada, apenas tentar controlar.
Daniel Lima

ana disse...

Dr. Daniel, minha cadela chama-se Lizbella, tem 13 anos e 3 meses e está com cãncer de mama , apresentando inclusive metástase pulmonar.O estado geral dela é ótimo.
A vet. colocou-me 2 opções: deixar como está ou fazer a cirurgia para retirada da mama e lobectomia pulmonar, seguidas provalvemente de quimioterapia. Emocionalmente não consigo raciocinar para tomar esta deisão. Por favor , ajude-me neste momento difícil. Fique com Deus.

Daniel Lima disse...

Oi Ana, realmente é uma situação difícil; eu não tenho bons resultados com cirurgia pulmonar em cães e com quimioterapia para câncer de mama em cadelas, portanto recomendaria fazer apenas a retirada das mamas + castração e utilizar medicações para tentar controlar o crescimento do tumor pulmonar e dar qualidade de vida para ela, mas isso é uma opinião minha em cima da minha rotina clínica e cirúrgica no decorrer desses anos - busque outras opiniões antes de tomar uma decisão, é importante.
Daniel Lima

Claudia disse...

Dr. Daniel,Boa tarde! Estou ainda meia anestesiada com a noticia que tive agora a pouco. Peguei uma cachorrinha da rua faz 5 anos e nunca deixei ela cruzar devido a difuldade p/ arrumar donos p/ os filhotinhos, percebi o mês passado um aumento de um caroço na mama, levei ela p/ castrar e a veterinaria retirou a cadeia mamária de um lado e hoje ela me ligou p/ dar a noticia da biopsia do tumor e disse que é maligno, mas que nao me preocupasse, pois não é carcinoma, porém terá que começar sessões de quimioterapia 1 vez por semana serão 6 e medicamentos...Nossa estou passada com a noticia. Dr. preciso de uma luz...Ela vai sofrer? Tem chances de cura? Só vou a semana que vem na veterinaria p/ retirada dos pontos...e não tenho coragem de ligar p/ fazer novas perguntas...To aflita, me ajude. Obrigada!!Claudia

Daniel Lima disse...

Oi Claudia, sem querer te desanimar mais, mas eu não tenho bons resultados com quimioterapia para câncer de mama em cadelas. Na minha opinião o mais importante é a retirada da cadeia inteira e castração, acompanhadas de exames de rotina procurando metástases.
Mas cada médico tem uma opinião e uma experiência, portanto recomendo dar continuidade nos procedimentos recomendados pela sua médica - converse mais com ela sobre prós e contras. Ok?
Daniel Lima

Claudia Regina disse...

Dr. Daniel, Boa Tarde!!!Obrigada pela orientaçao. Agora mais calma...conversei tbém com outras pessoas, vou tentar passar ela em outra veterinaria, porque preciso que avaliem a Princesa e veja os exames p/ realmente concluir a necessidade da quimioterapia, que por sua vez já estou desistindo de fazer uma vez que ela esta otima, brincando, comendo tendo uma vida normal apesar dos pesares. Dr. ela retirou toda a cadeia mamaria do lado esquerdo e a Veterinaria quer retirar tbem do lado direito, quanto meses o Dr. acha que é preciso p/ fazer outra cirurgia, porque o corte é enorme e ela já esta traumatizada de tanto fazer curativos. Ela vai retirar os pontos dia 12.04. E vou aproveitar p/ pegar o laudo e tirar as duvidas sobre a quimioterapia. Muita obrigada!!!!

Daniel Lima disse...

Que bom Claudia; recomendo outra cirurgia com no mínimo 30 dias da primeira.
Boa sorte.
Daniel Lima

Bubi disse...

Olá Daniel, muito bom o seu blog parabéns.

Minha cachorrinha, fez cirurgia dia 06/04/2010, para retirada do tumor.

Ontem dois pontos dela abriram e a médica refez os pontos.
Porém hoje novamente abriram os mesmos pontos e alguns outros estão abrindo também, estou preocupada que abra tudo, até segunda feira, já que é somente o dia que ela pode nos atender.

O que faço nesse caso? Estou colocando o iodo e o backtrovet prata que a médica mandou anteriormente, e tbm estou limpando com soro fisiologico, mas estou preocupada se posso continuar colocando o bactrovet prata onde está totalmente aberto, e se há algum problema de ficar aberto esses pontos?

PS: Os pontos abriram sozinhos.

Obrigada desde já

Bruna (Bubi)

Unknown disse...

Olá Daniel!!!
Tenho uma poodle de 6 anos e há 15 dias percebi um nódulo em uma das mamas (a mais baixa, do lado esquerdo). O nódulo parecia 3 pedrinhas de sal grosso grudadas. Levei ela na veterinária, que indicou cirurgia. Foram feitas a remoção cirúrgica com margem de segurança e a remoção da cadeia linfática mais próxima há 11 dias. A biópsia ainda não ficou pronta. Os problemas -
1) depois da cirurgia, começou a formar um aumento de volume na região (um líquido meio laranjadinho), que a veterinária está precisando drenar com uma seringa (já drenou 2 vezes, uns 130mL no total). Acho que é seroma. Ontem ela drenou e hoje já formou um pouco novamente. É normal? O que fazer para diminuir?
2) ontem à noite, percebi um 2o nódulo, bem pequeno, em outra mama (a mais superior e do lado direito, e o nódulo tem 1/3 do tamanho do outro). Não sei o que fazer. Isso é metástase já? É indicado operar de novo em tão pouco tempo?
Ela está medicada com Amoxicilina + Clavulanato. Ontem a vet indicou Decadron para não formar esse líquido, mas achei que não faria mais efeito agora, só causaria imunossupressão, então, não dei... Está certo? O que acha? Muito obrigada! Fico no aguardo!

Daniel Lima disse...

Oi Bruna, infelizmente isso é comum em cirurgia de mama, pois fica um 'espaço morto' onde se acumulam líquidos; muitas vezes deixamos aberto e as lesões cicatrizam por segunda intenção.
Não deixe de fazer os curativos, não tem problema.
E amanhã logo celo leve-a na Veterinário que operou.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Paula, concordo com as condutas da Veterinária. Esse acúmulo de seroma é muito comum em cirurgias de mama; qto às metástases, elas aparecem em outros órgãos e não no mesmo, portanto são nódulos que provavelmente já iriam aparecer e infelizmente devem ser retirados.
Ok?
Abs,
Daniel Lima

Unknown disse...

Olá Daniel! Obrigada pela resposta tão rápida!
Então, você acha que eu dou o corticóide para ajudar a não formar seroma?
E devemos fazer a remoção deste 2o nódulo com urgêcia, independente do resultado da biópsia? Preciso esperar um tempo, para ela se recuperar desta 1a cirurgia?
Muito obrigada!!! Abs.

enir disse...

oi daniel tudo bem? peguei uma cadela que estava abandonada na rua , e ela foi castrada , ja cicatrizou so que nasceu uma bola na cicatriz acho que é de agua tem menos de um mes que foi operada , estou passando DMGEL devo retornar ao veterinário , ela esta muito bem , esperta e come bastante , fico muito grata

Daniel Lima disse...

Oi Paula, eu normalmente recomendo outra cirurgia após 30 dias da primeira; deve retirar esses outros nódulos sim.
Quanto ao corticóide, siga a sua médica, pois eu não posso opinar sem vê-la.
OK?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Boa tarde Enir, leve-a ao Veterinário que operou sim, acho melhor, pois você ficará mais tranquila.
Daniel Lima

Bubi disse...

Ola Dr..Muito obrigada por responder tão rapidamente.

Levei ela a outro veterinario nesse domingo, e vamos continuar o tratamento por ele.

Realmente como vc disse, tera que ser por segunda instancia, ele disse que ela irá sofrer um pouco, mas que não tem jeito, porque a DRa, que fez a cirurgia costurou no tecido cancerigeno. Então realmente irá soltar. Enfim é só esperar mesmo como ele disse né, 5 a 6 semanas pra fechar, ele passou uma pomada pra cicatrização, pra fechar os tecidos, e ter muita pacienca.

Muita obrigada novamente..

Beijo
Bruna

Claudia Regina disse...

Boa Tarde!!! Dr. Daniel a minha Princesa tirou os pontos no sábado e estou com o Laudo do tumor e da Veterinária, será que o Dr. teria algum e-mail que eu possa enviar p/ o Dr.dar uma olhadinha no caso dela? Falei com a Dra e optei por não fazer a quimioterapia só vou mesmo retirar a outra cadeia mamaria. Uma coisa que achei estranho que mesmo ela tendo castrado ela no sábado continuou com gravidez psicologica escondendo os bichinhos dela e estava com as mamas cheia de leite...Isso é normal mesmo depois da cirurgia? Obrigada.

Daniel Lima disse...

Que bom Bruna!
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Claudia, pode ocorrer sim, pois sempre restam hormônios circulantes por um período.
dlimavet@uol.com.br

Daniel Lima

Claudia & Familia disse...

Dr. Daniel, quero agradecer pela atenção e por ter respondido meu e-mail tão rápido. No mundo que vivemos hoje é muito bom ainda encontrar profissionais competentes e que realmente gosta do que faz. Que o Dr. continue sendo essa pessoa solidária que com certeza terá o retorno em sua vida profissional e pessoal apenas de coisas boas...Volto entrar em contato qdo tiver novidades. Abraços!!!!

Anônimo disse...

Olá Daniel! Ainda bem que podemos contar com você.
Minha cachorra é uma teckel de 11 anos. Ela já foi operada 2 vezes por causa de caroços nas mamas e novamente está com caroços, na verdade está cheia deles. O veterinário fez exame de sangue e os resultados deram todos alterados.Foi feito então um ultrassom, onde se constatou que o fígado estava OK, mas a vesícula estava com a parede muito espessa. Ele preferiu fazer um tratamento de 15 dias para ver se o resultado do exame de sangue melhoria e no fim, estava pior. Ele quer operá-la mesmo assim, será que devo?
Além da idade, o que preocupa muito é a obesidade dela. Estou aflita, será que não são necessários outros exames? Será que não é melhor deixar como está?
Ela come bem até demais...não parece sentir dores. O que eu faço?
Ela tem lambido o chão constantemente também, será que tem alguma relação com os tumores?
Obrigada,
Marina

Cássia disse...

Olá, Daniel.
Achei seu blog por coincidência numa busca sobre câncer de mama pela internet.
Minha cadela de 11 anos parece estar com câncer de mama. Sua mama está bem dilatada, e agora, apresenta umas aberturas, a ponto de conseguirmos ver por dentro. Não sei se ela sente dorm, mas anda bastante desanimada... A levarei no veterinário amanhã, mas gostaria de saber: Quais são as chances reais dela sobreviver? quais os procedimentos ele deve fazer?
Desde já agradeço e aguardo resposta.

Daniel Lima disse...

Obrigado Claudia.

Daniel Lima disse...

Oi Marina, recomendo aguardar pelo menos mais 30 dias de tratamento e fazer um check up completo; tente emagrecê-la também, pois é importante para anestesia e cirurgia.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Cássia, td bem?
Não sei o que o seu veterinário disse, mas me parece tumor de mama ulcerado e infeccionado. A recomendação é retirar cirurgicamente a cadeia mamária inteira e fazer exame histopatológico para depois pensarmos na sobrevida dela.
Ok?
Daniel Lima

Simone Marcondes disse...

iel. Gostaria de uma informação...Minha gatinha de 6 meses foi castrada há uma semana. No local do corte, junto ao ponto, existe um caroço na parte interna...isto é normal? Vou levá-la ao vet daqui a uns 3 dias para retirar os pontos mas gostaria de saber antes pra ficar mais sossegada. Agradeço a atenção.

Daniel Lima disse...

Em relação à gatinha de 6 meses, não posso afirmar nada sem examiná-la; aguarde a retirada dos pontos que o veterinário que fez a cirurgia lhe dirá o que pode ser, pois podem ser muitas coisas.
Ok?
Daniel Lima

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho uma cadela AKITA de 08 anos. Ela já cruzou mas nunca teve ninhada. Nunca procurei saber o motivo certo através de exames, mas o veterinário me disse que provavelmente ela não seja fértil. Ela fica longos períodos sem cio. Até achei q pela idade não iria mais sangrar. No entanto ela está sangrando (moderado) há mais de quinze dias e estou ficando preocupada. Poderia me ajudar? Obrigada.
Gisleine

Unknown disse...

Oi Daniel,eu tenho uma cadela pincher, NICOLE,de 5 anos,hÁ mais ou menos 1 ano começaram a aparecer uns carosinhos do tamanho de um grão de milho de pipoca,a levei ao veterinário,que diagnosticou tumores,ele disse que só saberemos se são benígnos ou não após a cirurgia,que será realizada na próxima terça dia 27/04,ela fará a retirada do útero e dos ovários,e a retirada de todas as mamas do lado direito,e em uma segunda cirúrgia todas as mamas do lado esquerdo[porque está faltando 1 mama do lado esquerdo]e como os tumores são da quarta mama p/ baixo ele falou que se ela tivesse todas as mamas desse lado poderia retirar só as duas últimas,está correto?
E ele não deveria fazer alguns exames antes da cirurgia?ele me falou que se houver metastaseno pulmão não sai no raio x.
E se for câncer,qual o procedimento após a cirurgia?
E qual é o melhor analgésico,p/ as dores pós cirurgico?ela pesa 4 kl e 25...muito obrigada desde já...achei esse espaço maravilhoso e muito esclarecedor...que DEUS e SÃO FRANCISCO de ASSIS te abençoe sempre...aguardo sua resposta...

Daniel Lima disse...

Oi Gisleine, provavelmente ela deve ter alguma disfunção hormonal que lhe confere cios irregulares e infertilidade. Recomendo fazer a castração (OSH) acabar com isso e evitar infecções uterinas, que são comuns nesses casos.
Procure um veterinário de confiança e peça a sua opinião tb.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Juliana, os procedimentos estão corretos.
Fica tranquila que vai dar tudo certo.
Se o histopatológico der câncer, podemos ficar traquilo pois retiramos tudo e com margem de segurança, depois é só fazer exames de rotina para averiguar possíveis metástases.
Eu recomendo exames pré-operatórios para preparar uma anestesia segura, mas cada médico age de uma forma perante a sua experiência. Ok?
Quanto aos analgésicos, não posso lhe prescrever nada sem examinar o animal e sem ter feito a cirurgia; o seu veterinário lhe prescreverá o melhor.
Abs,
Daniel Lima

Cássia disse...

Olá, Dr. Daniel.
Vim aqui só p. comunicar que minha cadelinha fez a cirurgia de retirada da mama infeccionada e do útero. Aparentemente está muito bem, animada e até querendo correr! Rs. Está em dieta durante 3dias e tomando a medicação. Na revisão ele dirá o resultado dos exames feitos na mama retirada. De qualquer forma, obrigada pela atenção. :D

Anônimo disse...

Olá Doutor Daniel
Estou com o coração na mão pois á 2 meses percebi um carocinho na mama de minha cadelinha levei ao vet e ela recomendou observar poercebi qie estava crescendo retornei a uma clinica e fiz varios exames raio x ,coleta de material, eco e sangue o resultado foi carcinoma anaplasico inflamatório a vet sugeriu fazer cirurgia para retirada e logo quimio mas morro de medo pois é uma basset hound gordinha muito saudável pois não tem sintoma algum , tem muita energia e ótimo apetite gostaria de uma opinião sua pois como eata no começo a vet disse ter boas chances de levar uma vida saudavel dentro destas limitações.
Abraços
Lisiana

Unknown disse...

Cristiéle Oi Daniel,eu tenho uma cachorrinha vira lata com 7 anos q tem cancer de mama ja fez cirurgia no inicio de 2009 fico boa por 5 meses e voltou a ter tumores q estao do tamanho de uma manga.Isso tudo por nao ter um tratamento adequado, agora levei em um outro veterinario e ele vai opera-la. Tenho medo q ela tenha metastase pulmonar e se ela tiver,será q consegui resistir a cirurgia?T muito preocupada, mas apesar dos tumores ela está bem e se alimenta direitinho e leva uma vida normal.Tenho esperanças de consegui cura-lá por mais um tempo...

Daniel Lima disse...

Que bom Cássia, boa sorte!

Daniel Lima disse...

Oi Lisiana, eu recomendo a cirurgia de retirada da cadeia mamária + castração (OSH); qto à quimioterapia, não tenho bons resultados para câncer de mama em cadelas, mas isso depende da experiência clínica de cada médico. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Cristiéle, faça exames pré-operatórios por causa da sua preocupação, mas a cirurgia tem que ser feita; exames de rotina depois tb são bem vindos. Ok?
Daniel Lima

Viní disse...

Daniel,a cachorra da minha mae tem 7 meses e eu estou pensando em opera-la daqui a alguns meses , ela pode operar depois qeu ela tiver 1 ano de idade?
A minha outra cachorra teve isso tambem, e eu levei pra operar e ficou tudo bem

Daniel Lima disse...

Oi Vini, pode sim, mas o melhor para prevenção de câncer de mama seria operar antes do primeiro cio.
Daniel Lima

Vini disse...

Com quantos meses um cadela entra no primeiro cio?
É que eu só vou ter dinheiro daqui a uns 2 ou 3 meses, ai eu vo levar ela pra operar

Daniel Lima disse...

A cadela tem o primeiro cio normalmente entre 6 e 9 meses; cães de raças pequenas entram em cio mais cedo que os de raças grandes.
Daniel Lima

Vini disse...

Ah, a raça dela é Basset

Vini disse...

Ela esta com 7 meses e infelizmente quando ela operar ela ja deve ter o primeiro cio, mas mesmo assim eu posso leva-la pra operar sem problemas?

Vini disse...

Daniel,ta dificil convencer a minha mãe de operar sua cadela,ela acha que nao vai dar nenhum problema,o que a gente pode fazer para que isso nao aconteça?
Ela conhece algumas cadelas que viveram bastante tempo e nunca tiveram problemas alguns

lisiana disse...

Boa Tarde Doutor Daniel!
Primeiro quero agradecer por ter respondido a minha pergunta w junto desta venho lhe pedir mais uma opinião como já relatei sobre minha cadelinha com carcinoma anaplasico inflamatorio falei com o médico e ele disse que analizando aos exames viu que ela está com metastase nas mamas primeiras mamas (as maiores)além de de ter os carrocinhos em outra mama,gostaria de saber se tem chance de cura e se vale apena opera-la e se posso castrala no mesmo dia da cirurgia e se corre muito risco.
Lisiana Godfried

Daniel Lima disse...

Pode sim Vini, não tem problema, mas entenda uma coisa, não é obrigatório castrar a cadela, apenas recomendamos antes do primeiro cio para aqueles clientes que já tem a intenção desde o começo.
O câncer de mama é bem comum em cadelas idosas, mas existe uma grande parte que morre bem velha sem apresentar essa doença.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Lisiana, eu acho que vale a pena operar sim; e a castração tb pode ser feita no mesmo dia.
Daniel Lima

Vini disse...

Mas como eu faço pra saber se uma cadela vai ter alguma doença quando ela for idosa, é possivel?

Ste disse...

Olá Daniel!!
Meus parabéns pelo blog, muito bom. Assim, fazia tempo que a minha cadela vinha com indicios de que havia algo errado, mas só bem depois que resolvemos chamar uma veterinaria, ela diagnosticou o tumor da mama, em uma mama já está enorme e começou a abrir e ocorrer sangramento algumas vezes, dois novos nodulos estão se formando, ela está por volta dos 7 anos de idade,minha mãe pensa em não fazer a ciurgia, acha que pode não resolver e quer ir dando remedios, cuidando ela mesma da nossa cachorra como ela sempre fez dos nossos antigos cachorros, a veterinaria mesmo disse que ela poder viver tempo ainda ou não, estou muito triste, é horriel ver ela deitada abatida num canto.

Adriana disse...

Ola Daniel, tenho uma poodle de 9 anos e ela tem alguns tumores na mamas, uma do tamanho de um grao de feijão e outras menores. A veterinaria disse q é melhor eu nao mexer e nem apertar no local, ela disse tmb q se fizer uma cirurgia para retirada pode cair na corrent sanguinia e ficar pior. Qual a sua sugestao?

Daniel Lima disse...

Oi Vini, não é possível.

Daniel Lima disse...

Oi Ste, boa noite, o correto seria fazer a cirurgia, pois exitem chances de ser benigno e não voltar mais; não existem medicamentos para controlar da forma que está, infelizmente; e o sofrimento daqui a pouco pode ser grande.
Boa sorte e obrigado.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Drica, cada médico tem uma opinião; eu recomendo sempre fazer a retirada cirúrgica e exame histopatológico, pois se for malígno, pode causar metástases em longo prazo - faço a retirada com uma margem de segurança bem grande para não ocorrer o que a sua veterinária disse.
Daniel Lima

Adriana disse...

Ola Daniel, eu tenho uma poodle de 9 anos, ela tem alguns tumores na mamas, um tem o tamanho de um grao de feijão e outros menores. A veterinaria disse q é melhor nao mexer, pq se for retirar pode cair na corrente sanguinia e ficar pior, o q devo fazer?

Unknown disse...

Oi Daniel, minha cachorra tem 12 anos, e está com uns tumores nas mamas (o maior do tamanho de um feijão), a cirurgia foi marcada para amanhã, porém tenho medo dela não aguentar, é muito forte a anestesia? ela corre muito risco por ter 12 anos? Pode ser metástase? Obrigado.

Unknown disse...

aah ela é uma mistura de pinscher com fox paulistinha.

Daniel Lima disse...

Oi Adriana, eu respondi acima para vc.

Daniel Lima disse...

Oi Amauri, espero que tenha dado tudo certo hoje. Aguardo notícias.
Daniel Lima

larimolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Lima disse...

Oi Larissa, boa noite, o máximo que vc pode fazer é manter o local sempre limpo e tentar usar alguma pomada cicatrizante (converse com a sua veterinária), mas o correto mesmo é fazer a retirada da cadeia mamária com margem de segurança, pois mesmo sendo malígno podemos ter a sorte de ainda não ter espalhado, proporcionando qualidade de vida para ela.
Abs e boa sorte.
Daniel Lima

Vitória disse...

Ola Doutor Daniel!
Tenho uma cadelinha pinscher que tem uns 15 anos de idade e pesa 2kg. Ela esta com alguns nodulos do tamanho de feijao, já a algum tempo e eu nunca quis retirar por medo da cirurgia. Agora ele teve um vazamento uterino de uma secreçao sanguinolenta mais clara que acredito ter pus junto, nao posso precisar. Foi somente 1 dia que ela teve pois levei rapidamente na clinica e foi aplicado nela um injetavel de amoxilina rehidratada e a dra. pediu exames de sangue e ultrasom. O exame de sangue ja esta pronto e deu que ela tem ingfecçao e tb deu alteraçao na ureia. Bem, estou com muito medo mesmo de operar a minha menina pois ela esta com dificuldade de respirar as vezes e emagreceu nesses ultimos dias. Amanha vamos fazer ultrasom para ver mais coisas nela. Me ajuda doutor? Estou apavorada pois ela sempre foi o bebe da casa e meu filho é muito agarrado com ela.

Raquel Machado disse...

Boa tarde Daniel!

Tenho uma cadela doberman de 15 anos que está com uma feridinha na mama. A mama não mudou de tamanho, não há caroços, nem na mama ferida nem nas outras, porém a ferida não seca. Já utilizei unguento pearson (pomada que eu já havia utilizado em um outro machucado nela e cicatrizou super bem), mas não adianta. Parece um rachado na mama, e sora um líquido meio amarelado. O que posso fazer??? Obrigada, e parabéns pelo espaço.

Daniel Lima disse...

Oi Vitoria, não sei como ela está agora, mas essa infecção de útero chama piometra e o correto é fazer cirurgia; como ela já tem uma certa idade, os riscos de anestesia são maiores e às vezes optamos pelo tratamento clínico como tentativa.
Mande notícias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Raquel, me parece uma lesão simples em que você poderia tentar outra pomada cicatrizante, mas o correto é levá-la a um veterinário de confiança, que lhe diagnosticará com mais certeza.
Fica atenta se ela não está lambendo e por isso não cicatriza.
Boa sorte e obrigado.
Daniel Lima

Unknown disse...

Bom dia Dr Daniel! Tenho uma cadela poodle de 14 anos, e apareceram vários tumores, só q nas últimas 3 semanas, o maior deles, q era do tamanho de uma azeitona cresceu demais e está do tamanho de um limão. Ela está super bem, não tem dor, come e dorme bem... Não sabemos o q fazer...

Daniel Lima disse...

Oi Maria Cristina, na verdade ela deve ser consultada por um veterinário de confiança; se realmente forem tumores de mama, devem ser retirados em cadeia e submetidos à análise.
Boa sorte,
Daniel Lima

Unknown disse...

Obrigada Daniel!
Já consultei 4 veterinários, 2 são a favor e 2 acham q, apesar dos exames clínicos dela estarem bem, não aconselharam a cirurgia devido a idade.
Ela tem catarata em grau avançado e está praticamente surda. O olfato e a pouca visão ainda permitem q ela se movimente bem pela casa e jardim. Ela está feliz conosco, dorme e come bem. Temos muito medo de perdê-la na cirurgia.
Está sendo uma decisão muito difícil...

Daniel Lima disse...

Oi Maria Cristina, eu compreendo os dois lados e realmente é uma decisão difícil, mas que só cabe a vcs decidirem.
Pensem bem e boa sorte.
Daniel Lima

Marcos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 429   Recentes› Mais recentes»