segunda-feira, 17 de março de 2008

Tumor de mama em cadela – comum, mas “prevenível”

Os tumores de mama surgem na maioria das cadelas em idade geriátrica e, em geral, são malignos. Hoje em dia, já sabemos, através de trabalhos científicos, que esses tumores dependem dos hormônios sexuais da fêmea para aparecerem no organismo e se proliferarem (são hormôniodependentes).

Esses tumores podem aparecer em qualquer uma das dez mamas existentes na cadela (normalmente só se percebe oito mamas, pois as duas mais craniais – mais próximas da cabeça são atrofiadas). Normalmente, iniciam-se de tamanho semelhante a um grão de arroz, podendo ficar bem maior do que uma manga se o tratamento correto não for instituído. Como na maioria dos casos são malignos, o tumor pode se espalhar (o que é chamado de metástase), principalmente em pulmão, fígado e rins.

No início são indolores e conforme vão crescendo a dor pode aparecer por causa da dilatação da pele e compressão de tecidos anexos, e alguns podem até supurar e ficar drenando uma secreção de odor bem fétido. O diagnóstico do tumor é firmado através do exame clínico, mas só podemos saber se é câncer através de uma biópsia.

O tratamento de eleição é cirúrgico, no qual deve ser feita a retirada da cadeia de mamas que envolve o tumor, e nunca somente a retirada do próprio tumor. E por ter relação hormonal, recomenda-se também a castração (ováriosalpingohisterectomia). Sempre que os tumores são retirados devem ser encaminhados para exame histopatológico, que vai dizer qual o tipo do tumor e sua malignidade ou não.

Prevenção
A prevenção pode ser feita através da castração antes do primeiro cio, o que reduz seu aparecimento, segundo estudos, em aproximadamente 98% dos casos. Evitar anticoncepcionais também é bom (‘injeções para não entrar no cio’), pois predispõe o aparecimento do tumor de mama. E importante: o acasalamento não interfere no aparecimento desses tumores, ou seja, é mito a idéia de que ‘A cadela que não cruzar vai ter câncer de mama’.

O prognóstico (‘resultado pós-tratamento’) é bom desde que o tumor seja benigno ou que não tenham indícios de metástase que, quando acontecem não têm tratamento - apenas oferecer qualidade de vida para o animal, por meio de medicamentos adequados, por exemplo analgésicos.

429 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 429 de 429
Marta Bonfante disse...

Olá, Daniel! Tudo bem? Parabéns pelo artigo, ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Gostaria de uma orientação. Tenho uma cadela de 15 anos com tumor em 2 mamas. Minha familia não quer operar por achar que vai exigir muito dela na recuperação. Já eu tenho medo de que o tumor se espalhe e cause um sofrimento muito maior a ela, pois mesmo em idade avançada, quero que ela tenha qualidade de vida. A cirurgia é mesmo recomendada em casos assim? Abraços e obrigada!

Michelle disse...

Olá Dr. minha gata tem 10 anos está com tumor nas mamas já tirei raio x está tudo limpo, porém tenho muito medo da cirurgia, tanto que tinha marcado e acabei desmarcando. Moro numa cidade pequena e a vet daqui quer tirar apenas o tumor, levei em outra numa cidade vizinha que quer tirar toda a cadeia. Estou angustiada

deborah disse...

oi danil.
minha cadela s chama laila e ja esta com 16 anos, a alguns meses atras observei uma bolinha a mama dela, e levei ao veterinario e ele disse q ja esta ali a algum tempo mas d forma interna, e n aconselho fazer a cirurgia p retirada por causa da idade dela, fiquei muito triste, e agora o tumor ja esta muito grande, quase q do tamanho d uma manga, e eu estou com medo e estoure , ate agora ela n apresento febre ou dor, ela come bem toma bastante agua e adora passear, n sei oq fazer, pensei ate em sacrificar, mas estou com muita do pq ela esta bem! Por favor me responde. agradeço desde ja Deborah...

Daniel Lima disse...

Oi Marta, que bom ter gostado do texto! O correto é fazer a retirada das mamas sim, porém os riscos de anestesia trans e pós operatória são grandes nessa idade. Eu recomendaria conversar com seu veterinário de confiança sobre realizar um exame chamado citologia, para tentar saber qual tumor é. Não tome deicisões precipitadas, ok?
Vamos nos falando e mande notícias dela.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Michelle, tumor de mama em gatas normalmente é maligno, portanto o correto é retirar a cadeia toda.
Mas não tome decisões precipitadas, converse bastante com o veterinário antes, inclusive sobre riscos de anestesia. Ok?
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi Deborah, realmente é uma situação delicada, pois os riscos de anestesia são grandes nessa idade, porém, se o tumor começar a drenar, ela vai sofrer e não vai ter mais qualidade de vida.
Eu correria o risco da cirurgia, mas não posso decidir isso com vc sem estar acompanhando o caso - converse bastante com algum veterinário de confiança ou indicado por alguém antes de tomar alguma decisão. Ok?
Boa sorte.
Daniel Lima

DRICA SANTOS disse...

oi daniel, boa tarde, gostaria de tirar uma enorme dúvida, seria possível cortar a cauda de uma cadela velha??? disso depende o reconhecimento de uma cadela minha que sumiu.

Daniel Lima disse...

Oi Drica, depende do pq do corte da cauda. Pq vcs querem cortar a cauda?
Daniel Lima

Monny disse...

Daniel lima , minha cadela SAPECA DA RAÇA BASSET DE 10 ANOS está com 4 tumores , 3 sendo pequeno parece uma bala, e um do tamanho de uma laranja , esta pindurado em seu abdomem , dia 10/01/2012 vi ela com febre com o tumor maior inchado , estava quieta com cara de dor, cobri ela e fui dormir, no outro dia 11/01/2012 fui ver ela e seu turmor estava estourado, aparecendo uma parte para fora, mas agora ela nao esta com muita dor consigo perceber e nao esta com febre , liguei para um veterinario ele vai vim hoje as 3:30, o que voce acha de fazer a cirurgia ou sacrifica-la ? OBRIGADO.

Anônimo disse...

DANIEL É PQ MINHA CADELINHA SUMIU E VI UMA MUITO, PARECIDA SÓ QUE A CAUDA DELA É CORTADA, NÃO É LOUCURA DE DONA NEUROTICA NÃO, MAS NÃO PUDE ME APROXIMAR PARA CONFIRMAR POR CONTA DA CAUDA, POR ISSO QUE PERGUNTEI, ELA TEM 14 ANOS, E SE QUEM A PEGOU QUISESSE CORTAR A CAUDA PODERIA? SERIA ESSA A CAUSA DE CORTAR A CAUDA.

DRICA SANTOS

Anônimo disse...

oi daniel! eu tenho uma cachorra vira lata , ela tem 14 anos!Ha 4 anos atras ela teve cria , e as mamas ficaram bem flacidas. Meses atras percebi q ela tinha uma carosso na mama ( nao conseguia ver antes porque com a flacidez, era normal ela ter uma mama maior) levei ela ao veterinario mais ela falou q se operasse ela , ela nao aguentaria a anestesia por ser mais de idade! Mas agora ta muito grandeee! e ela tem artroze tambem mais faço o tratamento faz meses ! nao sei oq faço ! ontem de madrugada ela tava chorando , fui la ver oq era ela nao conseguia sair do lugar e tava com falta de ar ! eu fiquei desesperada!
O que voce acha q devo fazer? me falaram q existe uma anestesia q é inalatoria e menos prejudicial! Sera q com a cirurgia ela melhora ?? Ou algum tipo de medicamento? Estou muito preocupada com as dores e principalmente com a falta de ar! ME AJUDAA POR FAVOR! OBRIGADA

Daniel Lima disse...

Com essa idade realmente os riscos anestésicos são maiores, mas por outro lado não podemos deixá-la assim, sofrendo e com dor.
Recomendo antes de tudo procurar o seu veterinário e pedir uma solicitação para fazer um check up de exames, inclusive raio-x e ultrassom. Se já tiver metástases, fica bem mais complicado.
Manda notícias dela.
Daniel Lima

Anônimo disse...

Sabrina de queiroz..
Boa noite DR Daniel!
minha prima tem uma cadela já com 12 anos e ela esta com um tumor na mama bem grande...ela não tem condição de levar em um veterinário
particular,você conhece algum veterinário que faz essa cirurgia a preço popular a cachorra esta sofrendo muito ela passou a cachorra em um veterinário ele passou um remédio e aliviou a dor dela mas já não esta mais fazendo efeito a cachorra é bem saudável grande e forte não queremos mandar sacrificar antes de passar ela em um veterinário que de um diagnóstico certo...muito obrigada des de já

Anônimo disse...

olá Drº Daniel,em primeiro lugar queria me desculpar, pois tô vendo que o assunto aqui é mais sobre tumores de mama em gatos e cachorros, mas quero muito tirar uma dúvida: tenho uma cadelinha podle de 11 anos, ela nunca teve filhotes e também nunca teve doença, será que ela ainda pode ser castrada? Acho um incômodo o sagramento de 6 em 6 meses que levam uns 20 dias em cada cio.

Obs: ela é magrinha e sapeca, nem parece ter 11 anos. Desde ja agradeço. Um abraço

Rita

Anônimo disse...

oi boa tarde meu nome e Diego tnho uma cachorrinha vira- lata que e o meu xodó ela tem um tumor na mama no começo n dava importancia mai agora to bem preocupado ela ta meio velinha e cruzou c um cachorro tenho medo dela ficar buchuda e n resistir pois o tumor ta bem grandinho ela tem o porte pequeno caramba o que eu faço?

Marcio disse...

Olá Dr Daniel,
fiz algumas perguntas ao sr porem não foi postado meu comentário, alguma restrição em algo que eu tenha escrito?
at.

Daniel Lima disse...

Oi, Sabrina, não conheço.
Recomendo vc procurar um hospital escola, como o da USP, por ex.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Rita, pode ser castrada sim, porém necessita de exames pré-anestésicos e uma anestesia de qualidade.
Converse com seu veterinário de confiança.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Diego, o correto é procurar um veterinário e, provavelmente, realizar as duas cirurgias necessárias.
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Marcio, acredito que não, mas não lembro do seu comentário, pois são muitos. Gostaria que colocasse ele novamente para eu responder - vou dar atenção a ele. Ok?
Daniel Lima

Unknown disse...

ola daniel vc não postou nada sobre minha pergunta fico esperando resposta dani

igor chimirri disse...

Com o câncer do tamanho de uma manga,
pode fazer alguma cirurgia ou não na cadela?

Daniel Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Lima disse...

Oi, Dani, infelizmente não consigo dar conta de todas postagens, pois são muitas. Manda novamente que eu prometo responder.
Abs,
Daniel Lima

Daniel Lima disse...

Oi, Buzz filmes, pode e deve, principalmente para dar qualidade de vida para ela. Converse com seu veterinário sobre td isso, inclusive exames pré-operatórios e anestesia inalatória. Ok?
Vamos nos falando.
Daniel Lima

Filipe disse...

O Tumor na mama da cadela com secreção, pode causar algum dano à saúde humana ou de outros animais que convivem com a cadela doente?

Obrigado, e parabéns pelo blog! :D

Daniel Lima disse...

Não, Filipe, nada contagioso, porém cabe lembrar que é uma secreção cheia de bactérias que, indiretamente, aí sim podem desencadear alguma doença.
Daniel Lima

talita disse...

olá, tenho uma cachorra podlle e ela foi detectada com câncer de mama, ela tem 12 anos, é aconselhavel iirar todas as 8 mamas ou somnete a retirada do tumor?

Daniel Lima disse...

Oi, Talita, só o tumor não é correto. Se for mexer o certo é retirar a cadeia de mamas em que está o tumor.
Seu veterinário pode lhe explicar melhor sobre isso.
Daniel Lima

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 429 de 429   Recentes› Mais recentes»