A giárdia, como é conhecida popularmente, é um protozoário entérico causador da doença chamada giardíase ou giardiose. Este protozoário causa uma infecção no intestino delgado dos cães e gatos.
A transmissão normalmente se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados por cistos, que são eliminados nas fezes de outros animais infectados. O animal que lambe o chão da rua ou cheira ou ingere fezes de outros animais também pode se infectar. Os cistos podem ficar na musculatura do animal, sem ele manifestar a doença, por um bom tempo.
Os principais sintomas são diarréia, vômito, cólica, emagrecimento, apatia e perda de apetite.
O diagnóstico é firmado pelo exame de fezes e outros testes laboratoriais, nunca esquecendo do histórico e da clínica do animal.
Existem tratamentos específicos e prevenção.
Existia no mercado uma vacina preventiva contra giardiose, cuja eficácia é muito questionada por médicos e veterinários. Essa vacina foi retirada do mercado faz uns dois anos, aproximadamente, por problemas na importação, segundo o fabricante. Todos os veterinários que recomendavam a vacina ficaram 'perdidos' e com poucas respostas aos seus clientes, sobre a falta do produto.
A higiene é muito importante na prevenção dessa doença. Conversem com seus veterinários de confiança a respeito de outras medidas preventivas. E cabe lembra que ela uma zoonose, podendo ser transmitida para nós, seres humanos, principalmente para crianças e idosos, que normalmente apresentam a imunidade mais baixa.
2 comentários:
Dr. Daniel ,
Minha duvida é fora ao tema .
Tenho uam cachorra q tem cerca de 09 anos , raça maltês e tem o cio seco e toda vez q fica no cio , sai tipo um cisto da vargina dela . O vet. recomendou castrar para evitar isso .
Não é muito arriscar castrar ela nessa idade ?
Claro que com a idade avançada, os riscos de anestesia são maiores, mas não acho errado castrá-la. O importante é realizar exames pré-anestésicos e procurar uma anestesia de qualidade.
Normalmente, vai bem tranquilo. Converse com seu veterinário sobre td isso e apenas faça se sentir-se mais seguro (a).
Daniel Lima
Postar um comentário