Os cães e gatos, bem como os humanos, tendem ao decorrer da vida a acumular cálculo dental (tártaro) nos dentes, devido à formação de placas bacterianas decorrentes do acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes.
A alimentação úmida predispõe o maior acúmulo do cálculo dental. Cães de pequeno porte e gatos são os mais predispostos, pois possuem os dentes mais próximos uns dos outros, ao contrário dos cães de grande porte que possuem um espaço maior entre os dentes.
Os principais sintomas são placas amareladas sobre os dentes, periodontite (gengiva inflamada) e mau hálito. O cálculo dental, por ser composto por inúmeras bactérias, pode causar doença renal e cardíaca principalmente, pois essas bactérias entram na circulação degenerando esses órgãos.
O tratamento consiste na retirada cirúrgica do cálculo dental (com o animal sob anestesia geral) associado com o uso de antibióticos sistêmicos apropriados (este procedimento só pode ser realizado por Médicos Veterinários capacitados, que sabem diagnosticar caso seja necessário fazer a retirada de dentes acometidos ou o tratamento da doença periodontal secundária). E como sempre ‘prevenir é o melhor remédio’, portanto mantenha seu animal apenas com ração seca apropriada, água fresca, e alguns ossos, biscoitos e brinquedos que tenham a função de prevenir o cálculo dental. A escovação correta dos dentes, sempre orientada por um Veterinário, também ajuda muito na diminuição do acúmulo de cálculo dental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário